UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Glossário

Glossário - Esta área encontra-se em fase de atualização.

Gás carbônico (anidrido carbônico ou dióxido de carbono)

Gás incolor com sabor fracamente ácido e cheiro levemente irritante. Ocorre na atmosfera e forma-se por ocasião do carbono e dos compostos do carbono. é utilizado pelas plantas. Forma-se também nos tecidos pela oxidação do carbono sendo em seguida eliminado pelos pulmões.

Gás de esgoto

É o gás resultante da decomposição da matéria orgânica dos esgotos ou o que é produzido durante a digestão do lodo. Seu principal componente combustível é o metano.

Gás natural

Mistura gasosa, cujo constituinte principal é o metano. O gás natural é uma energia fóssil, muitas vezes associada a depósitos de petróleo. Não é muito tóxico e tem duplo poder calorífico. Sua combustão libera apenas dióxido de carbono e é considerada uma fonte de energia limpa.

Gaseificação

A transformação de sólidos das águas residuárias ou do lixo em gás, por atividade biológica.

Gavinha

Órgão de fixação de certas plantas, com que elas se prendem a suportes.

Geada

É a formação de uma camada de cristais de gelo na superfície abaixo de 0°C. A principal causa da formação da geada é a condensação de massa de ar polar. Dependendo da intensidade e da extensão da geada, o fenômeno pode causar sérios danos à agricultura, queimando e ressecando a folhagem das plantas, especialmente das hortaliças. Existem dois tipos de geadas: branca - mais comum, congela a parte superficial da cultura- e geada negra - congela a parte interna da cultura.

Gêiser

Fonte termal, intermitente, em forma de esguicho, de origem vulcânica, que lança água e vapor a alturas que podem ultrapassar 60 m.

Geleira

Massa de gelo formada nas regiões em que a queda da neve suplanta o degelo passível de deslocamento, a favor das encostas de montanhas ou vales ou sobre áreas continentais extensas. Os dois tipos principais de geleira são: alpino ou de vale e o continental ou inlandsis.

Geoanticlinal

Arqueamento em grande escala por movimentos tectônicos formando uma região de fácil erosão.

Geocronologia

Ramo da geologia que se ocupa da avaliação da idade das rochas e eventos geológicos.

Geodésia

Estudo que tem por fim a medição e representação da superfície terrestre. Arte de medir e dividir terras; agrimensura.

Geodo

Nódulo destacável de uma rocha contendo uma cavidade forrada de cristais ou matéria mineral.

Geofácies

Unidade geoambiental homogênea contida em um geossistema.

Geofísica marinha

Pesquisas sedimentológicas, batimétricas, geomorfológicas e estruturais sobre o relevo marinho desenvolvidos em conjunto pelo Conselho Nacional de Pesquisa da Itália (CNR), pela UERJ e pesquisadores do Laboratório de Geologia Marinha (Lagemar) da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Geófita

Espécie vegetal cujos órgãos de crescimento se acham no interior da terra, onde se encontra o caule principal.

Geologia

Do grego γη- (ge-, "a terra") e λογος (logos, "palavra", "razão"), é a ciência que estuda a Terra, sua composição, estrutura, propriedades físicas, história e os processos que lhe dão forma. é uma das Ciências da Terra.

Geomorfologia

Disciplina da geografia que estuda a formação dos continentes, formas de relevo e seus componentes.

Georreferência

Localização de dados geograficamente por imagens de satélites que poderão gerar, por exemplo, mapas das regiões estudadas na Baía de Guanabara.

Geosfera

Parte sólida do nosso planeta.

Geossistema

Sistema geoecológico delimitável no interior de um domínio morfoclimático, província fitogeográfica ou região natural.

Gestão Ambiental

Condução, direcionamento e orientação das atividades humanas visando ao desenvolvimento sustentável. Para ser efetiva, deve ser inserida no planejamento e administração da produção de bens e serviços em todos os níveis: local, regional, nacional, internacional, na administração pública e na empresarial.

Gleba

Parte de terra.

Gnaisse

Designação dada a um grupo de rochas metamórficas originadas por metamorfismo de catazona, de textura orientada, granular, caracterizada pela presença de feldspato, além de outros minerais como quartzo, mica e anfibólio. Rocha muito comum no embasamento cristalino brasileiro.

Goma

Seiva viscosa e translúcida que ocorre e se extrai de certas árvores.

Gradagem

Gradear o solo a fim de escavá-lo.

Graneleiro

Referente ao transporte a granel, ou seja, em grande quantidade.

Granito

Tipo de rocha magmática intrusiva que tem como elementos constituintes essenciais o quartzo, o feldspato e a mica.

Guano

Depósito orgânico de clima quente, constituído essencialmente de excrementos de aves, como também de ossos e outros restos. Por remobilização, juntamente com calcários subjacentes, formam-se fosfatos cálcicos, constituindo importantes adubos de fósforo.

Guserias

Usinas siderúrgicas produtoras de ferro-gusa.