UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Prefeitura do Rio determina faxina com detergente em locais de grande movimento

24/03/2020

A prefeitura do Rio de Janeiro começou nesta segunda-feira uma espécie de faxina geral em locais de grande movimento para tentar desinfectar locais públicos para evitar a propagação do novo coronavírus. Acessos a estações do metrô, trens, BRTs, pontos de ônibus e hospitais estaduais e municipais serão lavados com detergente. O anúncio foi feito pelo prefeito Marcelo Crivella como forma de tentar conter o avanço da pandemia na cidade. Até as 13h desta segunda-feira, 207 casos foram confirmados, um aumento de 245,5% em relação ao dia 17 de março.
O presidente da Comlurb, Paulo Mangueira, explicou que serão usados 20 caminhões e 30 pulverizadores. A prioridade será concentrar a limpeza de bairros da Zona Sul, Barra que concentram o maior número de casos, bem como o Centro. Locais onde tradicionalmente a população de rua dorme também serão limpos durante o dia. Segundo Paulo Mangueira, essa estratégia de limpar locais públicos também está sendo empregada em outros países.
– O que nos assustou foi que, em dois dias, o número de casos quase dobrou na última semana. Isso nos forçou a tomar outras medidas, como determinar o fechamento do comércio a partir desta terça-feira por recomendação da comunidade científica. Nas favelas, por exemplo, a atividade comercial é o que traz maior movimento. Mas, se continuar a expansão, podemos estender essa atividade para outras áreas como consultórios que prestam serviços, como dentistas e até a indústria – disse o prefeito.
Em um balanço divulgado no inicio da tarde, o prefeito Marcelo Crivella disse que 80 por cento de um lote de 180 mil doses de vacinas contra a gripe já foram aplicadas no primeiro dia de vacinação. Já a secretária municipal de Saúde, Ana Beatriz Busch, anunciou um esquema especial para vacinar profissionais de saúde e idosos que moram em condomínios ou em regiões em que a prefeitura conta com unidades do programa de saúde da família.
Para isso, o município vai cadastrar médicos e enfermeiros. Será preciso informar o registro profissional) em um link no site da prefeitura (www.rio.rj.gov.br) a ser divulgado nas próximas horas pela Secretaria municipal de Saúde. Nesse endereço, também estarão relacionados 29 locais onde as doses da vacina poderão ser retiradas e como acondicioná-las. Crivella explicou que médicos que moram em condomínios da Barra e da Zona Sul também terão acesso ao serviço.
– Não é preciso correr até os postos do Detran. Isso superlota os postos e provoca engarrafamentos – disse a secretária municipal de Saúde, Ana Beatriz Busch.
Segundo a secretária, as adaptações no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla (Acari), que será referência para o atendimento dos casos de coronavírus, já foram concluídas, com os leitos da maternidade transferidos para a unidade Herculano Pinheiro, em Madureira. Hoje, a prefeitura já conta com cerca de 100 leitos disponíveis em Acari. Todos os doze pacientes internados com complicações da doença estão sendo atendidos pela prefeitura no Hospital Ronaldo Gazolla. O Hospital também recebeu 3 mil máscaras para os profissionais de saúde.
Por sua vez, Crivella disse que os dez hotéis que a prefeitura está alugando diárias terão como prioridade idosos que moram em comunidades da Zona Sul. Os valores das diárias ainda estão sendo negociados. Outra medida envolvendo comunidades será a colocação de galões com água e sabão para as pessoas lavarem as mãos. Também haverá espaços para a população de rua no Sambódromo, em um galpão no Santo Cristo, e em um espaço cedido pela Firjan em Honório Gurgel.
– As medidas burocráticas estão sendo tomadas. Mas nada disso supera a decisão consciente de cada cidadão de se isolar, de sair à rua sem necessidade. E de isolar principalmente os idosos – acrescentou o prefeito.
Bispo licenciado da Igreja Universal, o prefeito encerrou a coletiva, feita pela internet para reduzir o risco de contaminação, com a oração Pai Nosso. Ele disse que que se tratava de um gesto independente de religião.
– Precisamos da ajuda de Deus, fé nesse momento. Seja qual for a religião. Católicos, espíritas, evangélicos. Todos os nosso encontros vão terminar com uma oração – disse o prefeito.

Fonte: O Globo

Novidades

Jovens Cientistas vão expor criações em festival na Quinta da Boa Vista

11/11/2025

A Quinta da Boa Vista, na Zona Norte do Rio, receberá nesta sexta-feira e sábado, o Festival da Ciên...

Despoluição da Baía de Guanabara promete regenerar Praia da Bica, que deve voltar a ficar limpa no verão 2026/2027

11/11/2025

Após décadas em que o mar era apenas parte da paisagem na Ilha do Governador, a Praia da Bica deve v...

´Dama-escarlate´: nova bromélia é descoberta no ES e já corre risco de desaparecer; VÍDEO

11/11/2025

Uma nova espécie de bromélia foi descoberta por pesquisadores do Instituto Nacional da Mata Atlântic...

Exposição no Museu de Arte do Rio Grande do Sul debate relação entre tecnologias digitais e meio ambiente

11/11/2025

O uso experimental da tecnologia como ferramenta crítica, política e poética é uma das marcas do tra...

Governador do Pará diz que COP 30 na Amazônia é oportunidade para dar protagonismo às florestas tropicais

11/11/2025

Após a abertura oficial da COP 30 em Belém, nesta segunda-feira (10), o governador do Pará, Helder B...

O ´roubo´ que mudou a história de Belém e da Amazônia — e suas lições para a cidade da COP30

11/11/2025

O ano era 1876 e o local era o porto de Belém do Pará. O inglês Henry Wickham, a bordo do transatlân...