UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidade > Editais

Editais

CNPq e FINEP apoiam eventos nacionais e mundiais de ciência, tecnologia e inovação

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou, nesta segunda-feira, 13, a chamada pública de apoio a eventos nacionais ou mundiais que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Ao todo, estão destinados R$ 17 milhões para essa ação, com valor máximo de até RS 150 mil por projeto.

Serão contemplados eventos a serem realizados no Brasil, tais como congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclos de conferências e outros eventos similares, todos relacionados necessariamente à Ciência, Tecnologia e Inovação. Os projetos deverão ser inseridos em três Linhas de Pesquisa:

Eventos nacionais ou internacionais tradicionais da área,promovidos por sociedades ou associações científicas e/ou tecnológicas, ou eventos que sejam realizados periodicamente e que tenham abrangência nacional ou internacional;
Eventos de abrangência regional, promovidos por sociedades ou associações científicas e/ou tecnológicas, ou eventos que estejam em suas primeiras edições (com histórico inferior a dez anos);
Eventos mundiais, realizados no Brasil.
A submissão das propostas ocorrerá em dois cronogramas de acordo com o período de realização do evento:

* CRONOGRAMA 1: Para eventos das linhas 1 e 2 que serão realizados no período de 01/07/2017 a 31/12/2017 e para eventos da linha 3 que serão realizados no período de 01/07/2017 a 30/06/2018

* CRONOGRAMA 2: Para eventos das linhas 1 e 2 que serão realizados no período de 01/01/2018 a 30/06/2018 e para eventos da linha 3 que serão realizados no período de 01/07/2018 a 30/06/2019.

As propostas deverão ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, utilizando-se o Formulário de Propostas online, disponível na Plataforma Carlos Chagas.

Veja os detalhes na íntegra: http://cnpq.br/web/guest/noticiasviews/-/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/5652650

Prêmio FIRJAN de Ação Ambiental 2017

Estão abertas até 31 de março as inscrições para o Prêmio FIRJAN de Ação Ambiental 2017.

O Prêmio reconhece e destaca as ações bem sucedidas do setor empresarial em prol do desenvolvimento sustentável, que conciliam as atividades produtivas com a proteção ambiental, o equilíbrio econômico e o bem-estar social. Aproveite a oportunidade para mostrar o que a sua empresa faz pelo meio ambiente e tenha o seu trabalho reconhecido!

Mais informações no site www.firjan.com.br/acaoambiental

CNPq lança Chamada para apoiar Agroecologia e Produção Orgânica

O Governo Federal, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), investirá R$ 10,7 milhões em pesquisas relacionadas à Agroecologia e Produção Orgânica, bem como à promoção dos Sistemas Orgânicos de Produção integrados ao ensino, pesquisa e extensão. A seleção será feita a partir da chamada MCTIC/MAPA/MEC/SAF-CASA CIVIL/CNPQ Nº 21/2016 lançada pelo CNPq no final de dezembro do ano passado. As inscrições seguem abertas até 10 de março de 2017.
Além de promover a construção e socialização de conhecimentos e técnicas na área, a chamada tem por objetivo fomentar a criação ou manutenção de Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA) e de Centro Vocacional Tecnológico de Agroecologia e Produção Orgânica (CVT) nas instituições interessadas.
Os projetos deverão ser inseridos em uma das seguintes linhas · Linha 1: Criação de Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA); Linha 2: Manutenção de Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA); Linha 3: Criação de Centro Vocacional Tecnológico de Agroecologia e Produção Orgânica (CVT); · Linha 4: Manutenção de Centro Vocacional Tecnológico de Agroecologia e Produção Orgânica (CVT).
Mais informações sobre a chamada estão disponíveis aqui. Confira o documento e os critérios de participação aqui.

Fonte: CNPq