UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Glossário

Glossário - Esta área encontra-se em fase de atualização.

Maar

Lago de cratera vulcânica, porém cratera rasa de um vulcão que só explodiu uma vez sem derramamento de lava.

Macega

Erva daninha, infestante das searas. Macega-brava: erva graminácea (Erianthus saccharoides), também chamada cana-brava. Macega-mansa: gramínea alta e rígida, com folhas cortantes (Andropogon spathiflorus); também chamada capim-taquarizinho.

Maciço

Bloco da crosta terrestre limitado por falhas ou flexões e soerguido como uma unidade, sem modificação interna.

Macrofanerófitos

São plantas de alto porte, variando entre 30 a 50 m de altura, ocorrendo preferencialmente na Amazônia e no sul do Brasil.

Macrófitas

Forma macroscópica de plantas aquáticas, englobando as macroalgas.

Máfico

Mineral ferromagnesiano das rochas ígneas. Por exemplo, mica, piroxênio e anfibólio. Os minerais máficos são de cor escura.

Magma

Material em estado de fusão que, quando consolidado, dá origem a rochas ígneas. Substâncias pouco voláteis constituem a maior parte do magma e têm ponto de fusão e tensão de vapor elevados: SiO2, Al2O3, etc. As leis ordinárias da termodinâmica regem a segregação dos minerais constituintes da rocha sólida.

Magrém

Denominação dada pelo sertanejo nordestino à estação seca, estio prolongado, quando o gado emagrece.

Mamelão

Cume de forma arredondada.

Manancial

Fonte de onde se tira a água para abastecimento. Na escolha de um manancial, devem se levar em consideração a qualidade e quantidade de água disponível, o consumo atual e o provável no futuro.

Manejo de recursos florestais

Viabiliza a manutenção de florestas em áreas privadas como forma de conservação de ecossistemas através do abate controlado e do replantio de espécies comercializáveis. Alguns produtos que podem ser manejados de forma sustentável são o palmito, o xaxim, diversas plantas medicinais e temperos e algumas espécies de madeira (seja para lenha ou construção). Outro aspecto importante desse manejo é garantir uma melhor qualidade de vida às famílias que habitam as áreas florestadas e que, com freqüência, possuem baixo nível de renda.

Manguezal

Ecossistema situado em áreas costeiras tropicais, como estuários e lagunas, regularmente inundado por água salobra.

Maré Vermelha

Floração ou proliferação excessiva de microorganismos aquáticos, com predominância de uma espécie, decorrente do aparecimento de condições ambientais favoráveis, podendo causar alteração na coloração da água e/ou formação de uma camada espessa na superfície.

Maricultura

Cultivo de organismos marinhos.

Marnéis

São pré-concentrados de sal, podendo se constituir em valas de infiltração abertas paralelamente a lagunas ou enseadas ou em braços de água barrados com diques. Ou valas de infiltração, são braço de lagoa de pouca profundidade, barradas pelos salineiros com diques de terra, munidos de comportas para dar entrada às águas ou esgotá-las depois das chuvas.

Massapé

Nome popular usado no norte do Brasil para solos pretos argilosos, calcíferos. Em São Paulo, designam-se assim os solos argilosos, provenientes da decomposição de xistos metamórficos.

Mastozoologia

Estudos da biologia de mamíferos.

Mata Ciliar (ou Mata Galeria)

Vegetação que beira rios e lagos, protegendo-os como os cílios protegem nossos olhos. Por exemplo, as raízes das árvores favorecem a penetração lenta da água da chuva no solo, evitando a erosão.

Matacão

Fragmento de rocha destacado de diâmetro superior a 25 cm, comumente arredondado. As origens são várias: por intemperismo, formando-se in situ os chamados matacões de esfoliação; por atividade glacial (matacões glaciais); por trabalho e transporte fluvial; por ação das vagas no litoral.

Matéria orgânica

Composto natural de resíduos animais e vegetais que são passíveis ou sofreram decomposição.

Matriz de interação

Método de avaliação de impacto ambiental que consiste na elaboração de matrizes que dispõem, em um dos eixos, os fatores ambientais e, no outro, as diversas ações realizadas para a implantação de um projeto. Nas quadrículas definidas pela intercessão das linhas e colunas, assinalam-se os prováveis impactos diretos de cada ação, sobre cada fator ambiental, identificando-se o conjunto de impactos diretos a serem gerados e destacando-se tanto os múltiplos efeitos de cada ação como a soma das ações que se combinam para afetar um determinado fator ambiental.

Medidas Compensatórias

Medidas tomadas pelos responsáveis pela execução de um projeto, destinadas a compensar impactos ambientais negativos, notadamente alguns custos sociais que não podem ser evitados ou uso de recursos ambientais não renováveis

Medidas Corretivas

Ações para a recuperação de impactos ambientais causados por qualquer empreendimento ou causa natural. Significam todas as medidas tomadas para proceder à remoção do poluente do meio ambiente, bem como restaurar o ambiente que sofreu degradação resultante destas medidas.

