UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidade > Agende-se

Agende-se

Apresentação do Novo Módulo SARE

dia: 29 de junho
das 08 às 12h
local: Auditório Augusto Ruschi - Av. Professor Frederico Hermann Jr., 345 - Pinheiros - SP

A SMA promove o encontro técnico:

Novo módulo SARE – Projetos com dispensa de inscrição no SiCAR-SP.
O evento será realizado, na Secretaria de Estado do Meio Ambiente – Auditório Augusto Ruschi, situado na Av. Prof. Frederico Hermann Jr., 345 São Paulo (SP), e é aberto ao público.
O novo módulo, lançado no início do mês, era aguardado por profissionais e empresas que desenvolvem ou pretendem desenvolver projetos de restauração ecológica em imóveis urbanos, unidades de conservação ou outros locais que, por não se enquadrarem como imóveis rurais, são dispensados de inscrição no SiCAR-SP.
Os projetos de restauração realizados no estado de São Paulo a partir de 2014 devem ser cadastrados no SARE (conforme Res. SMA 32/2014), e o lançamento do novo módulo dá cobertura para que todos os projetos nas diversas situações possam integrar o sistema. Além disso, a restauração em Unidades de Conservação é estimulada no âmbito do Programa Nascentes.
No evento, será realizada uma apresentação de funcionalidades do novo módulo SARE, havendo espaço para esclarecimentos ao público.

Mais informações: http://www.ambiente.sp.gov.br/2017/06/21/29062017-apresentacao-do-novo-modulo-sare/

5º Workshop Embrapa Florestas - APRE

dias: 05 e 06 de julho
local: Embrapa Florestas - Colombo/PR

Apresentar e discutir as tendências em termos de tecnologias e inovação na produção e gestão das empresas florestais.

Mais informações: https://www.embrapa.br/florestas/busca-de-eventos/5o-worshop-embrapa-apre


uerj_workshop_embrapa_florestas_apre_357.jpg

II Curso de Mobilizadores para Formação de Grupos Natureza em Família

dia 24 de junho
das 9h às 17h
local: Parque Lage - Rio de Janeiro (RJ)

Você tem vontade de passar mais tempo na natureza com as crianças? Já pensou que seria mais legal reunir outras famílias? E que tal aliar essa prática ao movimento de se apropriar das áreas verdes da sua cidade?

Venha saber mais com a gente neste curso que é gratuito: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe11rwQZoXFTgWSw7tQPDTXnrHTxsYa6hiXsdwdj-C0k0iUeg/viewform

The New Forest Complex Systems Conference 2018

Complex Systems 2018

de 14 a 16 de maio de 2018
The New Forest - Reino Unido

Complex Systems 2018 is organised by the Wessex Institute, UK. It is sponsored by the International Journal of Design & Nature and Ecodynamics.

The Complex Systems Conference aims to bring together researchers and practitioners of Complex Systems from a variety of disciplines interested in developing the new approaches for complex issues that cannot be resolved using conventional mathematical or software models.

More informations: http://www.wessex.ac.uk/conferences/2018/complex-systems-2018?utm_source=wit&utm_medium=email&utm_campaign=cs18cfp&utm_content=1749810

Curso para multiplicadores - revisão sistemática e meta-análise

turma II: 05 a 12 de setembro

Auditório da Área de Transferência de Tecnologia, na Embrapa Florestas - Colombo/PR

A análise e síntese de resultados de pesquisa a partir da literatura disponível é um método utilizado para diagnosticar o avanço do conhecimento. Além disso, a avaliação de um tema sob diferentes abordagens permite a complementariedade de informações em várias perspectivas. Com base nessa premissa, o curso apresenta ferramentas e métodos de organização, síntese e análise dos resultados gerados pela pesquisa de dados bibliográficos. A sistematização envolve a definição das informações a serem pesquisadas e identificação e seleção de estudos relevantes, e terá como resultado a criação de um banco de dados. A análise integrada ou meta-análise do banco de dados utiliza metodologias de quantificação e avaliação da heterogeneidade dos dados, que permite combinar resultados de vários estudos primários sobre um mesmo tópico, tendo em conta a precisão de cada estudo. A interpretação dos resultados obtidos poderá ser documentada em forma de revisão sistemática e/ou meta-análise.

