UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidade > Editais

Editais

Processo Seletivo PPG-ANS 2019: divulgação dos editais

Estão disponíveis os editais para o Processo Seletivo PPG-ANS 2019: Mestrado Acadêmico e Doutorado Acadêmico.

Acesse os editais, anexos e referências bibliográficas na área Documentos/Editais ou copie e cole no seu navegador: http://www.portais.atrio.scire.net.br/uerj-nutricao/index.php/pt/downloads/viewcategory/3-editais

Inscrições abertas para Programa de Pós-Graduação em Desastres Naturais

A Universidade Estadual Paulista (Unesp), em parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de desastres Naturais (CEMADEN), abre as inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Desastres Naturais. O curso tem como objetivo formar pesquisadores, profissionais e gestores na área de desastres naturais. O programa é novo e é o único no país na área com mestrado e doutorado.

Linhas de Pesquisas:

1. Desastres associados a eventos extremos, inundações e movimentos de massa.

2. Desastres associados a eventos extremos, secas, estiagens, incêndios florestais e escassez de água.

3. Instrumentação e análise de dados.

O prazo para inscrições on-line e envio da documentação é de 15 de maio de 2019 a 17 de junho de 2019.


Para mais informações acesse o link do programa: https://www2.ict.unesp.br/#!/ensino/pos-graduacao/desastres-naturais/principal/

Edital para Pós-doutorado no Programa Nacional de Pós-Doutorado (CAPES)

O Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais (PPG-ERN) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, nota 6 na CAPES, torna público o Edital para provimento de 02 (duas) vagas de Pós-doutorado no Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES).

As inscrições são online e podem ser feitas até 21/06/19. As entrevistas serão realizadas em 03/07/19, conforme o Edital em anexo (versão em inglês e português). As entrevistas poderão ser realizadas por skype.

Informações: http://www.uenf.br/portal/index.php/br/ecologia-e-recursos-naturais-pos-doutorado.html

Chamada CNPq/MCTIC/BRICS-STI Nº 03/2019

Chamada CNPq/MCTIC/BRICS-STI Nº 03/2019

Apoiar projetos conjuntos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I) que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, no âmbito da cooperação CNPq/Finep/BRICS-STI

Inscrições: 16/04/2019 a 31/05/2019

Informações: CNPq

Processo Seletivo para o Doutorado 2019/2


uerj_edital seleção doutorado 2019-2_470.pdf

Prêmio Firjan Ambiental 2019

O Prêmio Firjan é uma iniciativa para difundir e destacar as ações bem-sucedidas em prol do desenvolvimento sustentável das empresas do estado do Rio, com foco na proteção ambiental, no equilíbrio econômico e no bem-estar social.

O Prêmio avalia as ações do setor empresarial e reconhece o aprimoramento dos processos produtivos, a implantação de projetos socioambientais e as iniciativas que vão além das obrigações legais. Nas edições anteriores, a iniciativa contou com a inscrição de 302 projetos e premiou 39 instituições, considerando a concessão de menção honrosa e a premiação propriamente dita.

As inscrições para a edição 2019 já estão abertas. Mostre o que sua empresa faz pelo meio ambiente e tenha seu trabalho reconhecido!

Os vencedores serão revelados durante a cerimônia de premiação, a ser realizada no Rio de Janeiro, na sede da Firjan.

Para saber mais acesse: https://bit.ly/2HR29M8

Chamada 387 da CAPES - Mar profundo: a emoção de quem já participou de uma Expedição IODP

A Expedição IODP 387 – Amazon Continental Margin está com prazo de submissão de propostas aberto até o dia 1º de março. A chamada é para atuar no Navio de Pesquisa JOIDES Resolution que atracará pela primeira vez no Atlântico Sul e na costa brasileira. A expedição ocorrerá entre os dias 26 de abril e 26 de junho de 2020.

Este edital busca pesquisadores em nível de doutorado, pós-doutorado ou pesquisador pleno, que tenham mais de 8 anos de título, em todas as especialidades relacionadas ao tema “mar profundo”. Durante sua permanência no navio as despesas de acomodação e alimentação serão custeadas pelo Programa. A CAPES financia a participação do Brasil no consórcio JOIDES Resolution, desde 2013.

A Expedição 387 perfurará a parte superior da bacia da Foz do Amazonas, na margem equatorial do Brasil, para recuperar uma sequência sedimentar que abrange quase todo o período cenozóico. O programa reúne parte significativa da comunidade científica atuante nas ciências do mar em águas profundas de diversos países usando avançada tecnologia em perfuração oceânica.

Gerson Fauth, que atuará como co-chief na expedição 388, em junho de 2020, convida os pesquisadores a participarem da Chamada 387: “Os brasileiros estão tendo a grande oportunidade de testar suas hipóteses através de amostras coletadas em grandes profundidades, ou seja, é uma enorme oportunidade para o mundo científico”.

Simone Mantovanelli é paleomagnetista e participou, em 2016, da expedição 366, em uma jornada que coletou materiais para investigação dos processos físicos, químicos e biológicos em uma região de vulcões de lama. Para a pesquisadora, a expedição foi a chance de convívio com cientistas renomados. Uma “experiência maravilhosa”, em suas palavras. “A oportunidade de ir para esses lugares coletar material é única”, comentou.

Já Bruna Dias, micropaleontóloga, seguirá na expedição 378 em janeiro de 2020, mas já exalta a parceria entre a CAPES e o programa IODP: “A ação permite a ampliação da rede de colaboração internacional com outros cientistas”.

O International Ocean Discovery Program (IODP) busca investigar e monitorar a história e a estrutura da Terra, a partir do registro em sedimentos e rochas do fundo do mar.

Fonte e mais informações: CAPES

Boas notícias para Uerj

O professor Egberto Gaspar de Moura, sub-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UERJ, apresenta um conjunto de boas notícias sobre a Universidade que chegaram nos últimos dias.

No caso específico do edital Faperj Nº 12/2018, a Fundação já divulgou a listagem atualizada com os novos contemplados. O documento está disponível para consulta em bit.ly/2TlSi3h.

Confira isso e muito mais no vídeo: https://www.facebook.com/UERJoficial/videos/2746362248923248/