UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidade > Agende-se

Agende-se

Uerj organiza a 14ª Reunião da Anped Sudeste

Com o tema "Direito à vida, direito à educação em tempos de pandemia", a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) sedia de forma remota, entre 30 de novembro a 3 de dezembro, a 14ª Reunião Regional da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (Anped) Sudeste. O evento é organizado por uma comissão que reúne três programas de pós-graduação da instituição: Educação (Proped) da Faculdade de Educação, Processos Formativos e Desigualdades Sociais (PPGedu) da Faculdade de Formação de Professores e Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC) da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense.
O encontro reúne cerca de 800 pesquisadores da área, em 23 grupos de trabalho sobre assuntos relacionados à área educacional, como movimentos sociais, política, alfabetização, currículo, filosofia, formação de professores, história, gênero, sexualidade, arte, entre outros. "Durante as tardes desses três dias, haverá mesas temáticas, atividades culturais e fóruns. Nas salas virtuais estão programadas apresentações de pesquisas submetidas a avaliadores e selecionadas por um Comitê Científico, alcançando mais de 500 trabalhos", explica a professora Ana Chrystina Mignot, coordenadora do Proped.
A conferência inicial, marcada para às 18h do dia 30, será realizada pelo presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, professor Ildeu Moreira, que abordará o tema "Cenário da Ciência e tecnologia no Brasil". Para Mignot, trata-se de um debate imprescindível no atual momento em que a ciência tem sido desconsiderada. "É preciso reafirmar a relevância da produção brasileira (e mundial) para o desenvolvimento do país, para o enfrentamento da pandemia e preservação da vida, e, em especial, para qualificar políticas em educação — preceituada como direito constitucional", ressalta.

O evento será transmitido pelo canal da Anped no Youtube ou pelo link http://regionais.anped.org.br/sudeste2020/

Para ver a programação completa acesse http://regionais.anped.org.br/sudeste2020/programacao-geral/

I Simpósio de Sensibilização em Biossegurança do CBI / Uerj

dia 30-11
das 9h às 16h

O evento contará com a presença de representantes de instituições externas e de setores da UERJ.

Copie e cole o link do evento: https://youtu.be/6a-DYRoybT0

Copie e cole o link de inscrição: https://bit.ly/2KsiOJ6

Série de Vídeos Intitulada "Essa planta é nossa?"

Parque Botânico do Ecomuseu Ilha Grande comemora cinco anos com série de vídeos sobre espécies vegetais
O Parque Botânico do Ecomuseu Ilha Grande, vinculado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), completa cinco anos de existência, no dia 12 de novembro, e reúne uma coleção de plantas vivas brasileiras organizadas sob a forma de acervo ecomuseológico. Seu plantio inaugural foi realizado, em 2015, pela comunidade que reside, trabalha ou visita o local. Na época, o evento promoveu o plantio coletivo de mais de 200 mudas de plantas nativas relacionadas à história do homem na Ilha Grande.
Para comemorar a data, o Parque Botânico programou uma série de vídeos intitulada "Essa planta é nossa?", apresentando as espécies vegetais exóticas e nativas da ilha, como o palmito-juçara, a cotoneteira e a palmeira imperial.
A série terá duas postagens semanais, durante todo o mês de novembro, com o intuito de contribuir para o conhecimento, apropriação, sustentabilidade e conservação dos recursos naturais da Ilha Grande, que se destacam entre os mais importantes do Brasil.

Mais informações: https://www.youtube.com/user/EcoMuseuIlhaGrande

Ciclo de seminários virtuais em microscopia - SBMM

Todo dia é dia de microscopia e a SBMM não deixaria 2020 sem um evento especial. Mesmo diante dos desafios impostos, de 30/11 à 04/12/2020 será realizado o primeiro evento totalmente online, o Ciclo Virtual de Seminários da SBMM.

Faça a sua inscrição gratuita e confira a programação em: https://www.even3.com.br/sbmm2020/

Marque na sua agenda e ajude na divulgação.

Urban and Maritime Transport 2021

27th International Conference on Urban and Maritime Transport and the Environment

de 16 a 18 de junho de 2021
Valência - Espanha

O Transporte Urbano e Marítimo 2021 é organizado pelo Instituto Wessex, Reino Unido e pela Universidade Sapienza de Roma, Itália. É patrocinado pela WIT Transactions on the Built Environment (ISSN: 1743-3509) e pelo International Journal of Transport Development and Integration.
O Transporte Urbano e Marítimo 2021 visa sempre atrair uma ampla variedade internacional de delegados. Está bem estabelecido como o principal evento deste tipo. A necessidade contínua de melhores sistemas de transporte urbano e a necessidade de um ambiente mais saudável contribuíram para o sucesso crescente desta reunião anual, que atrai delegados internacionais de muitos países diferentes.

As inscrições para a conferência já estão disponíveis online.