Mais informações: https://www.embrapa.br/florestas/busca-de-eventos/dados-bibliograficos

2º OCAS 2017

Oficinas de Ciência, Arte e Sustentabilidade

dias 23 e 24 de junho
Parque Nacional de Itatiaia


uerj_ocas_354.png

Curso Taxonomia Psylloidea

de 05 a 07 de julho
Curitiba - PR

This course presents general aspects of Psylloidea and provides basic information on the taxonomy, systematics, bio-ecology and host plant interactions. We hope to encourage the formation of a study group on Psylloidea in South America.

Mais informações: www.embrapa.br/florestas | florestas.eventos@embrapa.br


uerj_2017_post_curso_psylloidea_352.jpg

6th International Conference on Environmental Chemistry and Engineering

dias 24 e 25 de julho
Roma - Itália


Theme: Unique Pioneering Research on Fundamental and Upcoming Environmental Issues.

6th International Conference on Environmental Chemistry and Engineering, will be organized around the theme “Unique Pioneering Research on Fundamental and Upcoming Environmental Issues”
Environmental Chemistry 2017 is comprised of keynote and speakers sessions on latest cutting edge research designed to offer comprehensive global discussions that address current issues in Environmental Chemistry 2017.

Mais informações: http://environmentalchemistry.conferenceseries.com/call-for-abstracts.php

24th International Conference on Urban Transport and the Environment

de 19 a 21 de setembro de 2018
Sevilha - Espanha

Urban Transport 2018 is organised by the Wessex Institute, UK and the University of Seville, Spain. It is sponsored by WIT Transactions on the Built Environment and the International Journal of Transport Development and Integration.

The aim of this conference is to arrive at optimal socio-economic solutions while reducing the negative environmental impacts of current transportation systems.


Mais informações: http://www.wessex.ac.uk/conferences/2018/urban-transport-2018?utm_source=wit&utm_medium=email&utm_campaign=ut18cfp&utm_content=1749810

Prêmios Prof. Samuel Benchimol e Bc. da Amazônia de Empreendedorismo Consciente 2016

As inscrições encerram no dia 31.08 - www.amazonia.ibict.br

Os Prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente foram instituídos pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e Banco da Amazônia, com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (SEPLANCTI/AM), e do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e têm por objetivos:

* Promover a reflexão e propor ações sobre as perspectivas econômicas, científicas, tecnológicas, ambientais, sociais e de empreendedorismo para o desenvolvimento sustentável da Região Amazônica.
* Fomentar a interação permanente entre os setores governamentais, empresariais, acadêmicos e sociais da Região Amazônica.
* Contribuir para a execução das políticas públicas na Amazônia, por meio do estímulo a projetos de abordagem integrada em regiões que apresentem altas taxas de desmatamento, bem como no entorno de grandes obras estruturantes na Amazônia.
*Intensificar e ampliar as ações para o desenvolvimento alinhando com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS),
*Intensificar e ampliar as ações que concorrem para minimizar e erradicar a extrema pobreza na Amazônia em consonância com o Plano Brasil Sem Miséria e, assim, contribuir para a diminuição das desigualdades.
*Estimular e reconhecer o desenvolvimento de projetos educacionais, com o propósito de promover iniciativas voltadas para o atendimento de áreas e populações pouco assistidas ou desassistidas em suas necessidades de educação de vida (formação) e/ou profissional (capacitação).
*Estimular e reconhecer o desenvolvimento de projetos de informação em ciência e tecnologia focadas no desenvolvimento da Amazônia.
* Identificar, analisar, selecionar e divulgar projetos de interesse empresarial e oportunidades de investimento para potenciais financiadores, públicos e/ou privados.
*Contribuir com indivíduos e instituições cujos projetos e ações contribuam para o empoderamento das populações amazônicas.
*Agraciar pessoas e empresas que se destacam no desenvolvimento sustentável da Região Amazônica.
*Contribuir com soluções inovadoras para os assuntos relativos à água e a cooperação envolvida, bem como para as boas práticas que geram impactos no manejo sustentável da água e para a melhoria da qualidade de vida dos participantes do projeto em aspectos como: acesso a saneamento, saúde, qualidade de vida.

