
05/02/2026
Cientistas identificaram uma nova espécie de "fungo zumbi" durante uma expedição numa reserva florestal de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro.
O novo fungo foi batizado de Purpureocillium atlanticum em referência à sua cor arroxeada (púrpura) e ao local da descoberta (a Mata Atlântica).
➡️ O achado foi eleito como uma das dez descrições de novas plantas ou fungos mais importantes de 2025 numa tradicional lista elaborada pelo Kew Gardens, o jardim botânico de Londres, no Reino Unido.
O Purpureocillium se especializou em infectar aranhas de alçapão, um tipo de artrópode que constrói pequenas armadilhas com uma porta para capturar as presas no chão da floresta.
O termo "fungo zumbi" ganhou popularidade a partir do lançamento da série de jogos de videogame e de televisão The Last of Us.
O autor principal do trabalho que descreve o Purpureocillium atlanticum é o micologista brasileiro João Araújo, professor na Universidade de Copenhague, na Dinamarca.
Em entrevista à BBC News Brasil, ele detalhou que a expedição envolveu diversos pesquisadores, de várias áreas do conhecimento, que foram até uma reserva particular chamada Alto da Figueira, no município de Nova Friburgo, para observar e catalogar novas espécies de plantas, fungos e animais.
Os especialistas observaram a "ponta" do fungo — conhecida tecnicamente como estroma, ou corpo de frutificação — no chão da floresta e, com a ajuda de um canivete, Araújo escavou a área ao redor para retirá-lo por inteiro.
A análise mostrou que a espécie havia infectado uma aranha de alçapão, que já estava morta.
A matéria na íntegra pode ser lida no g1
Amazônia negra será protagonista no desfile da Mangueira
05/02/2026
Camarões mortos são encontrados às margens do rio Tietê no interior de SP
05/02/2026
Catadores recolhem mais de 4 toneladas de resíduos no Dia de Iemanjá
05/02/2026
Peixe-boi ameaçado de extinção que vive no litoral de Sergipe já sobreviveu a mais de 30 acidentes
05/02/2026
Mudanças climáticas ameaçam o futuro dos Jogos Olímpicos de Inverno
05/02/2026
Os animais que realizam trabalhos que nem humanos ou robôs conseguem
05/02/2026
