UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Glossário

Glossário - Esta área encontra-se em fase de atualização.

Vale

Depressão topográfica alongada, aberta, inclinada numa direção em toda sua extensão. Pode ser ocupada ou não por água. São vários os tipos de vales, entre os quais: vale fluvial, vale glacial, vale suspenso, vale de falha.

Variabilidade do ciclo solar

A cada 11 anos, o Sol tem um ciclo de intensidade de calor. Há variação na irradiância, ou seja, quantidade de calor emitido pelo Sol. O ciclo é influenciado pela própria física solar, porque, nesse período, o Sol inverte o seu campo magnético e esse processo altera muito as suas reações nucleares. Essas variações também podem ter implicações climáticas.

Várzea

Planícies cultivadas em vale. Nem sempre são férteis e cultiváveis, especialmente se sofrem alagamentos periódicos ou estão formadas sobre solo arenoso ou pedregoso.

Vasa

Depósito argiloso, de partículas muito finas, de coloração cinza-escuro ou mesmo esverdeada, muito pegajoso, escorregadio e com acentuado odor fétido, devido ao gás sulfúrico que contém. Os bancos de vasa aparecem nas orlas costeiras e na foz dos rios, devido ao efeito de floculação e da gravidade, por ocasião das marés cheias.

Vazadouro

Sítio ou terreno onde se dispõem resíduos sólidos, sem que se adotem medidas de proteção ao meio ambiente.

Vazão

Volume fluido que passa, na unidade de tempo, através de uma superfície (como exemplo, a seção transversal de um curso d´água) (DNAEE, 1976).

Ventos alísios

Ventos regulares que sopram durante todo o ano nas regiões tropicais, vindos do Nordeste no hemisfério boreal e do Sudeste no hemisfério austral.

Vereda

Nome dado no Brasil Central para caracterizar todo espaço brejoso ou encharcado que contém nascentes ou cabeceiras de cursos d´água. Geralmente localiza-se em depressões do solo e é circundada por Campo Limpo. O buriti é espécie típica deste tipo de vegetação.

Vertebrados

Todos os animais com coluna vertebral ou "espinha dorsal" formada por vértebras que protegem a medula espinhal.

Vertente

Planos de declives variados que divergem das cristas ou dos interflúvios, enquadrando o vale. Nas zonas de planície, muitas vezes, as vertentes podem ser abruptas e formarem gargantas (GUERRA, 1978).

Vetor

São seres que veiculam o agente, desde o reservatório até o hospedeiro potencial. Vetores mecânicos agem apenas como transportadores de agentes infecciosos; são insetos que caminham ou voam e que carreiam o agente através de alguma parte do seu corpo (ROUQUAYROL & ALMEIDA FILHO, 1998).

Vinhoto

Líquido residual das destilarias de álcool de cana-de-açúcar, também conhecido como vinhaça, restilo ou caldas de destilaria. O lançamento direto ou indireto do vinhoto nos rios é proibido por lei.

Viveiro

Local construído para nele se proceder a procriação de animais ou o cultivo de plantas. Em zootecnia, os viveiros são utilizados para a criação de peixes, rãs, ostras, além de animais próprios para a obtenção de material utilizado na preparação de vacinas e soros (cobras, aranhas, escorpiões). Na agricultura, destinam-se à obtenção de mudas e cultivo de plantas raras e/ou exóticas.

Voçoroca

Útimo estágio da erosão. Termo regional de origem tupi-guarani, para denominar sulco grande, especialmente os de grandes dimensões e rápida evolução. Seu mecanismo é complexo e inclui normalmente a água subterrânea como agente erosivo, além da ação das águas de escoamento superficial.