Esta iniciativa recebe o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) por meio do seu Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); do Ministério da Integração Nacional (MI), das Federações de Indústrias da Região Amazônica e Fundações de Amparo a Pesquisa.

O regulamento dos Prêmios, suas categorias, critérios para participação, formulário de inscrição, assim como todas as informações referentes ao concurso se encontram no endereço: www.amazonia.ibict.br

Antes de efetuar sua inscrição, agradecemos ler o regulamento de 2017, tendo em vista que foram feitas alterações com relação ao ano de 2016.


uerj_regulamentopremios2017_351.pdf

9th International Conference on Waste Management and the Environment

de 17 a 19 de setembro de 2018
Sevilha - Espanha

Waste Management 2018 is organised by the Wessex Institute, UK, the Parthenope University of Naples, Italy, the University of Seville and the Raremetal Recovery Institute, Japan. It is sponsored by WIT Transactions on Ecology and the Environment, the International Journal of Sustainable Development and Planning and the International Journal of Environmental Impacts.

This conference provides a forum for the exchange of scientific information and work on the current situation of waste management.

Mais informações: http://www.wessex.ac.uk/conferences/2018/waste-management-2018?utm_source=wit&utm_medium=email&utm_campaign=wm18cfp&utm_content=1749810

3ª Edição Mostra de Arte Científica Brasileira

Prazo de inscrições: até 15 de agosto.

Convidamos estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil.

Imagens fotográficas, imagens de sensores, microscópios, telescópios e instrumentos similares, produzidas por pesquisadores das mais variadas áreas científicas, serão selecionadas com base nos critérios de originalidade, conteúdo de informação, proficiência técnica e impacto visual.

O tema é livre e cada participante poderá inscrever até 5 [cinco] imagens originais.

Essa instigante vitrine científica com obras abertas a todos os níveis de compreensão e apreço tem como principais objetivos:

• Democratizar a ciência e torná-la mais acessível ao grande público;
• Estimular o diálogo entre a comunidade científica e a sociedade;
• Divulgar trabalhos de emergentes e consagrados pesquisadores e seus laboratórios, universidades e centros de pesquisa;
• Promover as relações entre as diferentes áreas do conhecimento, estimulando a interação entre pesquisadores, educadores e estudantes;
• Despertar o interesse dos meios de comunicação em fazer da ciência um de seus temas centrais, bem como os responsáveis pelas políticas públicas relacionadas à pesquisa científica nacional.

Em especial, nesta edição, uma comissão formada por cientistas, jornalistas e artistas elegerá três imagens que serão premiadas com produtos Zeiss.

Acreditamos que a divulgação científica pode contribuir para a reintegração da ciência à cultura, exercendo um papel importante de inclusão ao ampliar o acesso ao conhecimento e revertendo seus benefícios em melhor qualidade de vida para a sociedade.

Para mais informações, regulamento e inscrições: http://www.artbiobrasil.org/regulamentomacb2017

VII Simpósio de Restauração Ecológica: Tecnologia e Avanços

de 06 a 10 de novembro, nas dependências do Instituto de Botânica e no São Paulo Expo.


Temos a satisfação de comunicar a realização do VII Simpósio de Restauração Ecológica, promovido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente através do Instituto de Botânica de São Paulo.