Mais informações: https://www.wessex.ac.uk/conferences/2021/urban-and-maritime-transport-2021

26ª Conferência das Unidas sobre Mudança Climática (COP26)

novembro de 2021
Glasgow


Os recursos (grants) do Researcher Links Climate Change (RLCC) serão destinados a fornecer financiamento completo para apoiar o estreitamento de laços entre o Reino Unido e parceiros bilaterais, como o Brasil, e seus pesquisadores em começo de carreira para participar em workshops virtuais interdisciplinares. Os pesquisadores sênior proponentes devem utilizar uma abordagem interdisciplinar ao reunir pesquisadores em início de carreira de diferentes campos de atuação para trabalhar em conjunto na resolução de problemas e desafios nos países parceiros. Como parte do workshop, pesquisadores em início de carreira podem submeter propostas para financiamento adicional de suas pesquisas, na forma de prêmios individuais (challenges). Os workshops devem ser realizados até o final de agosto de 2021 para que os resultados relevantes possam ser apresentados na COP 26 em novembro do mesmo ano.

As inscrições devem ser feitas até 27 de novembro, às 16h do horário do Reino Unido.

Mais informações em inglês: https://www.britishcouncil.org/education/science/current-opportunities/researcher-links-climate-challenge-workshops

Air Pollution 2021

29th International Conference on Modelling, Monitoring and Management of Air Pollution

de 07 a 09 de setembro de 2021
Santiago de Compostela, Espanha

Call for papers e mais informações: www.witconferences.com/air2021


uerj_air_2021_cfp_555.pdf

XXIX SEMIC DA UERJ 2020

A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da UERJ, por intermédio da Coordenação do Programa de Bolsas de Iniciação Científica do Departamento de Capacitação e Apoio à Formação de Recursos Humanos - DCARH e do Comitê Institucional PIBIC UERJ, promoverá a XXIX Semana de Iniciação Científica (SEMIC) da UERJ - "A SEMIC VIRTUAL UERJ 2020".

As inscrições para XXIX SEMIC UERJ serão de 05/10/2020 a 30/10/2020, através da Intranet S2GI.

As apresentações ocorrerão em salas virtuais de 23 a 27/11/2020 (as orientações serão encaminhadas oportunamente).

Esta SEMIC tem uma característica muito especial. Em meio aos obstáculos e desafios impostos pela pandemia às pessoas e às instituições, a realização da SEMIC VIRTUAL UERJ 2020 cumprirá o seu papel fundamental na formação e capacitação de futuros pesquisadores. Neste contexto específico, de necessário afastamento social, a SEMIC será uma oportunidade ímpar para um desejado reencontro da comunidade da UERJ para intensa troca de saberes, ampliação do debate científico e para publicizar a produção acadêmica dos alunos no âmbito do PIBIC, elementos essenciais que representam os pilares e o compromisso social e institucional da SEMIC.

No processo constante de formação científica, acadêmica, social e cultural de nossos alunos, a SEMIC VIRTUAL UERJ 2020 se constituirá também como plataforma para a reafirmação da importância de TODAS AS ÁREAS DO CONHECIMENTO, que, sem distinção e de forma conjunta, promovem as bases e as aplicações dos saberes científicos em prol da melhoria da qualidade de vida.

A SEMIC VIRTUAL UERJ 2020 terá regras especiais. Com a compreensão das limitações de infraestrutura tecnológica que atingem parte dos nossos alunos, ampliaremos ao máximo as formas de participação, tornando a XXIX SEMIC da UERJ a mais democrática possível.

A participação na SEMIC VIRTUAL UERJ 2020 será facultativa, mas estamos certos que nos encontraremos na última semana de novembro, dando continuidade à história da nossa SEMIC, pois a SEMIC é feita por todos nós.

Em breve, serão divulgados mais detalhes sobre a XXIX SEMIC UERJ 2020.

Sustainable City 2021

15th International Conference on Urban Regeneration and Sustainability

de 05 a 07 de outubro de 2021
Bilbao, Espanha


The 15th International Conference on Urban Regeneration and Sustainability addresses all aspects of the urban environment and aims to provide solutions leading towards sustainability. The Sustainable City 2019 conference follows a series of very successful meetings that started in Rio (2000), followed by Segovia (2002), Siena (2004), Tallinn (2006), Skiathos (2008), A Coruña (2010), Ancona (2012), Kuala Lumpur (2013), Siena (2014), Medellin (2015), Alicante (2016), Seville (2017), Valencia (2019) and Rome (2020).

Urban areas result in a series of environmental challenges varying from the consumption of natural resources and the subsequent generation of waste and pollution, contributing to the development of social and economic imbalances. As cities continue to grow all over the world, these problems tend to become more acute and require the development of new solutions.


