Glossário - Esta área encontra-se em fase de atualização.
Iceberg
Grande bloco de gelo, de origem continental, que flutua no mar. Origina-se do colapso da parte terminal das geleiras ao atingir o mar. Cerca de 1/9 de massa do iceberg emerge da água. Observam-se, às vezes, até 100m de emergência. Os icebergs freqüentemente incluem muito material detrítico, que pode depositar-se por degelo em regiões não sujeitas à glaciação.
Ictiofauna
Totalidade das espécies de peixe de uma região.
Ictiologia
Ciência que estuda os peixes.
Idiomorfo
Cristal que mostra forma própria.
Igapós
Trecho da floresta invadido por enchente, após inundação dos rios, onde as águas ficam estagnadas durante algum tempo. Pântano dentro da mata.
Igarapés
Esteiro ou canal estreito que só se dá passagem a igaras ou pequenos barcos; riacho, ribeirão, ribeiro, riozinho.
Ilha de Calor
Características meteorológicas de determinada área urbana ou industrial que a distinguem de áreas vizinhas. Em tais áreas geralmente ocorrem temperaturas mais altas, perfis térmicos noturnos menos estáveis junto à superfície do solo, umidades do solo, umidades relativas comparativamente mais baixas. As ilhas de calor estão associadas à qualidade do meio e à qualidade de vida das populações urbanas.
Iliófago
Peixes que ingerem substrato formado por lodo ou areia, que, por si só, não representa um tipo de alimento. O substrato é ingerido porque nele são encontrados os alimentos procurados (animal, vegetal ou detrito), sendo que esses peixes contam com um aparelho digestivo adaptado para selecioná-lo
Imantodes Cenchoa
Serpentes neotropicais de nome popular "dorme-dorme". Hábitos arbóreos (vivem nas copas das árvores), noturnos e se alimentam de anfíbios e lagartos.
Impacto Ambiental
De acordo com a Resolução 001/86 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), é qualquer alteração das propriedades físico-químico ou biológicas do meio ambiente, causada direta ou indiretamente pela ação humana, e que possa afetar a saúde, segurança, bem estar das pessoas, condições estéticas e sanitárias do ambiente, a qualidade dos recursos naturais. O impacto ambiental pode ser negativo ou positivo. A mesma Resolução determina que empreendimentos de maior porte devem fazer previamente o EIA/RIMA, Estudo e Relatório de Impacto Ambiental.
In Natura
Natural, que não sofreu nenhuma forma de processamento químico.
Incineração
Processo de queima de resíduos sólidos ou semi-sólidos em incineradores, com o objetivo de reduzir o volume de resíduos e seus efeitos sobre o meio ambiente; não é o mesmo que queima de lixo ao ar livre, que tem efeitos nocivos sobre o meio ambiente.
Inclusão
Corpo estranho gasoso, líquido ou sólido incluso na massa de um mineral ou rocha.
Ingrediente Inerte
Substância não ativa em relação à eficácia dos agrotóxicos, seus componentes e afins, resultante dos processos de obtenção desses produtos, bem como aquela usada apenas como veículo ou diluente nas preparações.
Inselbergue
Denominação dada por Bornhardt às elevações ilhadas em regiões de clima árido quente e semi-árido. Os inselbergues são como restos que aparecem em um terreno quase totalmente submetido à pediplanação.
Insetívora
O que se alimenta de inseto.
Intemperismo
Conjunto de processos atmosféricos e biológicos que causa a desintegração e modificação das rochas e dos solos.
Interflúvio
Níveis de relevos que separam os fundos de vales.
Intracrustal
Rocha de origem magmática, formada no interior da crosta terrestre. Ao contrário, super e supracrustal são rochas vulcânicas de origem magmática, consolidadas na parte superior da crosta.
Intrusão
Penetração forçada de rocha fundida ou magma em ou entre outras rochas.
Inversão térmica
Fenômeno atmosférico que ocorre quando uma camada de ar frio fica mais próxima do solo de que o ar quente, impedindo o movimento ascendente do ar atmosférico. Em locais industrializados a inversão térmica leva à retenção de poluentes nas camadas da atmosfera próximas do solo, ocasionando problemas de saúde.
Invertebrados
São exemplos de animais bentônicos: moluscos, crustáceos (tatuí, pulga da praia, etc), poliquetas (minhocas marinhas), equinodermas (como as estrelas-do-mar).
IPCC
Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima, estabelecido em 1988 pela Organização Meteorológica Mundial - OMM e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - PNUMA. Estuda, discute e orienta a implementação da Convenção do Clima e do Protocolo de Kyoto.
ISO
Abreviatura de International Organization for Standartization. Entidade fundada em 1947 que congrega órgãos de normatização em diferentes áreas e em diversos países. Emite certificados de qualidade, com credibilidade internacional, que funcionam também como instrumento de marketing das empresas que os recebem, visto que geram uma imagem positiva e facilitam a exportação.