Tendo como tema central “Tecnologia e Avanços”, o objetivo principal deste VII Simpósio é promover uma discussão sobre as principais tendências quanto ao uso de novas ferramentas disponibilizadas para elaboração de projetos de áreas degradadas. Será discutida a evolução das pesquisas científicas que possam estar subsidiando as políticas públicas. Estes “avanços e tecnologias” serão apresentados e discutidos em mesas-redondas, palestras, cursos, estande de apresentações de trabalhos científicos e em atividades relacionadas à disponibilização de serviços e produtos voltados à restauração ecológica.

A expectativa dos organizadores do VII Simpósio de Restauração Ecológica é que supere os eventos anteriores em número de participantes, na amplitude dos debates e, principalmente, nos seus desdobramentos para promover avanços em restauração ecológica e nas políticas públicas para o setor.

Reserve já este período para sua participação e confira em anexo a programação.

Mais informações: http://www.botanica.sp.gov.br


uerj_folder frente e miolo vi rad 2017_350.pdf

XXIII Simpósio de Mirmecologia: An International Ant Meeting

de 23 a 27 de outubro
Curitiba - Paraná

O XXIII Simpósio de Mirmecologia, que será realizado em Curitiba-PR, em outubro de 2017, é parte integrante dos eventos de Mirmecologia realizados ininterruptamente e bianualmente desde 1980. Esses eventos reúnem os especialistas de insetos sociais, especialmente formigas, do Brasil e do exterior, e de um modo geral, os pesquisadores que usam os insetos sociais (principalmente as formigas) como modelos para investigar questões e hipóteses fundamentais em importantes áreas da biologia como a biodiversidade, a bioindicação e a conservação dos biomas terrestres, a ecologia de populações e comunidades, a bioinvasão, o controle de formigas pragas, o comportamento animal, as interações plantas/animais, a taxonomia e a biogeografia.

Mais informações: http://mirmeco2017.wixsite.com/mirmeco2017/inicio

Fundamentals of Sustainability, Air Quality and Climate Change

de 07 a 09 de novembro
New Forest, UK

Presented by Dr Viney P Aneja, North Carolina State University, USA


Mais informações: http://www.wessex.ac.uk/courses/fundamentals-of-sustainability-air-quality-and-climate-change?utm_source=wit&utm_medium=email&utm_campaign=course17air2

Air Pollution 2018

26th International Conference on Modelling, Monitoring and Management of Air Pollution


de 19 a 21 de junho de 2018
Nápoles - Itália

Air Pollution 2018 is organised by the Wessex Institute, UK, the Parthenope University of Naples, Italy and the University of The West of England, UK. It is sponsored by WIT Transactions on Ecology and the Environment and the International Journal of Environmental Impacts.
This important conference brings together contributions from scientists from around the world to present recent work on various aspects of air pollution phenomena.

Para saber mais acesse: http://www.wessex.ac.uk/conferences/2018/air-pollution-2018?utm_source=wit&utm_medium=email&utm_campaign=air18cfp&utm_content=1749810

11th International Conference on Risk Analysis and Hazard Mitigation

de 06 à 08 de junho de 2018
Sevilha - Espanha

Risk Analysis 2018 is organised by the Wessex Institute, UK and the University of Milano-Bicocca, Italy. It is sponsored by WIT Transactions on Engineering Sciences and the International Journal of Safety and Security Engineering.
This conference is concerned with all aspects of risk management and hazard mitigation, associated with both natural and anthropogenic hazards.

Mais informações: http://www.wessex.ac.uk/conferences/2018/risk-analysis-2018

RENORBIO 2017 – Encontro de Biotecnologia do Nordeste

de 08 a 11 de agosto
Praiamar Natal Hotel & Convention - Natal - RN

Neste evento, serão discutidos avanços alcançados em temas estratégicos, relativos à biotecnologia em saúde, agropecuária, recursos naturais, empreendedorismo e indústria. Um dos objetivos do evento é promover um fórum de discussão científica, agregando instituições e pesquisadores da região Nordeste e de outras regiões do Brasil, e criar um ambiente para interação entre os setores produtivos e a academia, visando a busca de soluções para problemas de mercado. Assim, esperando estimular cada vez mais a formação de cientistas com uma base sólida e fundamentada nos conceitos e metodologias da Biotecnologia no país.

