UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Glossário

Glossário - Esta área encontra-se em fase de atualização.

Caatinga

Ecossistema formado por pequenas árvores e arbustos espinhosos esparsos que perdem as folhas durante o período de seca. Flora típica do Sertão Nordestino Brasileiro.

Cadeia alimentar ou cadeia trófica

Série de organismos que transferem energia uns para os outros ao servirem de alimento.
O primeiro organismo da Cadeia Alimentar é intitulado "produtor" (por exemplo: plantas que capturam energia do sol pela fotossíntese), os seguintes são consumidores (herbívoros comem plantas, carnívoros comem outros animais, e assim por diante). No final do ciclo, vêm os decompositores (que decompõem a matéria orgânica, formando, por exemplo, fertilizante que alimenta as plantas). Exemplo: capim (produtor) - gafanhoto (consumidor primário) - ave (come o gafanhoto - consumidor secundário) - fungos e bactérias (decompõem a ave morta - decompositores).

Cadmio

O cádmio é um metal pesado que produz efeitos tóxicos nos organismos vivos, mesmo em concentrações muito pequenas. Pequenas quantidades são encontradas naturalmente no ar, na água, no solo e nos alimentos. Para a maioria das pessoas, a comida é a principal fonte de exposição ao cádmio porque muitos alimentos tendem a absorvê-lo e retê-lo. As plantas absorvem esse elemento principalmente do solo e da água. Uma grande parte do cádmio utilizado com fins industriais é obtido como produto da fundição de rochas que contêm zinco, cobre ou chumbo. Ele apresenta várias aplicações industriais, porém é freqüentemente usado para a produção de pigmentos, pilhas elétricas e plásticos.

Caméfito

Plantas lenhosas ou herbáceas perenes, com mais de 20 cm de altura ou quando mais altas com os ramos morrendo periodicamente. Exemplo: inúmeras ervas e subarbustos dos campos, cerrados e brejos temporários e plantas com estolhos.

Campirana

Área relativamente plana, pouco acidentada, com nenhuma ou poucas árvores, e coberta por ervas.

Campo sujo

Fitofisionomia do Cerrado caracterizada por apresentar vegetação herbácea-arbustiva com indivíduos arbóreos distribuídos muito esparsadamente.

Cânions

Desgaste do relevo por intermédio da passagem de um rio naquele local por muito tempo.

Canyoning

É a descida de penhascos e/ou cachoeiras, com auxílio de equipamento especial (rapel).

Capacidade de Carga

É a expressão genérica utilizada para designar os instrumentos de planejamento para o uso de áreas naturais e urbanas, protegidas ou não por legislação, visando à manutenção de sua qualidade ambiental, pela minimização de impactos negativos. Em geral, leva em consideração o número de pessoas suportável pela área, num dado tempo, que não comprometa aspectos biofísicos e permita ao mesmo tempo uma experiência agradável aos visitantes.

Capilaridade

Fenômeno que envolve a subida e a descida do nível de água do solo através de fendas minúsculas em rochas conhecidas como capilares.

Carollia perspicillata

Os morcegos do gênero Carollia têm sido apontados na literatura como sendo alguns dos principais dispersores de sementes de plantas pioneiras na Região Neotropical (mais ou menos correspondente à América Latina). De acordo com alguns autores, os Carollia apresentam forte interação com as plantas do gênero Piper, popularmente conhecidas como jaborandís e pimenteiras, incluindo a pimenta-do-reino (P. nigrum)

Cartas náuticas

Mapas que tratam de aspectos como a navegabilidade e a profundidade de regiões da baía, produzidos pela Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN).

Cartas sinóticas

Diagrama que mostra a evolução dos sistemas atmosféricos, como frentes-frias e ciclones.

Cassiterita

Minério de estanho.

Catádromo

Migração estacional de peixe da água doce que desce para desovar no mar.

Catáfilo

Folhas geralmente incolores e carnosas que cobrem os bulbos e que protegem as gemas axilares de muitas plantas. Exemplo: jacarandá

Caviomorfos

Grupo de roedores que apresentam quatro molares de cada lado da mandíbula. Podem apresentar, também, cinco dedos nas patas posteriores. Outra característica do grupo é o pequeno número de filhotes que nascem bem desenvolvidos após um longo tempo de gestação. Fazem parte desse grupo: o porquinho da índia, a preá, a capivara, a cotia, entre outros.