Medidas Mitigadoras

São aquelas destinadas a prevenir impactos negativos ou reduzir sua magnitude. é preferível usar a expressão "medida mitigadora" em vez de "medida corretiva", uma vez que a maioria dos danos ao meio ambiente, quando não pode ser evitada, pode apenas ser mitigada ou compensada.

Medidas Preventivas

Medidas destinadas a prevenir a degradação de um componente do meio ou de um sistema ambiental.

Meristema

Região do domo apical constituída de células meristemáticas. Meristemas são encontrados em regiões de crescimento, como a ponta de raiz, axila de folhas e primórdios caulinares. Quando cultivados in vitro, em condições ideais, apresentam a capacidade de se diferenciarem e regenerarem o indivíduo semelhante àquele que lhe deu origem.

Meristema apical

Meristema das extremidades em crescimento dos caules, ramos e raízes.

Mesofanerófitos

São plantas de porte médio, variando entre 20 e 30 m de altura, ocorrendo preferencialmente nas áreas extra amazônicas.

Mesófila

Vegetação adaptada a viver em ambiente com mediana disponibilidade de água, no solo e na atmosfera.

Metamórfica

Um dos três grandes grupos de rochas. As rochas metamórficas originam-se de rochas magmáticas ou sedimentares por processos especiais de transformação. Devido a esses processos, formam-se minerais novos e texturas novas. Apresentam, freqüentemente, estruturas paralelas, que lembram a estratificação das rochas sedimentares. Tal estrutura (foliação) é devida à orientação dos minerais. Em certas rochas metamórficas, como as provenientes de metamorfismo de contato, pode não ocorrer foliação. Metamórficas, nos planos de falhas, orientação de grãos e fósseis em sedimentos.

Metano

É o hidrocarboneto mais simples e o componente principal do gás natural. Está presente no petróleo e jazidas de gás e é produzido por processos biológicos em lodos, pântanos, arrozais, lixeiras e nos intestinos de muitos organismos vivos, desde térmitas a vacas. O metano proveniente de lixeiras coloca riscos de explosão. A um nível mais global, contribui para o efeito estufa, com a sua capacidade para reter o calor do Sol. Símbolo químico: CH4.

Micaxisto

Tipo de mineral encontrado na natureza em camadas.

Microbacia

Espaço físico delimitado de uma área drenada por um curso d´água, formada em geral por rios de até 2a ordem e com até 3 mil hectares.

Microfanerófitos

São plantas de baixo porte, variando entre 5 e 20 m de altura, ocorrendo preferencialmente nas áreas nordestinas e no Centro-Oeste.

Migmatito

Rocha gnáissica mista, constituída de material sedimentar e magmático,  formado por uma espécie de injeção. Atualmente, segundo o conceito de Eskola, rocha mista, gnáissica, originada por mobilização magmática, parcial ou total, de uma rocha prévia na tecnosfera.

Milonito

Rocha finamente triturada por movimentos e forças tectônicas e posteriormente solidificada. Muito freqüente em regiões falhadas.

Mimetismo

Capacidade de certas espécies de tornarem a cor, a textura e a configuração de objetos do meio em que vivem ou de outras espécies, como forma de defesa contra predadores; em sentido figurado, é usado como mudança conforme o meio.

Monóclina

Espécie que apresenta flores hermafroditas.
Do grego, mono = um; clinos = leito; ou seja, ambos os sexos contidos no mesmo receptáculo floral.

Monóica

Espécie díclina que apresenta flores masculinas e femininas no mesmo indivíduo (ex.: mandioca, seringueira).

Monóxido de Carbono (CO)

Gás incolor e inodoro que resulta da queima incompleta de combustíveis. Os efeitos da exposição de seres humanos ao monóxido de carbono estão associados à capacidade de transporte de oxigênio no sangue. A elevação dos índices de CO pode resultar em altos níveis de carboxihemoglobina no sangue, afetando a capacidade de trabalho e de exercício físico em pessoas sadias. Resultam também em efeitos cardiovasculares, agravando seriamente o quadro de portadores de doenças cardíacas.

Montano

Relativo a ambientes que ocupam a faixa de altitude geralmente situada entre 500 a 1.500 metros.

Montante

Um lugar situado acima de outro, tomando-se em consideração a corrente fluvial que passa na região. O relevo de montante é, por conseguinte, aquele que está mais próximo das cabeceiras de um curso d´água, enquanto o de jusante está mais próximo da foz.

Morena

Depósito em forma de lombadas ou de forma irregular, transportado e sedimentado pelo gelo, associado ou com geleira do tipo alpino ou com geleira do tipo continental. O material constituinte das morenas é de natureza conglomerática ou tilítica.

Mounds

Monumentos em forma de colinas, que serviam de túmulos, templos e locais para moradia.

Mucilagem

Designação comum aos compostos viscosos produzidos por plantas.

Mussismila hispida

Espécies de corais endêmicos, encontrados somente no Brasil. São conhecidos, também, como corais "cérebro".

Mutualismo

Interação entre duas ou mais espécies biológicas distintas na qual os membros se beneficiam da associação.