Informações podem ser obtidas pelo telefone: (84) 3201-7429 ou pelo e-mail: reborbio@verboeventos.com.br


uerj_renorbio2017_346.jpg

VII Encontro da Rede Braspor

* 05 de junho é a nova data limite para envio de resumos *

de 18 a 21/09
em Sesimbra, Portugal

A Rede BRASPOR é uma rede informal, aberta, de geometria variável, que visa fomentar a cooperação entre investigadores, de várias áreas do saber, que se dedicam ao estudo dos sistemas costeiros.
Aquando da primeira reunião, no Porto, em 2011, foi decidida a realização de encontros anuais, ora em Portugal, ora no Brasil, para propiciar o contato entre os seus membros, apresentação dos resultados das suas pesquisas e estabelecimento de novas ações de colaboração. Assim, depois do Porto (PT), em 2011, Paraty (BR), em 2012, Ponte de Lima (PT), em 2013, Manaus (BR), em 2014, Mértola (PT), em 2015 e Fortaleza (BR), em 2016, o próximo encontro será em Sesimbra (PT) de 18 a 21 de Setembro de 2017.
VII Encontro da Rede BRASPOR têm o apoio da Cátedra UNESCO “O Património Cultural dos Oceanos”, liderada pelo CHAM (Centro de História d’ Aquém e d’ Além-Mar) e que conta com a colaboração do IELT (Instituto de Estudos de Literatura e Tradição.

Mais informações: https://ielt.fcsh.unl.pt/pt/congressos-coloquios-jornadas/2141


uerj_cartaz_2017_braspor_345.jpg

1st International Conference on Urban Growth and the Circular Economy

de 8 a 10 maio de 2018
Alicante - Espanha

Urban Growth 2018 is organised by the Wessex Institute, UK and the University of Alicante, Spain. It is sponsored by WIT Transactions on the Built Environment and the International Journal of Sustainable Development and Planning.
The continuing and rapid growth of the cities and their regions of influence has led to the need to find new solutions which allows for promoting their sustainable development.

Mais informações: http://www.wessex.ac.uk/conferences/2018/urban-growth-2018?utm_source=wit&utm_medium=email&utm_campaign=ug18cfp&utm_content=1749810

8th International Conference on Sustainable Tourism

de 02 a 04 de maio de 2018
Viena, Áustria

Sustainable Tourism 2018 is organised by the Wessex Institute, UK, the University of Natural Resources & Life Sciences, Austria and the Complutense University of Madrid, Spain. It is sponsored by WIT Transactions on Ecology and the Environment and the International Journal of Sustainable Development and Planning.
Sustainable Tourism 2018 aims to find ways to protect the natural and cultural landscape through the development of new solutions which minimise the adverse effects of tourism.

Mais informações: http://www.wessex.ac.uk/conferences/2018/sustainable-tourism-2018?utm_source=wit&utm_medium=email&utm_campaign=st17cfp&utm_content=1749810

2nd Second GCCMarine Biotechnology Conference: Emerging opportunities and futureperspectives

dias 31 de outubro e 01 de novembro.
em Muscat, Oman.

The conference is organized jointly between Sultan Qaboos University and theEuropean Society of Marine Biotechnology. Conference website: https://conferences.squ.edu.om/marbio/ Thethemes include: Biofouling and antifouling, Fisheries and aquaculture, MarineBiodiversity and Sustainability, Marine Genetics and Bioinformatics.

