UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Busca
Em destaque
Atualidades

Imagens inéditas revelam uma Baía de Guanabara que você nunca viu

A Baía de Guanabara não está morta. Pelo contrário, debaixo de suas águas poluídas, há verdadeiros santuários marinhos. Raias, corais, botos, caranguejos, polvos e tartarugas lutam diariamente para sobreviver em meio a toda carga de sujeira que chega dos 16 municípios do seu entorno. Heróis da resistência, revelam uma biodiversidade que muita gente julga perdida, provas vivas de que ainda há vida na baía. São poucos os que resolvem desbravar esse mundo subaquático, tão rico, mas tão combalido após séculos de descaso. Com poucos recursos e uma câmera na mão, o biólogo-marinho Ricardo Gomes encarou a missão de revelar tesouros nunca antes filmados e, durante um ano e meio, mergulhou pelo estuário, mundialmente reconhecido pela ONU como Paisagem Cultural da Humanidade.
Do costão do Pão de Açúcar, passando pelas ilhas de Paquetá e do Governador, até a Área de Proteção Ambiental de Guapimirim, Gomes registrou momentos únicos e deslumbrantes, que resultaram no documentário “Baía Urbana”. Exibido em julho na abertura da primeira Conferência sobre os Oceanos da ONU, em Nova York, o filme chega agora ao Brasil. Sua estreia está marcada para a próxima quarta-feira no Espaço Itaú de Cinema, em Botafogo, numa sessão organizada pelo festival de cinema Filmambiente, que será realizado em novembro.
Entre as maiores riquezas mostrada no documentário, está a diversidade de raias, um dos principais atrativos do turismo subaquático do mundo.

A matéria na íntegra pode ser lida em O Globo

Editais

12/09/2017

Prêmio Maurício de Almeida Abreu - 2ª edição

Inscrições até 20/09 Informações: http://prefeitura.rio/web/ipp/

Agende-se

26/09/2017

Colóquio do Prof. Harvey Newman

dia 27/09 - 4ªF, às 17hs Auditório 91 - Uerj - Campus Maracanã O Prof. Harvey tem colaborado c...

Notícias

26/09/2017

Fiscal da natureza, uma atividade em alta nas ruas...

Eles são uma espécie de irmandade que cresce à sombra das árvores encontradas pelas ruas do Rio. E o...

Oportunidade

12/09/2017

Prêmio Seplan de Monografias 2017

Até o dia 31 de outubro, os candidatos podem se inscrever para o Prêmio Seplan de Monografias ...