UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Busca
Em destaque
Atualidades

Grupo de jovens realiza mutirões para recuperar vegetação no entorno do Rio Anil

Há anos, os alagamentos frequentes provocados pelo Rio Anil e a sujeira no seu entorno atormentam os moradores de Jacarepaguá. Pensando em minimizar o problema, um grupo de universitários criou um projeto que visa à recuperação da faixa marginal do curso d’água, a partir do plantio de mudas nativas da Mata Atlântica.
Iniciado em janeiro de 2017, o Revive Jacarepaguá vem ganhando adeptos e promove ações periodicamente. Até agora, 40 mudas foram plantadas à beira do Anil.
— Colocamos no início aroeiras e goiabeiras, que são vegetações primárias. Futuramente, plantaremos pitangueiras e jabuticabeiras, mas essas são ideais para áreas de vegetação mais avançada, o que ainda não é o caso da região — explica o estudante de Engenharia Química Sidney Teixeira, um dos idealizadores do projeto.
As ações do Revive Jacarepaguá são custeadas sobretudo pelos organizadores, mas eles têm recebido ajuda de moradores dos arredores, que já doaram, por exemplo, luvas e estacas para a manutenção da vegetação. No próximo sábado, das 15h30m às 18h30m, o grupo se reunirá para realizar a manutenção das mudas. O encontro será próximo à ponte que liga a Avenida Otávio Malta com a Avenida das Lagoas, às margens do Rio Anil.
A Fundação Parques e Jardins, porém, explica que qualquer ação desse tipo deve passar por sua avaliação e se coloca à disposição do Revive Jacarepaguá. Teixeira, por sua vez, afirma que já procurou a prefeitura duas vezes, sem sucesso.

Fonte: O Globo

Editais

17/07/2018

Chamadas FAPESP

Prezados, bom dia! oportunidades de submissão de propostas em áreas relacionadas à recuperação de e...

Agende-se

10/07/2018

XX ENGEMA

Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente - DA RIO 92 À AGENDA 2030 de 03 a...

Notícias

17/07/2018

Aquífero de Guaratiba é alvo de milicianos, na Zon...

A ocupação desenfreada de Guaratiba e das vargens Grande e Pequena, na Zona Oeste, que favorece a in...

Oportunidade

17/07/2018

Museu na Floresta do Inpa realiza os dois primeiro...

Os primeiros dois cursos na recém inaugurada Base Alto Cuieiras do Instituto Nacional de Pesquisas d...