Celulose

Polímero de "cadeia longa" composto de um só monômero, carboidratado, classificado como polissacarídeo. é o componente estrutural primário das plantas e não é digerível pelo homem. Alguns animais, particularmente os ruminantes, podem digerir celulose com a ajuda de micro-organismos simbióticos.

Cerne

Parte interna do lenho da árvore envolvida pelo alburno, constituída de elementos celulares já sem atividade vegetativa, geralmente caracterizada por coloração mais escura.

Cerrado

Tipo de vegetação que ocorre no Planalto Central Brasileiro e em certas áreas da Amazônia e do Nordeste, em terreno geralmente plano, caracterizado por árvores baixas e arbustos espaçados, associados a gramíneas. As espécies desse tipo de vegetação apresentam troncos e ramos acentuadamente tortuosos e acinzentados.

CFC ou Clorofluorcarbono

Família de gases inventados pelo homem, não inflamáveis e de baixa toxicidade, usados por décadas como propelentes de aerossóis, para fabricar espumas, limpar equipamentos de precisão e em motores de aparelhos de refrigeração. Nos anos 70, descobriu-se que CFC é o grande vilão do buraco da Camada de Ozônio. Num processo, cujo principal marco é o Protocolo de Montreal, o uso do CFC vem sendo eliminado. A indústria vem desenvolvendo produtos alternativos, entre eles, os HCFC, também prejudiciais à Camada de Ozônio, mas em grau menor.

Chorume

Líquido venenoso que se forma na decomposição do lixo, podendo contaminar o ambiente, se não houver cuidados especiais.

Chumbo

Metal pesado tóxico utilizado pelo Homem em pilhas, gasolina, tintas especiais, canalizações etc. Mesmo que o seu uso fosse suspenso amanhã, ainda permaneceria no ambiente durante séculos.
Símbolo químico: Pb.

Chuva ácida

Chuva contaminada por poluentes atmosféricos, como os óxidos sulfúricos (de enxofre) e nítricos (de nitrogênio), emitidos, por exemplo, pelas chaminés das indústrias e escapamentos de automóveis. As gotas contaminadas (pH mais baixo) penetram no solo, envenenando-o, o que causa a morte de florestas. Também contaminam rios, lagos e corroem elementos como o mármore, ameaçando patrimônios artísticos.

Ciófitas

Plantas de lugares sombrios.

Clarificação

Qualquer processo ou combinação de processos que reduza a concentração de materiais suspensos na água.

Clímax

Em ecologia é o estágio final da sucessão de uma comunidade vegetal, em certa área, atingida sob determinadas condições ambientais, especialmente as climáticas e pedológicas, na qual a composição das espécies e a estrutura das comunidades bióticas são consideradas estáveis, embora a longo prazo, a evolução e as alterações dos processos ecológicos naturais possam vir a causar mudanças. No clímax, ocorre um relativo equilíbrio metabólico entre produção primária e respiração.

Clorofila

Pigmento existente nos vegetais, de estrutura química semelhante à hemoglobina do sangue dos mamíferos, solúvel em solventes orgânicos. Capta a energia solar para realização da fotossíntese.

Cobertura morta

Camada natural de resíduos de plantas espalhadas sobre a superfície do solo, para reter a umidade, protegê-lo da insolação e do impacto das chuvas.

Cobra d´água

Nome popular das serpentes neotropicais Helicops modestus. Animais que vivem grande parte do tempo na água. Hábitos noturnos e se alimentam de peixes.

Cocolito

Frústulas discoidais, estreladas ou placóides de paredes delgadas e freqüentemente perfuradas, produzidas por algas planctônicas calcárias, encontradas em sedimentos marinhos. São bastante abundantes em vasas calcárias modernas, tendo sido registradas em depósitos sedimentares do mundo inteiro desde o Cambriano até o Holoceno.

Coliformes

Bactérias ou seres unicelulares similares à Esterichia colli, presentes em expressivas quantidades nas fezes humanas e de outros animais. A presença de coliformes na água é sinal de contaminação fecal, podendo causar moléstias, como doenças de pele e hepatite.