Mais informações: www.wessex.ac.uk/conferences/2021/sustainable-city-2021

17th International Conference on Environmental, Cultural, Economic & Social Sustainability

dias 24 a 26 de fevereiro de 2021
Vrije Universiteit Amsterdam - Amesterdam - Holanda

Todas as informações podem ser lidas em: https://onsustainability.com/2021-conference/

10ª Conferência FORGES

de 18 a 20 de novembro
Universidade de Évora/Escola Superior de Saúde do Alcoitão - Portugal

Nestes tempos imprevisíveis que vivemos a FORGES é UMA CERTEZA para todos aqueles que tanto têm contribuído, em fazer desta Rede o espaço colaborativo de partilha, de aprendizagem e de investigação na Gestão do Ensino Superior nos Países de Expressão e Língua Portuguesa.
Iremos comemorar o 10º aniversário da FORGES, na semana de 16 a 20 de novembro, com atividades várias e em particular com a realização da 10ª Conferência FORGES de forma presencial e/ou a distância.
A 10ª Conferência FORGES realizar-se-á este ano nos dias 18, 19 e 20 de novembro, numa coorganização da Associação FORGES com a Universidade de Évora e a Escola Superior de Saúde do Alcoitão, subordinada ao tema O ENSINO SUPERIOR NA ERA DIGITAL NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA: DESAFIOS E PROPOSTAS.

Para mais informações, consulte: https://www.aforges.org/inicio-10-conferencia/


uerj_10a_conferencia_forges_cartaza3_537.pdf

13th International Conference on Climate Change: Impacts & Responses

08 e 09 de abril de 2021
UBC Robson Square, Vancouver, Canadá

Founded in 2009, the Climate Change: Impacts & Responses Research Network is brought together by a common concern for the science of, and social responses to, climate change. We seek to build an epistemic community where we can make linkages across disciplinary, geographic, and cultural boundaries. As a Research Network, we are defined by our scope and concerns and motivated to build strategies for action framed by our shared themes and tensions.

The Thirteenth International Conference on Climate Change: Impacts & Responses features research addressing the following annual themes. Each year we also focus on a Special Focus that presents a timely challenge.


Para saber mais, acesse: https://on-climate.com/2021-conference

Exposição MacroAtlântica ganha novo espaço em Ilha Grande

A exposição MacroAtlântica, que retrata a Mata Atlântica do ponto de vista da Macrofotografia, deixou o EcoMuseu da Vila de Dois Rios, na Ilha Grande, região da Costa Verde fluminense. Agora, ela está sendo exibida no Centro de Visitantes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), localizado na Vila do Abraão, na mesma cidade. Após o período de exposição do material no Inea, uma terceira exposição será realizada em local ainda não definido. Como parte das atividades ligadas ao projeto, a versão em formato banner da exposição está sendo exibida em escolas da rede pública do Estado do Rio de Janeiro, associadas à apresentação de palestras acerca da Fotografia e Meio Ambiente. O projeto foi contemplado no edital Apoio à Produção e Divulgação de Artes, da FAPERJ.

Mais informações: com Heloisa Carneiro da Rocha Guillobel, pelo email helo.guillo@gmail.com

A Uerj é do Rio

Grave seu vídeo e diga por que a Uerj é do Rio.

Servidor, estudante, docente, cidadão: entre nesta campanha.

Envie seu vídeo de até 2 minutos sobre o trabalho / pesquisa que você desenvolve na Uerj: orioprecisadauerj@gmail.com


uerj_uerj_e-do_rio.jpeg_381.jpg

IV Conferência Nacional do Meio Ambiente

PORTARIA Nº 185, DE 4 DE JUNHO DE 2012

Convoca a IV Conferência Nacional do Meio Ambiente.

A MINISTRA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, no uso de suas atribuições e tendo em vista o disposto no Decreto no 6.101, de 26 de abril de 2007, e no art. 2o do Decreto de 5 de junho de 2003, resolve:

Art. 1º Fica convocada a IV Conferência Nacional do Meio Ambiente, a se realizar no período de 24 a 27 de outubro de 2013.

Art. 2º A IV Conferência Nacional de Meio Ambiente terá como objetivo contribuir para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com foco em:

I - Produção e Consumo Sustentáveis;
II - Redução dos impactos ambientais; e
III - Geração de emprego e renda.

Art. 3º A IV Conferência Nacional do Meio Ambiente será presidida pela Ministra de Estado de Meio Ambiente ou, na sua ausência ou impedimento, pelo Secretário-Executivo do Ministério do Meio Ambiente.

Art. 4º A organização da Conferência contará com uma Comissão Organizadora Nacional, a ser designada por Portaria da Ministra de Estado do Meio Ambiente.

Art. 5º O Regimento Interno da IV Conferência Nacional do Meio Ambiente será aprovado pela Comissão Organizadora Nacional e editado por Portaria da Ministra de Estado de Meio Ambiente.

Art. 6º As despesas com a organização e realização da etapa nacional da IV Conferência Nacional do Meio Ambiente correrão por conta de recursos orçamentários consignados ao Ministério do Meio Ambiente e de patrocínios que possam contribuir para a sua execução.

Art. 7º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.