UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Glossário

Glossário - Esta área encontra-se em fase de atualização.

La niña

Episódio frio do oceano Pacífico. é o resfriamento anômalo das águas superficiais do oceano Pacífico Equatorial, Central e Oriental. De modo geral, pode-se dizer que La Niña é o oposto de El Niño, pois as temperaturas do mar nesta região situam-se em torno de 25º C.

Lacólito

Intrusão de massa eruptiva lentiforme, de secção horizontal geralmente circular ou subcircular. Tipo de intrusão concordante em rochas estratificadas, que se curvam a fim de se acomodar à intrusiva.

Lagamar

Espécie de golfo ou baía, formando um recanto abrigado na margem de um rio ou de uma enseada. Lagoa de água salgadas, próximas ao mar.

Lago

Massa de águas paradas, que fazem parte dos ecossistemas lênticos, que pode ter origens diversas. Os lagos variam em tamanho, extensão e profundidade e são muito sensíveis às agressões ambientais, uma vez que suas águas são renovadas muito lentamente; é o caso da eutrofização. A Limnologia estuda o comportamento dos lagos.

Lagoa

Um dos hábitats lênticos (águas quietas), são extensões pequenas de água em que a zona litoral é relativamente grande e as regiões limnética e profunda são pequenas ou ausentes.

Laguna

Bacia litoral de águas quietas, separada do mar apenas por uma restinga de areia e com o qual mantém comunicação intermitente.

Lamprófiro

Rocha intrusiva, melano ou mesocrática, ocorrendo sob forma de dique. Certos tipos são freqüentemente associados a granito.

Lapa

Camada de rocha subjacente a um determinado estrato.

Laterita

Nome dado aos solos vermelhos das zonas úmidas e quentes.

Latifoliada

Vegetação com abundância de espécies dotadas de folhas largas.

Latossolo

Tipo de solo de cor avermelhada, predominante do clima quente úmido de grande espessura, de bastante porosidade, pobres em nutrientes e minerais. é encontrado em florestas e cerrados.

Lava

Magma afluente à superfície sob forma líquida. Sua solidificação origina rochas efusivas ou vulcânicas, de estrutura porosa, vítrea e textura porfirítica. Distinguem-se, quanto à forma, dois tipos principais de lavas: lava em bloco e cordada. As lavas de composição ácida possuem grande viscosidade; as de composição básica são mais fluidas.

Lençol Freático

É um lençol d´água subterrâneo que se encontra em pressão normal e que se formou em profundidade relativamente pequena.

Lenticelas

Um dos poros corticais nos caules de plantas lenhosas pelos quais o ar penetra nos tecidos subjacentes.

Lêntico

Ambiente aquático em que a massa de água é parada, como em lagos ou tanques. Designa também os seres vivos de águas paradas.

Liana

Plantas lenhosas e/ou herbáceas reptantes (cipós) com as gemas e brotos de crescimento situados acima do solo, protegidos por catáfilos, ocorrendo quase que exclusivamente nas áreas florestais.

Lignina

Substância que se deposita nas paredes das células vegetais conferindo a essas notável rigidez.

Limnologia

Termo criado em 1892, pelo suíço F.A.Forel, para designar a aplicação dos métodos de oceanografia ou da oceanologia às águas estagnadas continentais (lagos). Entretanto, o I Congresso Internacional de Limnologia, realizado em Kiel, em 1922, propôs designar sob o termo limnologia a ciência da água doce, aplicando-a ao conjunto de águas continentais ou interiores, separadas do mundo oceânico.

Limo

1) Matéria desagregável, carregada por correntes fluviais ou marinhas e depositada no leito e nas margens dos rios e do mar. Em geral, o limo atua como fertilizante natural do solo;
2) Vegetação verde, microscópica, que atapeta, manchando de verde, as pedras, as paredes e os troncos. Ocorre onde há umidade.

Líquens

Associação permanente entre uma alga e um fungo, comumente encontrada nos troncos das árvores e sobre rochas. Portanto, são organismos mistos, simbióticos (Resolução CONAMA 012/94).

Litólico

Rochoso; solo onde aflora grande número de matacões de dimensões variadas.

Litosfera

Crosta da Terra; parte da biosfera que consiste na camada superior de rochas que interagem com a hidrosfera e a atmosfera.

Lixão

Local onde se deposita o lixo sem projeto ou cuidado com a saúde pública e o meio ambiente.

Lixívia

Solução ou suspensão de materiais residuais de um processo industrial. Por exemplo: lixívia negra ou licor negro é o resíduo que resulta do cozimento e da lavagem da celulose na indústria de papel.

Lixiviação

Arraste vertical, pela infiltração da água, de partículas da superfície do solo para camadas mais profundas.

Lixo Atômico

Resíduos gerados em usinas nucleares, equipamentos radiológicos, processos de medicina nuclear.

Lixo Comercial

Resíduos gerados por estabelecimentos comerciais, lojas, restaurantes, bancos etc.

Lixo Doméstico

Resíduos gerados nas residências, podendo conter uma grande quantidade de material tóxico, como restos de tinta, pilhas, baterias etc.

Lixo hospitalar

Gerado por serviços de saúde, como farmácias, clínicas e hospitais. São dois tipos: resíduos comuns, compostos por papéis, embalagens, restos de alimentos etc, materiais sépticos ou perigosos, gerados nas salas cirúrgicas, remédios etc.

Lixo Industrial

Resíduos sólidos gerados pelas indústrias. O destino é de responsabilidade delas, sendo controlados pela agência ambiental do Estado.

Lodge

Meios de hospedagem ambiental e ecológico que estejam localizados em áreas de selva ou de outras belezas naturais preservadas; que estejam integrados à paisagem local, sem qualquer interferência ao meio; que se situem em locais fora dos centros urbanos e que ofereçam a seus usuários instalações, equipamentos e serviços simplificados, próprios ou contratados, destinados ao transporte para o local, hospedagem, alimentação, e programas voltados à integração com o meio ambiente e o aproveitamento turístico.

Lodo

Sólidos acumulados e separados dos líquidos durante um processo de tratamento, ou depositados no fundo dos rios ou outros corpos de água.

Lopólito

Corpo magmático intrusivo de grandes dimensões, deprimido na parte central, freqüente nos fundos de geossinclinais.

Luz ultravioleta (UV)

Radiação que pode causar reações químicas nocivas; na natureza, os raios UV do Sol são bloqueados pela camada de ozônio na atmosfera, daí a importância de sua proteção.