UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidade > Editais

Editais

Programa Bolsas FUNBIO 2019 abre inscrições para mestrandos e doutorandos

Em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o FUNBIO e o Instituto Humanize dão início à segunda edição do programa Bolsas FUNBIO – Conservando o Futuro.

Um comitê de especialistas avaliará as propostas, que deverão ser enviadas por meio de formulário disponível até as 23h59m do dia 1 de agosto no site do Funbio: www.funbio.org.br

Mais informações no arquivo em .pdf a seguir.


uerj_2019_bolsas funbio_489.pdf

Concurso para docente - Curso de Ciências Ambientais da UFF

A seguir o edital do concurso para a vaga de docente do Curso de Ciências Ambientais da UFF/Niterói.

Classe A: Adjunto A - 40h DE

Provas escrita e didática no período de 07/10/2019 a 11/10/2019. Formação dos candidatos:

Graduação em bacharel em Ciências Sociais ou Antropologia ou Serviço Social ou História ou Ciência Política ou Economia.

Mestrado em Ciências Ambientais ou Sociologia ou Antropologia ou História ou Psicologia ou Planejamento Urbano e Regional.

Doutorado em Ciências Ambientais ou Sociologia ou Antropologia ou História ou Psicologia ou Planejamento Urbano e Regional.


uerj_edital 169-2019_dou 104_p149-153_31052019_485.pdf

Processo Seletivo PPG-ANS 2019: divulgação dos editais

Estão disponíveis os editais para o Processo Seletivo PPG-ANS 2019: Mestrado Acadêmico e Doutorado Acadêmico.

Acesse os editais, anexos e referências bibliográficas na área Documentos/Editais ou copie e cole no seu navegador: http://www.portais.atrio.scire.net.br/uerj-nutricao/index.php/pt/downloads/viewcategory/3-editais

Processo Seletivo para o Doutorado 2019/2


uerj_edital seleção doutorado 2019-2_470.pdf

Prêmio Firjan Ambiental 2019

O Prêmio Firjan é uma iniciativa para difundir e destacar as ações bem-sucedidas em prol do desenvolvimento sustentável das empresas do estado do Rio, com foco na proteção ambiental, no equilíbrio econômico e no bem-estar social.

O Prêmio avalia as ações do setor empresarial e reconhece o aprimoramento dos processos produtivos, a implantação de projetos socioambientais e as iniciativas que vão além das obrigações legais. Nas edições anteriores, a iniciativa contou com a inscrição de 302 projetos e premiou 39 instituições, considerando a concessão de menção honrosa e a premiação propriamente dita.

As inscrições para a edição 2019 já estão abertas. Mostre o que sua empresa faz pelo meio ambiente e tenha seu trabalho reconhecido!

Os vencedores serão revelados durante a cerimônia de premiação, a ser realizada no Rio de Janeiro, na sede da Firjan.

Para saber mais acesse: https://bit.ly/2HR29M8

Chamada 387 da CAPES - Mar profundo: a emoção de quem já participou de uma Expedição IODP

A Expedição IODP 387 – Amazon Continental Margin está com prazo de submissão de propostas aberto até o dia 1º de março. A chamada é para atuar no Navio de Pesquisa JOIDES Resolution que atracará pela primeira vez no Atlântico Sul e na costa brasileira. A expedição ocorrerá entre os dias 26 de abril e 26 de junho de 2020.

Este edital busca pesquisadores em nível de doutorado, pós-doutorado ou pesquisador pleno, que tenham mais de 8 anos de título, em todas as especialidades relacionadas ao tema “mar profundo”. Durante sua permanência no navio as despesas de acomodação e alimentação serão custeadas pelo Programa. A CAPES financia a participação do Brasil no consórcio JOIDES Resolution, desde 2013.

A Expedição 387 perfurará a parte superior da bacia da Foz do Amazonas, na margem equatorial do Brasil, para recuperar uma sequência sedimentar que abrange quase todo o período cenozóico. O programa reúne parte significativa da comunidade científica atuante nas ciências do mar em águas profundas de diversos países usando avançada tecnologia em perfuração oceânica.

Gerson Fauth, que atuará como co-chief na expedição 388, em junho de 2020, convida os pesquisadores a participarem da Chamada 387: “Os brasileiros estão tendo a grande oportunidade de testar suas hipóteses através de amostras coletadas em grandes profundidades, ou seja, é uma enorme oportunidade para o mundo científico”.

Simone Mantovanelli é paleomagnetista e participou, em 2016, da expedição 366, em uma jornada que coletou materiais para investigação dos processos físicos, químicos e biológicos em uma região de vulcões de lama. Para a pesquisadora, a expedição foi a chance de convívio com cientistas renomados. Uma “experiência maravilhosa”, em suas palavras. “A oportunidade de ir para esses lugares coletar material é única”, comentou.

Já Bruna Dias, micropaleontóloga, seguirá na expedição 378 em janeiro de 2020, mas já exalta a parceria entre a CAPES e o programa IODP: “A ação permite a ampliação da rede de colaboração internacional com outros cientistas”.

O International Ocean Discovery Program (IODP) busca investigar e monitorar a história e a estrutura da Terra, a partir do registro em sedimentos e rochas do fundo do mar.

Fonte e mais informações: CAPES

Boas notícias para Uerj

O professor Egberto Gaspar de Moura, sub-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UERJ, apresenta um conjunto de boas notícias sobre a Universidade que chegaram nos últimos dias.

No caso específico do edital Faperj Nº 12/2018, a Fundação já divulgou a listagem atualizada com os novos contemplados. O documento está disponível para consulta em bit.ly/2TlSi3h.

Confira isso e muito mais no vídeo: https://www.facebook.com/UERJoficial/videos/2746362248923248/