UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Catadores recolhem mais de 4 toneladas de resíduos no Dia de Iemanjá

05/02/2026

A celebração do Dia de Iemanjá é uma das datas mais esperadas do Bairro do Rio Vermelho, em Salvador. E, como todo evento popular, a festa gera uma quantidade enorme de resíduos. Uma das formas de homenagear Iemanjá é justamente cuidar das águas do mar e, a Central de Reciclagem da festa evitou que os resíduos fossem para o oceano. Para melhorar, ainda coletou mais de 4 toneladas de material reciclável e gerou renda superior a R$ 74 mil para catadores e catadoras da região.
A iniciativa foi realizada pela Prefeitura de Salvador e Ambev, em parceria com a SOLOS e o coletivo de cooperativas de catadores da cidade, representada pela Bariri. Com uma gestão estruturada de resíduos durante as 24 horas de celebração os resultados foram a destinação correta, a geração de renda e a conscientização ambiental.
Ao todo, foram coletadas 4.157,5 toneladas de materiais recicláveis, sendo 2.453,5 kg de latas de alumínio, 1.114 kg de garrafas PET, e 590 kg de outros plásticos. Todo o material foi triado no local e encaminhado para reciclagem, garantindo seu retorno ao ciclo produtivo.
A operação contou com a participação de 188 catadores autônomos e 44 cooperados, organizados pela Coop Rede, que atuaram de forma contínua ao longo da ação. Foram distribuídos equipamentos de proteção individual (EPIs) e o incentivo financeiro de bonificações, além da remuneração pelo quilo coletado com base em valores justos de mercado.
A renda total gerada foi de quase R$75 mil, evidenciando o potencial dos grandes eventos como vetores de inclusão produtiva.
“A ação durante a Festa de Iemanjá mostra que grandes celebrações podem ser também plataformas de impacto social e ambiental. Estruturar a reciclagem é estruturar renda, cidadania e cuidado com a cidade, tornando-a mais justa e inclusiva”, afirma Saville Alves, líder de Negócios e fundadora da SOLOS.
A iniciativa reforça a importância de integrar sustentabilidade às celebrações populares da cidade e de reconhecer o papel dos catadores na política de limpeza urbana e economia circular.
“Os resultados da Central de Reciclagem na Festa de Iemanjá mostram que planejamento, parceria e compromisso com a sustentabilidade geram impacto real. Ao recolher cerca de 4,2 mil toneladas de materiais recicláveis em um evento de grande porte, fortalecemos a economia circular, reduzimos os impactos ambientais e valorizamos o trabalho dos catadores, que são peças fundamentais para uma cidade mais limpa, justa e sustentável” diz Ivan Euler, Secretário de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis).
A Central de Reciclagem se soma às parcerias já realizadas por SOLOS, Ambev e Prefeitura de Salvador, em outras datas emblemáticas do calendário da cidade, como o Réveillon e o Carnaval, reforçando a importância de estruturar práticas de economia circular em momentos de grande mobilização urbana e cultural.
A celebração do Dia de Iemanjá em 2026 marcou um avanço concreto na agenda de sustentabilidade da cidade. A operação demonstrou, na prática, que é possível estruturar a destinação de resíduos, gerar renda para catadores e engajar a população em práticas de economia circular, reforçando o potencial das festas populares como espaços de impacto socioambiental positivo e legado para a capital soteropolitana.

Fonte: CicloVivo

Novidades

Amazônia negra será protagonista no desfile da Mangueira

05/02/2026

"Chamei o povo daqui, juntei o povo de lá / Na Estação Primeira do Amapá". Os versos do samba da Man...

Camarões mortos são encontrados às margens do rio Tietê no interior de SP

05/02/2026

Centenas de camarões de água doce foram encontrados mortos às margens do rio Tietê no interior de Sã...

Catadores recolhem mais de 4 toneladas de resíduos no Dia de Iemanjá

05/02/2026

A celebração do Dia de Iemanjá é uma das datas mais esperadas do Bairro do Rio Vermelho, em Salvador...

Peixe-boi ameaçado de extinção que vive no litoral de Sergipe já sobreviveu a mais de 30 acidentes

05/02/2026

O peixe-boi Astro, de 34 anos, que vive no litoral de Sergipe, já sobreviveu a mais de 30 acidentes ...

Mudanças climáticas ameaçam o futuro dos Jogos Olímpicos de Inverno

05/02/2026

Você já imaginou que o futuro dos Jogos Olímpicos de Inverno pode estar ameaçado? Quem levanta esse ...

Os animais que realizam trabalhos que nem humanos ou robôs conseguem

05/02/2026

"Eles conseguem vasculhar uma área do tamanho de uma quadra de tênis em cerca de 20 minutos, enquant...