
01/09/2026
O “Selo Condomínio Amigo dos Animais” pode ser concedido a edifícios residenciais que adotarem práticas de proteção e bem-estar dos animais. A iniciativa integra o Projeto de Lei 3.426/24, aprovado em primeira discussão pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), nesta terça-feira (25). A medida precisa passar por uma segunda votação na Casa.
O texto aponta que os condomínios certificados terão o direito de uso exclusivo do selo, podendo divulgá-lo nas redes sociais, em materiais publicitários e placas informativas.
A certificação resulta do cumprimento de uma série de critérios, como incluir nas normas internas medidas que assegurem o bem-estar e a proteção dos animais, além da criação de áreas comuns dedicadas à recreação dos animais de estimação, como parques, praças ou jardins devidamente sinalizados e seguros.
Pelo texto, essas áreas comuns deverão ser limpas pelos condomínios, com os resíduos sendo descartados de forma adequada no lixo. Os condomínios deverão ainda orientar os moradores sobre cuidados básicos com os animais e promover campanhas educativas sobre proteção animal.
Outro requisito previsto no Projeto de Lei é o incentivo à adoção de animais através de parcerias com organizações de proteção animal ou entidades similares.
Para comprovar o cumprimento das exigências, as administrações poderão apresentar documentos, fotografias e entre outras provas das ações desenvolvidas.
Uma vez cumpridas e comprovadas as exigências, o selo poderá ser solicitado junto ao órgão competente do Governo do Estado.
Termine de ler no Dário do Rio
Câmara do Rio aprova plano de arborização específico para as favelas
17/09/2026
Caso de homem atacado por morcego-vampiro é descrito pela ciência; entenda o comportamento
17/09/2026
Pesquisa inédita no Brasil vai rastrear baleias-jubarte por satélite e mapear risco de atropelamentos por navios no litoral do ES
17/09/2026
Pescadores pedem tombamento de pedral em rio para vetar hidrovia no Pará
17/09/2026
VÍDEO: Manaus amanhece encoberta por fumaça pela 3ª vez em menos de 10 dias; qualidade do ar chega a nível péssimo
17/09/2026
Governo define regra para abolir licença ambiental em pesquisa de minerais
17/09/2026