Colmatagem

Deposição de partículas finas, como argila ou silte, na superfície e nos interstícios de um meio poroso permeável, por exemplo, o solo, reduzindo-lhe a permeabilidade.

Colmos

Caule das plantas gramíneas, entre a raiz e a espiga. Caule pouco consistente e sem nós do junco e da junça. Palha comprida de que se tiraram os grãos para cobrir as habilitações pobres nos campos.

Coluvião

Solo de encostas dos morros, na forma de partículas e agregados, que se acumulam nas partes mais baixas do relevo. Sinônimo: aluvião.

Colúvio

Porções de solo e detritos que se acumulam na base de um encosta, por perda de massa ou erosão superficial, cuja composição permite indicar tanto a sua origem quanto os processos de transporte. Nos limites de um vale, pode se confundir com o aluviões

Combustão

O processo de queima de uma fonte combustível como a madeira, carvão, óleo ou gasolina.

Compostagem

Processo de transformação de materiais orgânicos (lixo "úmido"), como restos de alimentos, em um fertilizante denominado composto, que tem a vantagem de melhorar a propriedades de retenção da umidade do solo. As usinas de compostagem nos centros urbanos realizam também a separação de lixo seco, encaminhando para a reciclagem.

Comunidade

Conjunto de populações concorrentes e que usualmente interagem de forma organizada.

Coquina

Sedimento carbonático muito poroso, composto predominantemente por fragmentos de conchas de moluscos, algas corais e outros restos orgânicos, em geral, cimentados por carbonatos de cálcio. Quando os fragmentos são pequenos (frações de milímetros), pode-se falar em microcoquina. A coquina litificada é chamada de coquinito. Quando ela é composta principalmente de fragmentos de crinóides, por exemplo, tem-se a criquina que, ao ser litificada, resultaria no criquinito.

Corais

Pequenos e frágeis animais marinhos do grupo dos cnidários que possuem esqueleto calcário (rígido) ou córneo (flexíveis). Durante muito tempo foram considerados plantas, por sua forma e hábito de viverem fixos no fundo do mar. No entanto, em estudos posteriores, observou-se que eles pertencem ao reino animal. Os cnidários incluem um grupo de organismos bem variados: águas-vivas, medusas, anêmonas-do-mar, octocorais, corais-pétreos e corais-de-fogo. Esses organismos podem viver isoladamente ou, como a maioria, constituírem colônias que apresentam grande variedade de formas, cores e tamanhos. Ambientes dominados por corais contribuem para o aumento da produtividade dos ecossistemas marinhos costeiros, pois realizam processos de produção de matéria orgânica e reciclagem de nutrientes que beneficiam não apenas a fauna local, mas também espécies transitórias que utilizam os corais para a reprodução, proteção ou alimentação.

Corredores Ecológicos

Porções de ecossistemas naturais ou seminaturais, ligando unidades de conservação, que possibilitam entre elas o fluxo de genes e o movimento da biota, facilitando a dispersão de espécies e a recolonização de áreas degradadas, bem como a manutenção de populações que demandam para sua sobrevivência áreas com extensão maior do que aquela das unidades individuais.

Correntômetro

Possui sensores que medem temperatura, condutividade, oxigênio dissolvido e turbidez na coluna d’água.

Criptófitas

Plantas perenes, herbáceas, com a parte principal do sistema caulinar reduzida a bulbo, cormo e rizoma, com as gemas abaixo da superfície do solo. Podem-se distinguir aqui as geófitas (criptófitas terrestres) e as hidrófitas fixas (plantas aquáticas com gemas escondidas no fundo da massa líquida ou enterradas no lodo) e as helófitas (plantas de brejo com gemas enterradas).

CTD

Gera indicadores como a condutividade, temperatura, pH, oxigênio dissolvido e a profundidade relativa a região do experimento onde esses parâmetros foram adquiridos.

Cultígeno

Espécie domesticada cuja origem é desconhecida por não se ter registro de ocorrência de seu ancestral silvestre. A área de taxonomia de plantas cultivadas e origem de culturas tem experimentado progresso palpável nas últimas duas décadas e culturas antes tidas como cultígenas (ex.: milho, mandioca e chuchu) tiveram seus ancestrais silvestres recentemente descobertos.