UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidade > Oportunidade

Oportunidade

Revisão do 2º rascunho do Relatório AR6 do IPCC sobre mudanças climáticas

Estão abertas as inscrições para contribuir com a revisão da segunda versão do relatório 6 sobre o clima do Grupo de Trabalho I do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas). O Grupo de Trabalho I (WGI) fornece as bases científicas (e.g. meteorologia, oceanografia, climatologia (incluindo paleoclimatologia), biogeoquímica, criosfera, física da atmosfera, desastres naturais) para as previsões sobre as mudanças climáticas. Nos relatórios do IPCC há ainda, além da base científica, um Sumário para tomadores de decisão (Summary for Policy Makers), que é comumente utilizado pelos governos para desenvolvimento políticas climáticas, ou ainda negociar acordos sobre o clima e diminuição das emissões de carbono pelas atividades humanas.

A Divisão de Clima do MCTIC abriu uma página web com informações mais detalhadas sobre o processo de revisão:

Informações em https://bit.ly/38JSxwu

Um processo de registro on-line - https://apps.ipcc.ch/comments/ar6wg1/sod/register.php - está aberto para possíveis revisores especialistas pelo site do IPCC. O registro será encerrado em 19 de abril de 2020, 23:59 (GMT +1).
Vejam aqui:
https://apps.ipcc.ch/comments/ar6wg1/sod/register.php

E maiores informações sobre os métodos de elaboração dos relatórios do IPCC sobre o clima está aqui: https://www.ipcc.ch/documentation/procedures/

Todos os revisores dos relatórios do IPCC são citados ao final de cada volume. Todos os comentários e respostas dos autores aos comentários também ficam disponíveis para consulta do público em geral.

ONU abre inscrição para bolsa sobre Lei dos Oceanos

Estão abertas até 20 de março as inscrições para a Sessão 2020 da Bolsa Temática das Nações Unidas e da Fundação Nippon. Neste ano, o foco será “Implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável através da Convenção das Nações Unidas na Lei dos Oceanos e estrutura de governança de oceanos”.

O programa consiste em um treinamento de quatro meses na Divisão de Assuntos do Oceano na sede da ONU, em Nova Iorque, entre agosto e dezembro deste ano.

Os candidatos devem ter entre 25 e 40 anos, graduação universitária e demonstrar sólido conhecimento em assuntos de oceano, incluindo Lei Marítima.


Estão abertas até o dia 20 de março as inscrições para a Sessão 2020 da Bolsa Temática das Nações Unidas e da Fundação Nippon. Neste ano, o foco será “Implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável através da Convenção das Nações Unidas na Lei dos Oceanos e estrutura de governança de oceanos”. A bolsa é promovida pela Divisão de Assuntos do Oceano e da Lei Marítima do Escritório de Assuntos Legais da ONU.
Serão concedidas 12 bolsas: dez para candidatos de países em desenvolvimento e duas para candidatos em países desenvolvidos. O programa consiste em um treinamento de quatro meses na Divisão de Assuntos do Oceano na sede da ONU em Nova Iorque, entre agosto e dezembro deste ano. Os candidatos devem ter entre 25 e 40 anos de idade, graduação universitária e demonstrar sólido conhecimento em assuntos de oceano, incluindo Lei Matírima, e uma necessidade de aprofundar o treinamento na área temática neste ano.
Devem ainda ser funcionários de governos ou outros profissionais lidando diretamente com assuntos como desenvolvimento sustentável dos mares e oceanos, incluindo a implementação da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável.
A Bolsa Temática tem por objetivo aumentar a capacidade a nível local através de financiamento para treinamento avançado e pesquisa na área temática. Os selecionados devem conseguir as habilidades necessárias para ajudar seus países na formulação de políticas para implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Informações detalhadas sobre as qualificações necessárias, além do formulário de inscrição e informações adicionais sobre o Programa estão disponíveis aqui

As inscrições devem ser enviadas para os emails doalos@un.org, vracar@un.org, germani@un.org e jessica.howley@un.org até o dia 20 de março de 2020. Serão aceitas apenas inscrições completes e dentro do prazo. Os selecionados serão anunciados em maio.

