
10/02/2026
A tradução literal da palavra greenwashing é lavagem verde, uma “maquiagem” usada por empresas para disfarçar o seu impacto no planeta com discursos “sustentáveis”. Infelizmente, essa é uma prática muito comum e se tornou tema de discussões estratégicas quando o assunto é ESG, sigla que trata das ações ambientais, sociais e de governança no mundo corporativo.
Se por um lado o mercado e as pessoas que consomem produtos e serviços passaram a valorizar ações socioambientais responsáveis, por outro, as estratégias de marketing e comunicação estão cada vez mais elaboradas e ajudam a criar uma falsa imagem de sustentabilidade.
Muitas vezes, o greenwashing não aparece como uma mentira deslavada, mas sim por meio de informações vagas, termos genéricos como “natural”, “zero carbono” ou “100% reciclável” sem comprovação. Outra ferramenta usada pelas marcas é o uso excessivo de cores verdes e imagens de natureza para induzir o consumidor ao erro.
E, ao fazer as pessoas acreditarem que estão fazendo escolhas melhores para o planeta, o greenwashing espalha desinformação e engana quem deseja consumir de forma consciente. Por isso, compreender a profundidade desse fenômeno é o primeiro passo para garantir um compromisso legítimo com a sustentabilidade.
Para quem não está familiarizado com o universo do ESG, identificar o que é greenwashing e o que é real pode ser difícil. Muitos especialistas têm trabalho para verificar o quanto dos discursos e promessas de marcas e empresas são verdadeiramente positivos.
“A transparência deve ser a espinha dorsal de qualquer relatório ou campanha. Quando a comunicação é feita de maneira ética e embasada em evidências, ela fortalece o vínculo de confiança com todos os stakeholders da organização, do investidor ao consumidor final”, afirma Cínthia Souto, especialista em gestão estratégica de sustentabilidade, ESG e comunicação para ESG.
Veja o checklist: 10 sinais para identificar o Greenwashing clicando no CicloVivo
Calor nas cidades pode ser até o dobro do previsto com o aquecimento global, aponta estudo
10/02/2026
Noruega suspende mineração em águas profundas até 2029
10/02/2026
Chileno é eleito para chefiar negociações de tratado pelo fim da poluição plástica
10/02/2026
10 sinais de Greenwashing no discurso das empresas
10/02/2026
Falta de neve na Patagônia aumentou risco de incêndios e ainda preocupa Bariloche
10/02/2026
Água engarrafada concentra níveis alarmantes de nanoplásticos
10/02/2026
