21/01/2025
Nesta semana, a Prefeitura de Manaus deu início ao plantio de árvores de 150 novas mudas de ipês, oiti, jutairana e chuva de ouro da amazônia (lofantera). A promessa é de chegar à soma de 15 mil mudas até o final de 2025. O objetivo é expandir a cobertura vegetal e melhorar a qualidade ambiental da cidade.
Em 2024, Manaus foi fortemente impactada pela seca prolongada e pelas queimadas. Em meados de agosto, a qualidade do ar foi classificada como insalubre para pessoas sensíveis. A Unicef chegou a emitir um alerta pedindo que evitasse a exposição de crianças ao ar livre. Em todo o estado, os rios da Amazônia secaram antes do previsto e assim permaneceram por um longo período.
Considerando o fato de que a cidade de Manaus está localizada no estado do Amazonas, em meio a abundante Amazônia, era de esperar que a região fosse uma das mais arborizadas no país: é exatamente o oposto. Com apenas 23,90% de área coberta por vegetação, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Manaus está entre as capitais menos arborizadas do Brasil.
No ano passado, a prefeitura foi criticada por investir mais de R$ 50 milhões no chamado “Parque Gigantes da Floresta”, uma espécie de simulação da floresta amazônica em concreto com esculturas e árvores feitas de metal. Agora, a gestão talvez queira correr atrás do prejuízo.Por meio do Programa de Arborização e Conservação Florestal (Manaus Verde), a cidade pretende espalhar o plantio de árvores em 50 espaços públicos até o final do ano. A iniciativa é responsável pela arborização da capital amazonense. Ao longo do ano, são realizados os serviços de produção, plantio e doação de mudas e a manutenção da arborização pública, com podas, adubação e fixação de tutores (acessórios para ajudar no equilíbrio e crescimento de mudas).
O programa Manaus Verde é o responsável pela arborização da capital amazonense. Ao longo de todo o ano, são realizados os serviços de produção, plantio e doação de mudas e a manutenção da arborização pública, com podas, adubação e fixação de tutores (acessórios para ajudar no equilíbrio e crescimento de mudas).
De acordo com o Semmasclima (Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudanças do Clima), de 2021 a 2024, 23.026 mudas foram plantadas. No mesmo período, 261.339 foram doadas à população em 213 ações. Já no Centro de Produção de Mudas, nos últimos 4 anos, foram produzidas 542.615 unidades.
Os benefícios de plantar árvores em espaços públicos incluem reduzir a temperatura do ambiente, regular o ciclo da água ao absorverem e liberarem água da chuva, além de ajudar a filtrar poluentes do ar, como dióxido de enxofre, amônia, dióxido de nitrogênio e partículas em suspensão. A presença de áreas verdes tem sido associada ainda à melhoria na saúde mental, ao impacto estético positivo na paisagem urbana e ao aumento da biodiversidade, uma vez que cria habitats para aves, insetos e outros animais.
Fonte: CicloVivo
Dezenas de arraias são flagradas na beira da Praia do Farol, em Arraial do Cabo; vídeo
21/01/2025
Material escolar usado vale dinheiro em projeto sustentável
21/01/2025
Agricultor transforma área de pastagem e terreno degradado por enxurrada em símbolo de preservação no ES
21/01/2025
Lei no Mato Grosso reclassifica área da Amazônia em Cerrado
21/01/2025
Manaus inicia plantio de 15 mil árvores em espaços públicos
21/01/2025
Como o Brasil poderia melhorar a destinação do seu lixo
21/01/2025