UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Niterói terá novo canal de informações georreferenciadas sobre a cidade

22/05/2018

O acesso a informações detalhadas sobre Niterói ficará mais fácil através do cruzamento de dados espaciais disponibilizados pelo Sistema de Geoprocessamento (SiGeo) — plataforma digital que reunirá dados da administração municipal a uma base cartográfica georreferenciada. A nova plataforma será disponibilizada ao público a partir desta terça-feira.
O SiGeo vem sendo implantado pela prefeitura há dois anos ao custo de R$ 5 milhões e promete melhorar a gestão, além de contribuir com a comunidade acadêmica e empresários no desenvolvimento de estudos sobre Niterói e de novas tecnologias.
— O objetivo é muito mais do que apenas o uso de gestores da prefeitura. É uma ferramenta que, por exemplo, possibilitará a uma startup que pretenda desenvolver um aplicativo para determinado serviço na cidade ter acesso gratuito a um banco de dados georreferenciado, caso precise deles — explica o secretário executivo, Axel Grael.
Uma das aplicações que se pretende disponibilizar ao público futuramente é o monitoramento, em tempo real, dos ônibus, via GPS. Também será possível consultar informações sobre o tipo de uso do solo (residencial, comercial ou industrial) em cada local da cidade e a quantidade de andares permitidos pela legislação para novas construções.
O sistema vai unir duas plataformas já existentes: o cadastro multifinalitário (banco de dados que une informações recolhidas por secretarias como Fazenda, Planejamento, Urbanismo, Saúde e Educação) e os mapas em 3D de alta resolução, disponíveis para consulta. Na Educação, o SiGeo poderá ser utilizado para que os alunos da rede municipal consultem se têm direito ao passe livre no transporte público. Na Saúde, facilitará a consulta sobre a incidência de determinada doença numa região. Já na área de Defesa Civil, será possível cruzar dados sobre histórico de deslizamentos, enchentes e outras catástrofes naturais com informações climáticas obtidas em tempo real por pluviômetros.
Na terça-feira, durante o lançamento do portal no Teatro Popular, o prefeito Rodrigo Neves assinará um decreto que obrigará os órgãos a atualizar sistematicamente o banco de dados. Também será anunciado um cronograma de capacitação em escolas e na Plataforma Digital da Engenhoca para instruir a população sobre o uso do sistema.

Fonte: O Globo

Novidades

Jacaré de quase 2 metros é resgatado em canteiro em Niterói; vídeo

03/09/2026

Um jacaré-de-papo-amarelo de quase dois metros de comprimento e cerca de 45 quilos foi resgatado, na...

Atafona: saiba como avanço do mar engoliu casas e transformou paisagem de distrito no Norte Fluminense ao longo dos anos

03/09/2026

O avanço do mar transformou totalmente a paisagem de Atafona, distrito de São João da Barra, no Nort...

Operação contra desmatamento ilegal embarga área equivalente a mais de 100 campos de futebol no ES

03/09/2026

Uma área de 80,18 hectares, equivalente a cerca de 112 campos de futebol, foi embargada durante uma ...

Mural de Ailton Krenak leva o Rio Doce ferido ao centro de BH

03/09/2026

Um rio que tenta abrir caminho entre escombros passa a integrar a paisagem do centro de Belo Horizon...

Serra da Chapadinha, na Bahia, vira área protegida após enfrentar pressão de mineradoras

03/09/2026

O Governo da Bahia oficializou nesta terça-feira (1º) a criação do Refúgio de Vida Silvestre da Serr...