Agende-se
1º Fórum Latino Americano da Água
dias 21 e 22 de novembro
em Aracaju - Sergipe
A Associação Brasileira de Recursos Hídricos - ABRHidro, a Associação Brasileira de Águas Subterrâneas – ABAS, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES, a Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas – REBOB e a Rede Latino Americana de Organismos de Bacias – RELOB, com o apoio da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO, irão promover o 1º Fórum Latino Americano da Água, a ser realizado nos dias 21 e 22 de novembro de 2.023 na cidade de Aracajú/SE, Brasil, paralelamente ao XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, SBRH, promovido pela ABRHidro.
A realização deste Fórum internacional visa fortalecer o diálogo e a integração de processos decisórios e de governança sobre água e saneamento no âmbito dos países latino-americanos, nos contextos político, técnico e institucional, assim como estabelecer redes, interações e agendas de recursos hídricos que contribuam para o desenvolvimento sustentável na América Latina.
A expectativa do evento é agregar um amplo leque de instituições do setor de recursos hídricos dos 35 países que compõem a América Latina, incluindo gestores, técnicos, usuários, acadêmicos, indígenas, mulheres, jovens, empresários, legisladores, tomadores de decisão, comunicadores e, especialmente, representantes da sociedade civil.
Informações: site do evento
20º Congresso Internacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas
de 19 a 22 de setembro
Espaço Cultural da Urca - Praça Getúlio Vargas, s/n - Centro, Poços de Caldas - MG
Caminhando para a 20ª edição, o Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas será realizado nos dias 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2023.
Esse importante encontro que ao longo dos anos foi se firmando como um dos mais relevantes da área ambiental de todo o Brasil, manterá suas características principais que o tornaram uma referência para todos os profissionais, estudantes e pessoas dessa área: pluralidade de temas e assuntos os mais variados e questionadores sobre o Meio Ambiente.
A jornalista Cristina Serra, abre o congresso com tema homônimo.
Mais informações no site do evento
XI SAPIS e VI ELAPIS
de 25 a 30 de novembro
nas dependências do Departamento de Geografia - Campus Oeste - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP): Avenida Professor Lineu Prestes, 338 - Butantã – São Paulo
contato telefônico: 55 11 3091-3769 | 3091-3787
O tema desta edição será "Conexões territoriais e governança democrática de áreas protegidas: cenários de reconstrução".
Solicitamos a gentileza de divulgar os eventos aos professores credenciados e estudantes de pós graduação de sua instituição. As inscrições de resumos expandidos estão abertas no site de 08/05 a 30/06.
O Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (SAPIS) e o Encontro Latinoamericano sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (ELAPIS), constituem relevantes eventos que tratam da temática de áreas protegidas e inclusão social no Brasil e na América Latina, abordando assuntos atuais e complexos sob abordagem interdisciplinar a partir de olhares de diferentes segmentos da ciência e da sociedade.
O SAPIS teve origem na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS/IP/UFRJ), no ano de 2005. Desde então, foram realizadas edições no Rio de Janeiro (2005 e 2006), Teresópolis (2007), Belém (2009), Manaus (2011 e 2021), Belo Horizonte (2013), Florianópolis (2015), Niterói (2017) e Recife (2019). O ELAPIS ocorre simultaneamente desde 2013.
Esses eventos têm oferecido relevantes contribuições para os avanços na governança democrática dos territórios de conservação e povos indígenas e comunidades tradicionais. Nesse momento, de grandes desafios será a primeira edição em São Paulo. Contamos com sua participação e divulgação.
Mais informações em: https://www.even3.com.br/xi-sapis-vi-elapis/
XIII Encontro Rede Braspor
de 25 a 28 de Outubro
Cascais - Portugal
A linha de costa como espaço de interface e identidade: Contributos interdisciplinares das humanidades azuis
A linha de costa é um espaço de interface, de contacto e fluidez, de contradição e paradoxo, onde, ao longo do tempo, ora se deu a aproximação ou o afastamento entre populações humanas, entre ecossistemas e o espaço terrestre e marinho. A zona litoral, enquanto entidade, é em si própria uma realidade geográfica, ecológica e cultural. Aqui se mesclam e se criam as existências temporais mais-do-que-humanas. Para abordar questões científicas relacionadas com a linha de costa, a nível local ou global, na curta ou longa cronologia, são necessárias abordagens cada vez mais verdadeiramente interdisciplinares.
Mais informações: https://braspor2023cascais.wixsite.com/homepage
XVI Congresso Brasileiro da MutaGen-Brasil
Sob o tema “Disseminando Saberes para um Mundo Sustentável”
de 4 e 7 de outubro
em Londrina, Paraná
INSCRIÇÕES ABERTAS!
Saiba mais e inscreva-se pelo site: mutagen2023.com.br
A Uerj é do Rio
Grave seu vídeo e diga por que a Uerj é do Rio.
Servidor, estudante, docente, cidadão: entre nesta campanha.
Envie seu vídeo de até 2 minutos sobre o trabalho / pesquisa que você desenvolve na Uerj: orioprecisadauerj@gmail.com
uerj_uerj_e-do_rio.jpeg_381.jpg
IV Conferência Nacional do Meio Ambiente
PORTARIA Nº 185, DE 4 DE JUNHO DE 2012
Convoca a IV Conferência Nacional do Meio Ambiente.
A MINISTRA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, no uso de suas atribuições e tendo em vista o disposto no Decreto no 6.101, de 26 de abril de 2007, e no art. 2o do Decreto de 5 de junho de 2003, resolve:
Art. 1º Fica convocada a IV Conferência Nacional do Meio Ambiente, a se realizar no período de 24 a 27 de outubro de 2013.
Art. 2º A IV Conferência Nacional de Meio Ambiente terá como objetivo contribuir para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com foco em:
I - Produção e Consumo Sustentáveis;
II - Redução dos impactos ambientais; e
III - Geração de emprego e renda.
Art. 3º A IV Conferência Nacional do Meio Ambiente será presidida pela Ministra de Estado de Meio Ambiente ou, na sua ausência ou impedimento, pelo Secretário-Executivo do Ministério do Meio Ambiente.
Art. 4º A organização da Conferência contará com uma Comissão Organizadora Nacional, a ser designada por Portaria da Ministra de Estado do Meio Ambiente.
Art. 5º O Regimento Interno da IV Conferência Nacional do Meio Ambiente será aprovado pela Comissão Organizadora Nacional e editado por Portaria da Ministra de Estado de Meio Ambiente.
Art. 6º As despesas com a organização e realização da etapa nacional da IV Conferência Nacional do Meio Ambiente correrão por conta de recursos orçamentários consignados ao Ministério do Meio Ambiente e de patrocínios que possam contribuir para a sua execução.
Art. 7º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.