Projeto Ilhas do Rio oferece curso de capacitação gratuito

O projeto Ilhas do Rio, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), abriu inscrições para o curso de capacitação voltado para agentes de turismo e esportistas, sobre o Monumento Natural das Ilhas Cagarras. Gratuito, o curso acontecerá nos dias 4 de julho e 8 de agosto e oferecerá duas turmas, com capacidade para 40 pessoas cada, no Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O objetivo é fomentar a educação ambiental, fornecendo conteúdo didático-científico para aqueles que desejam se tornar agentes multiplicadores do projeto e levar a conscientização ecológica para os frequentadores da Unidade de Conservação. Desde 2011, o Projeto Ilhas do Rio vem fazendo o levantamento e o monitoramento da biodiversidade do Monumento Natural das Ilhas Cagarras (MoNa Cagarras), com o patrocínio da Petrobras. Com duração de quatro horas, o treinamento conta com palestras, material de divulgação e certificado. Também serão utilizadas amostras de exemplares da biodiversidade das ilhas, que fazem parte da Coleção Zoológica Didático-Científica, da Seção de Assistência ao Ensino (SAE), do Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (MN/UFRJ), permitindo que os profissionais da área estejam familiarizados com as principais espécies que vivem na região. Com isso, espera-se contribuir para a formação de guias e operadores de turismo e de práticas esportivas mais habilitados para lidar com a crescente procura por atrativos naturais na cidade. Os interessados devem se inscrever pelo site do projeto.

Mais informações: http://ilhasdorio.org.br/novidades

Curso Biostartup para pesquisadores do CBI

Informamos que os organizadores do curso solicitam que também participem das equipes, alunos de graduação e de pós-graduação.


uerj_biostartup_443.pdf

Nota explicativa sobre as retificações de 09/01/2013 das Chamadas para Graduação Sanduíche

A CAPES e o CNPq, considerando as dificuldades técnicas nas inscrições de candidatos das chamadas abertas para a Graduação Sanduíche no Programa Ciência sem Fronteiras, resolvem retirar o Anexo dos cursos de graduação listados nestas chamadas.

Deverão inscrever-se apenas os alunos matriculados em cursos que constam no Cadastro da Educação Superior do MEC (Cadastro e-MEC) e que estejam associados às áreas e temas contemplados nas chamadas.

Serão elegíveis exclusivamente candidaturas vinculadas às áreas prioritárias determinadas pelo Governo Federal para o Programa Ciência sem Fronteiras, cabendo à CAPES e ao CNPq definirem a pertinência dessas candidaturas às diversas áreas e temas.

Os candidatos devem atentar para as alterações nas chamadas (vide no menu ao lado as últimas retificações).

Saiba mais clicando aqui

Instituto Ecológico Aqualung

Cursos em Meio Ambiente.
Conheça e faça sua inscrição através do site do Instituto

MBA em Tecnologia da Informação Executivo - Meio Ambiental, Petróleo e Gás

Clube de Engenharia / Escola Politécnica da UFRJ

3ª e 5ª - 19h às 22h ou aos sábados (quinzenal) - das 8h30 às 18h30<

Informações com Fernando nos tels. 2562-8203 e 8873-0855, Alaíde no tel. 2562-8147 ou no site do Conselho Regional de Biologia - 2ª Região

MBA em Tecnologia da Informação Executivo - Saúde

Clube de Engenharia / Escola Politécnica da UFRJ

3ª e 5ª - das 19h às 22h ou aos sábados (quinzenal) - das 8h30 às 18h30

Informações com Fernando nos tels. 2562-8203 e 8873-0855, Alaíde no tel. 2562-8147 ou no site do Conselho Regional de Biologia - 2ª Região