
04/12/2025
Quando as calotas de gelo polar derretem, os efeitos se espalham por todo o mundo. O derretimento do gelo eleva o nível médio global do mar, altera correntes oceânicas e afeta as temperaturas em locais distantes dos polos.
Mas este derretimento não afeta o nível do mar e as temperaturas da mesma forma em todos os lugares.
Em um novo estudo, nossa equipe de cientistas investigou como o derretimento do gelo na Antártida afeta o clima global e o nível do mar. Combinamos modelos computacionais da camada de gelo da Antártida, das áreas terrestres e do clima global, incluindo processos atmosféricos e oceânicos, para explorar as complexas interações que o derretimento do gelo tem com outras partes da Terra.
É importante entender o que acontece com o gelo da Antártida, pois ele contém água congelada suficiente para elevar o nível médio do mar em cerca de 58 metros. À medida que este gelo derrete, isso se torna um problema existencial para as pessoas e os ecossistemas de comunidades insulares e costeiras.
A extensão do derretimento da camada de gelo da Antártida dependerá do quanto a Terra aquecerá. E isso depende das emissões futuras de gases de efeito estufa de fontes como veículos, usinas de energia e indústrias.
Estudos sugerem que grande parte da camada de gelo da Antártida poderia sobreviver se os países reduzissem suas emissões de gases de efeito estufa de acordo com a meta do Acordo de Paris de 2015 de limitar o aquecimento global a 1,5ºC em comparação com os níveis pré-industriais. No entanto, se as emissões continuarem aumentando e a atmosfera e os oceanos aquecerem muito mais, isso poderá causar um derretimento substancial e um aumento muito maior do nível do mar.
Nossa pesquisa mostra que as emissões altas representam riscos não apenas para a estabilidade da camada de gelo da Antártida Ocidental, que já está contribuindo para o aumento do nível do mar, mas também para a camada de gelo da Antártida Oriental, que é muito maior e mais estável.
Isso também mostra como diferentes regiões do mundo sofrerão diferentes níveis de aumento do nível do mar à medida que a Antártida derrete.
Se o nível do mar subisse como a água em uma banheira, então, à medida que as camadas de gelo derretessem, o oceano subiria na mesma proporção em todos os lugares. Mas não é isso que acontece.
Em vez disso, muitos lugares experimentam um aumento regional do nível do mar superior à média global, enquanto lugares próximos à camada de gelo podem até ver o nível do mar baixar. A principal razão tem a ver com a gravidade.
As camadas de gelo são enormes, e essa massa cria uma força gravitacional que atrai a água do oceano ao seu redor, semelhante à forma como a atração gravitacional entre a Terra e a Lua afeta as marés.
A matéria completa pode ser lida na Folha de S. Paulo
Brasil comanda primeira expedição antártica neutra em carbono
04/12/2025
Bairros flutuantes, a ousada solução holandesa para um mundo que está afundando no mar
04/12/2025
´Venha e me mate´: o pedido das formigas doentes para salvar a colônia
04/12/2025
Redução da poluição atmosférica faz com que nuvens reflitam menos luz solar
04/12/2025
Como o desmatamento piorou as inundações na Indonésia
04/12/2025
Cientistas mapeiam onde o derretimento do gelo na Antártida vai elevar mais o nível do mar
04/12/2025
