UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Curitiba tem déficit de mais de 260 mil árvores, aponta levantamento; saiba como solicitar plantio na sua rua

26/02/2026

A arborização nas ruas de Curitiba é composta por cerca de 318 mil árvores. Mas um levantamento da prefeitura aponta que a cidade tem espaço e condições de plantar mais 262 mil árvores em todas as regionais.
Os dados são do Plano Municipal de Arborização Urbana de Curitiba, que apresenta as diretrizes de planejamento para a implantação e manejo da arborização da capital. Confira abaixo os déficits de arborização de cada regional administrativa.
O cálculo do déficit de plantio leva em conta a extensão total das calçadas da cidade — mais de 9 mil quilômetros —, um espaçamento médio ideal de 12 metros entre árvores e um índice de desconto de 40% para considerar limitações técnicas dos locais.
"Esse é um planejamento que, ao longo de mais alguns anos, a gente consegue bater manejando o que a gente já tem", afirma o Superintendente de Obras e Serviços e Chefe do Departamento de Arborização e Produção Vegetal de Curitiba, Jean Brasil.
De acordo com Jean Brasil, a população pode usar o telefone 156 para entrar em contato com a prefeitura e solicitar o plantio de árvores. É possível ainda sugerir uma espécie de preferência.
Após o pedido, a prefeitura deve encaminhar uma equipe técnica para avaliar as condições do local e planejar a execução do plantio.
Até as 23h desta sexta-feira (27), os moradores de Curitiba também podem sugerir melhorias no Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU) pela internet. O link da pesquisa está disponível pelo site Conecta, do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap). O login deve ser feito com o registro dos participantes no eCidadão.
O Plano Municipal de Arborização Urbana indica quais são as espécies recomendadas para cada região da capital, levando em consideração as condições de cada via pública e se o local faz parte de uma área industrial ou poluída.
A regional administrativa com maior necessidade de arborização na capital é a Cidade Industrial de Curitiba (CIC), com um déficit de plantio superior a 48 mil árvores.
Em entrevista ao g1, o climatologista Francisco Mendonça, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), afirma que as áreas verdes dentro das grandes cidades foram detectadas já no século 19 como fundamentais à garantia da qualidade ambiental urbana.
"As áreas verdes têm um papel fundamental na manutenção da água na superfície e na purificação do ar, que são condições fundamentais da vida da gente. Elas equilibram o balanço da radiação térmica solar", explica.
Segundo o chefe do Departamento de Arborização e Produção Vegetal de Curitiba, a arborização urbana atenua as ondas de calor e a velocidade e força dos ventos. "É um grande benefício para as pessoas, até mesmo psicológico", diz.

Termine de ler esta matéria clicando no g1

Novidades

Álbum da Cidade do Rio de Janeiro, produzido em 1920, está na Biblioteca Carioca, aberta na Semana de Arte do Rio

22/09/2026

O Centro Histórico ganhou uma novidade na Semana de Arte do Rio. Após dez anos de funcionamento, a a...

Estudantes de 14 a 18 anos criam projetos de Sustentabilidade

22/09/2026

A urgência da crise climática e a busca por soluções sustentáveis ocupam a atenção da nova geração d...

Elefante Sandro, que vivia em Sorocaba (SP), é transferido para santuário em Mato Grosso

22/09/2026

O elefante asiático Sandro, de 54 anos, chegou nesta sexta-feira (18) ao Santuário de Elefantes Bras...

Ararinhas-azuis têm controle reforçado após casos de circovírus

22/09/2026

O circovírus fez o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) ampliar, desde a...

Edital busca soluções que ampliem o acesso à água no Maranhão

22/09/2026

A Mamba Water abre as inscrições para o Edital Corrente Pela Água, o primeiro edital do Mamba Water ...

Mymba Kuéra: como foi o monumental resgate de mais de 30 mil animais durante a construção de Itaipu, entre o Brasil e o Paraguai

22/09/2026

"Era um grande desafio. O Paraguai nunca havia feito nada parecido, nós fomos os pioneiros." Darío P...