UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Niterói terá novo canal de informações georreferenciadas sobre a cidade

22/05/2018

O acesso a informações detalhadas sobre Niterói ficará mais fácil através do cruzamento de dados espaciais disponibilizados pelo Sistema de Geoprocessamento (SiGeo) — plataforma digital que reunirá dados da administração municipal a uma base cartográfica georreferenciada. A nova plataforma será disponibilizada ao público a partir desta terça-feira.
O SiGeo vem sendo implantado pela prefeitura há dois anos ao custo de R$ 5 milhões e promete melhorar a gestão, além de contribuir com a comunidade acadêmica e empresários no desenvolvimento de estudos sobre Niterói e de novas tecnologias.
— O objetivo é muito mais do que apenas o uso de gestores da prefeitura. É uma ferramenta que, por exemplo, possibilitará a uma startup que pretenda desenvolver um aplicativo para determinado serviço na cidade ter acesso gratuito a um banco de dados georreferenciado, caso precise deles — explica o secretário executivo, Axel Grael.
Uma das aplicações que se pretende disponibilizar ao público futuramente é o monitoramento, em tempo real, dos ônibus, via GPS. Também será possível consultar informações sobre o tipo de uso do solo (residencial, comercial ou industrial) em cada local da cidade e a quantidade de andares permitidos pela legislação para novas construções.
O sistema vai unir duas plataformas já existentes: o cadastro multifinalitário (banco de dados que une informações recolhidas por secretarias como Fazenda, Planejamento, Urbanismo, Saúde e Educação) e os mapas em 3D de alta resolução, disponíveis para consulta. Na Educação, o SiGeo poderá ser utilizado para que os alunos da rede municipal consultem se têm direito ao passe livre no transporte público. Na Saúde, facilitará a consulta sobre a incidência de determinada doença numa região. Já na área de Defesa Civil, será possível cruzar dados sobre histórico de deslizamentos, enchentes e outras catástrofes naturais com informações climáticas obtidas em tempo real por pluviômetros.
Na terça-feira, durante o lançamento do portal no Teatro Popular, o prefeito Rodrigo Neves assinará um decreto que obrigará os órgãos a atualizar sistematicamente o banco de dados. Também será anunciado um cronograma de capacitação em escolas e na Plataforma Digital da Engenhoca para instruir a população sobre o uso do sistema.

Fonte: O Globo

Novidades

Patinetes elétricos entram na rota por cidades de baixo carbono

02/12/2025

Após o acontecimento da COP30, que colocou novamente em pauta os compromissos globais de redução das...

Brasileiro é finalista de concurso mundial de culinária sustentável

02/12/2025

Mais do que o sabor e a apresentação de pratos, a competição global Cook for Change (Cozinhe pela Mu...

Projetos artísticos ajudam a preservar o oceano no sul do Brasil

02/12/2025

A COP30, em Belém (PA), foi o destino final do casal Diulie Tavares e Rafael Langella, que percorreu...

A corrida contra o tempo para descobrir espécies da Amazônia antes que desapareçam

02/12/2025

Quando o biólogo Rodrigo Costa Araújo, especialista em primatas, decidiu fazer seu doutorado, ele vo...

A luta para devolver à natureza animais traficados no Brasil

02/12/2025

Loura é uma senhora cuja idade seus cuidadores não sabem precisar. Desde 2021, ela vive sozinha em q...

Chance é alta de que todas as 100 ararinhas-azuis na Bahia tenham vírus letal, diz especialista; empresa nega

02/12/2025

Após a confirmação de que as 11 ararinhas-azuis soltas na natureza estão infectadas com um vírus let...