You need to register using this link: https://squsys.squ.edu.om/ConfSys/Conference/ConfRegistration.aspx?cc=17

and submit your abstract for oral presentation https://squsys.squ.edu.om/ConfSys/Presenter/LoginPage.aspx?cc=17&ec=19&etc=100

or poster presentation: https://squsys.squ.edu.om/ConfSys/Presenter/LoginPage.aspx?cc=17&ec=21&etc=101

The deadline for abstract submission is extendedtill 1st of June 2017

The Prigogine Gold Medal 2017 Award Ceremony

dia 20.09 - Sevilha - Espanha

The Prigogine Gold Medal 2017 Award Ceremony will take place at the University of Seville on Wednesday 20th September 2017, on the occasion of the 12th International Conference on Urban Regeneration and Sustainability (The Sustainable City).
The recipient of the 2017 Award will be Professor João Carlos Marques of the University of Coimbra in Portugal.
João Carlos Marques - SPECIAL PRIGOGINE LECTURE on “Coastal systems in transition: The game of possibilities for sustainability under global climate change.” to be delivered by Professor João Carlos Marques at the University of Seville, Spain 20th September 2017

XIII CNEG & IV INOVARSE

dias 28 e 29 de setembro
Na FIRJAN - Rua Graça Aranha, 1 - Centro - RJ

A PARTIR DE FEVEREIRO DE 2017 HAAVERÁ O RECEBIMENTO DE INSCRIÇÕES E SUBMISSÕES DE ARTIGOS.

Desde a primeira edição, o CNEG & o INOVARSE tem se dedicado a apresentar e fomentar o diálogo e a produção científica sobre a sustentabilidade organizacional.
Os eventos promovem a difusão e integração dos conhecimentos por meio de palestras, apresentações de trabalhos científicos, minicursos entre outras atividades.

Mais informações em http://www.inovarse.org/

IODP abre inscrições para duas expedições

Estão abertas, do dia 12 de dezembro até o dia 18 de dezembro, inscrições para duas Expedições IODP: Expedição 372 - Creeping Gas Hydrate Slides and Hikurangi LWD e a Expedição 375 - Hikurangi Subduction Margin Observatory. A Expedição 372 acontecerá entre 26 de novembro de 2017 a 4 de janeiro de 2018 e Expedição 375 está prevista para acontecer 8 de março de 2018 a 5 de maio 2018.

Podem se inscrever pesquisadores em nível de doutorado, pós-doutorado ou pesquisador pleno. O candidato pode se inscrever para mais de uma expedição simultaneamente. Para se candidatar, o interessado deverá realizar inscrição online.

As candidaturas serão avaliadas pelo Comitê Científico do Programa no Brasil e homologadas pelo próprio IODP. Uma vez selecionado, o candidato contará, durante sua permanência no navio JOIDES Resolution, com bolsa de doutorado, pós-doutorado ou pesquisador pleno (candidato com mais de oito anos de título de doutor) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de acordo com o nível de estudos/pesquisa do candidato.

Para mais informações acesse: http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/8188-iodp-abre-inscricoes-para-duas-expedicoes

Congresso ABES - Fenasan 2017

de 02 a 06 de outubro de 2017
São Paulo Expo
Rodovia dos Imigrantes, km 1.5

Envio de resumos até 15/12/16.

Mais informações: www.abesfenasan2017.com.br

7th International conference on Energy and Sustainability

de 20 a 22 de setembro de 2017

Sevilha - Espanha

Energy and Sustainability 2017 is organised by the Wessex Institute, UK, Wessex Institute, UK and the University of Seville, Spain. It is sponsored by WIT Transactions on Ecology and the Environment and the International Journal of Energy Production and Management.

Mais informações em: http://www.wessex.ac.uk/conferences/2017/energy-and-sustainability-2017?utm_source=wit&utm_medium=email&utm_campaign=esus17cfp&utm_content=1749810

ISTA 18

International Symposium on Toxicity Assessment

Limeira, SP
de 16 a 21 de julho de 2017
Faculdade de Tecnologia - Unicamp

Mais informações em www.ft.unicamp.br/ista18 e www.facebook.com/ista18brazil


uerj_banner ista_gaunovo_326.pdf

12th International Conference on Urban Regeneration and Sustainability

Sustainable City 2017

de 18 a 20 de setembro de 2017
Sevilha - Espanha

Para mais informações, acesse: http://www.wessex.ac.uk/conferences/2017/sustainable-city-2017?utm_source=wit&utm_medium=email&utm_campaign=city17cfp&utm_content=1749810

17th International Conference on Urban Transport and the Environment

Urban Transport 2017

de 05 a 07 de setembro
Roma - Itália

Urban Transport 2017 is organised by the Wessex Institute, UK and the University of Rome ‘La Sapienza’, Italy. It is sponsored by WIT Transactions on Ecology and the Environment and the International Journal of Transport Development and Integration.

