UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Busca
Em destaque
Atualidades

Vigilância Sanitária lança campanha para alertar sobre riscos de tocar em macacos mortos

Com o objetivo de alertar a população sobre o perigo de tocar em macacos mortos, a Vigilância Sanitária vai lançar, na quarta-feira, a campanha “Macaco no seu galho não oferece risco. Caído, sim”. Técnicos da área de zoonoses lembram que os primatas podem transmitir doenças virais, como a febre amarela, e pedem para que o órgão seja acionado para realizar o recolhimento do animal.
Desde o início do ano, está sendo feito o monitoramento de primatas encontrados mortos no município do Rio. Até o momento, segundo o órgão, nenhum deles apresentava ameaça à saúde da população. No entanto, a Vigilância Sanitária pede para que as pessoas liguem para o número 1746, para que seja feita a coleta do material, de modo a não comprometer a realização do exame.
O procedimento foi adotado devido ao surgimento de casos de febre amarela no estado. Apesar da doença ser transmitida por mosquitos, e não por macacos, o monitoramento facilita a detecção precoce da presença do vírus, evita sua disseminação e facilita a elaboração de medidas de controle e prevenção, como a vacinação e o combate ao vetor. O órgão informa, no entanto, que a campanha é um trabalho preventivo e não há motivo para pânico.
Para orientar a população sobre o assunto, serão distribuídos flyers em áreas onde há macacos. Também serão fixados cartazes e placas em parques e trilhas da cidade.

A matéria na íntegra pode ser lida em O Globo

Editais

23/03/2017

CNPq e FINEP apoiam eventos nacionais e mundiais d...

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou, nesta segunda-feira, ...

Agende-se

20/04/2017

8th World Water Forum

Brasília - DF - 2018 No final do mês abril acontece mais uma grande reunião preparatória para o...

Notícias

20/04/2017

Despejo de esgoto ao lado do Riocentro gera queixa...

Um despejo de esgoto no canal da Avenida Olof Palme, ao lado do Riocentro, chama a atenção de morado...

Oportunidade

04/04/2017

Iniciativa BIG 2050: sai a 1ª chamada do desafio s...

A Iniciativa BIG 2050 é uma ação desenvolvida entre a Organização das Nações Unidas para a Alimentaç...