UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Cabos de fibra óptica usados na guerra aparecem em ninhos de aves na Ucrânia; veja FOTOS

02/07/2026

Um pequeno ninho trançado com capim e cabos de fibra óptica, encontrado perto da linha de frente da guerra na Ucrânia, mostra como o conflito, iniciado há mais de quatro anos, também está transformando o ambiente natural do país, segundo pesquisadores.
Ao longo dos cerca de 1.200 quilômetros da linha de combate, áreas inteiras estão cobertas por cabos de fibra óptica ultrafinos.
Eles são usados por tropas ucranianas e russas para controlar drones de ataque sem depender de sinais de rádio, o que dificulta o bloqueio eletrônico dos equipamentos.
Os fios podem chegar a 20 quilômetros de comprimento e ficam presos em árvores, espalhados por campos e sobre telhados de cidades próximas às zonas de combate. Sob a luz do sol, formam estruturas que lembram grandes teias de aranha.
Agora, algumas aves começaram a reutilizar os cabos descartados na construção de seus ninhos.
Yana Hrynko, pesquisadora do Museu Nacional da História da Ucrânia na Segunda Guerra Mundial, em Kiev, examinou cuidadosamente dois ninhos delicados enviados ao museu por integrantes das Forças Armadas que atuam na linha de frente.
“Objetos como ninhos de pássaros com fragmentos de fibra óptica mostram como a própria natureza da guerra mudou”, afirmou.
A Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022, usando tanques, veículos blindados e artilharia. Para enfrentar a vantagem russa em armamentos convencionais, a Ucrânia passou a investir fortemente no desenvolvimento de drones. Atualmente, esses equipamentos têm papel central no campo de batalha.
Segundo Hrynko, ainda não se sabe quais espécies construíram os ninhos nem como as aves conseguiram recolher fios tão longos.
“O primeiro ninho é formado principalmente por capim seco e cabos de fibra óptica. O material está trançado de maneira bastante firme”, explicou.
Militares ucranianos que atuam nas regiões de Donetsk, Kharkiv e Zaporizhzhia também relataram ter encontrado estruturas semelhantes e publicaram fotos e vídeos nas redes sociais.
Um dos dois ninhos ficará em Kiev e será incorporado ao acervo do museu sobre a guerra. O outro será enviado para análise na Holanda e depois devolvido à Ucrânia, segundo os pesquisadores.

Leia mais no g1

Novidades

Em Laranjeiras, casal de maritacas faz ninho em apartamento e filhotes e acabam sob os cuidados de moradora; vídeo

05/11/2026

Tem coisas que só acontece no Rio. Uma moradora de Laranjeiras, ali perto do Parque Guinle, voltou d...

VÍDEO: Grupo de golfinhos é visto no mar da Ilha Grande, em Angra dos Reis

05/11/2026

Um grupo de golfinhos-pintados-do-Atlântico foi visto no mar da Ilha Grande, em Angra dos Reis (RJ),...

Pesquisa da Ufes encontra peixes com tumores e deformidades 11 anos após desastre de Mariana; VÍDEO

05/11/2026

Onze anos após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, Minas Gerais, pesquisa realizada pela...

Brasil lança ´mapas do caminho´ para incentivar os países a diminuírem o desmatamento e o uso dos combustíveis fósseis

05/11/2026

Antes de passar o bastão da presidência da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (...

5 regiões de recifes de coral estão em risco crítico no Brasil

05/11/2026

Cinco das oito ecorregiões de recifes de coral do Brasil estão em risco crítico de colapso, segundo ...

Cinco maneiras que o aumento do nível do mar pode afetar o Reino Unido e outros lugares

05/11/2026

O aumento do nível do mar pode parecer um problema dos outros se você mora no interior. Mas, mesmo a...