
14/05/2019
O governador Ibaneis Rocha (MDB) decretou estado de emergência ambiental por conta do risco de incêndio florestal no Distrito Federal. A medida foi publicada nesta segunda-feira (13) e vale até novembro deste ano.
A determinação prevê que sejam adotadas medidas para minimizar a quantidade de queimadas e as consequências dos incêndios nessa época do ano – quando os riscos aumentam com a combinação de baixa umidade e calor.
Com a situação de emergência declarada, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e outros órgãos públicos poderão fazer compras emergenciais, sem licitação, para combater queimadas.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o período de seca vai de maio a setembro, mas a situação tende a ser mais preocupante em junho, julho e agosto, quando quase não há registros de chuva.
O Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florais foi instituído em 1996 e mobiliza diversos órgãos do governo. Um dos objetivos principais é a manutenção do Parque Nacional de Brasília, Jardim Botânico, Águas Emendadas, Reserva Ecológica do IBGE e Fazenda Água Limpa, da Universidade de Brasília (UnB).
Fonte: G1
Número de catadores e ambulantes dobra no Carnaval de SP
12/02/2026
Resíduos de aterro viram energia para fábrica e frota da Natura
12/02/2026
Resort ligado a Ratinho teve aval de órgão estadual para construção em área de preservação no Paraná
12/02/2026
A lei desconhecida que pode mudar a era dos resíduos
12/02/2026
VÍDEO: Tapete de lixo cobre rio europeu após chuvas fortes e derretimento de neve
12/02/2026
Mundo teve o 5º mês de janeiro mais quente já registrado, apesar de frio nos EUA e na Europa
12/02/2026