Saiba mais em http://www.wessex.ac.uk/conferences/2017/urban-transport-2017

Exposição "Certos Modos de Ser Caiçara"

Quem visitar a exposição "Certos Modos de Ser Caiçara", inaugurada nesta quinta-feira, 12 de novembro, no Museu do Meio Ambiente, localizado na Vila Dois Rios, na Ilha Grande, Costa Verde fluminense, poderá mergulhar na cultura caiçara em todos os seus aspectos: apreciar e vivenciar os hábitos e tradições da população que vive na Ilha Grande há cerca de 400 anos, desde as brincadeiras típicas, as primeiras moradias e sua religiosidade. A mostra, que tem curadoria do professor Ricardo Lima, diretor do Departamento Cultural (Decult) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), marca a inauguração da nova sede do museu – construção do século XIX remanescente da antiga Fazenda Dois Rios, mais tarde usada para abrigar o antigo Instituto Penal Cândido Mendes, presídio em que estiveram presos famosos, como o escritor Graciliano Ramos, Fernando Gabeira e Madame Satã. O Museu do Meio Ambiente é parte do "Ecomuseu Ilha Grande", que abriga, ainda, o Museu do Cárcere, o Centro Multimídia e o Parque Botânico.

Serviço: O Ecomuseu Ilha Grande (Rua Amapá, s/n - Vila Dois Rios) funciona de terça a domingo, das 10h às 16h, incluindo feriados – exceto 25 de dezembro e 1º de janeiro. O agendamento de visita guiada deve ser feito pelos telefones (21) 2334-1047 ou (24) 3361-9055 ou pelo e-mail ecomuseu@uerj.br. O museu oferece transporte para grupos de até 20 pessoas, prioridade para escolas públicas e visitantes de terceira idade, mediante agendamento prévio.

Mais informações no site da Faperj

IV Conferência Nacional do Meio Ambiente

PORTARIA Nº 185, DE 4 DE JUNHO DE 2012

Convoca a IV Conferência Nacional do Meio Ambiente.

A MINISTRA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, no uso de suas atribuições e tendo em vista o disposto no Decreto no 6.101, de 26 de abril de 2007, e no art. 2o do Decreto de 5 de junho de 2003, resolve:

Art. 1º Fica convocada a IV Conferência Nacional do Meio Ambiente, a se realizar no período de 24 a 27 de outubro de 2013.

Art. 2º A IV Conferência Nacional de Meio Ambiente terá como objetivo contribuir para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com foco em:

I - Produção e Consumo Sustentáveis;
II - Redução dos impactos ambientais; e
III - Geração de emprego e renda.

Art. 3º A IV Conferência Nacional do Meio Ambiente será presidida pela Ministra de Estado de Meio Ambiente ou, na sua ausência ou impedimento, pelo Secretário-Executivo do Ministério do Meio Ambiente.

Art. 4º A organização da Conferência contará com uma Comissão Organizadora Nacional, a ser designada por Portaria da Ministra de Estado do Meio Ambiente.

Art. 5º O Regimento Interno da IV Conferência Nacional do Meio Ambiente será aprovado pela Comissão Organizadora Nacional e editado por Portaria da Ministra de Estado de Meio Ambiente.

Art. 6º As despesas com a organização e realização da etapa nacional da IV Conferência Nacional do Meio Ambiente correrão por conta de recursos orçamentários consignados ao Ministério do Meio Ambiente e de patrocínios que possam contribuir para a sua execução.

Art. 7º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.