UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Geólogo explica por que a Groenlândia desperta a cobiça dos EUA

13/01/2026

Nesta semana, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que precisa da Groenlândia para a defesa do país. Território dinamarquês, não é a primeira vez que a vasta ilha é alvo de ameaças de anexação por parte de Trump. Com uma posição geopolítica estratégica, a Groenlândia ainda é rica em reservas de recursos naturais.
Situada no Ártico, entre os EUA e a Europa, a Groenlândia possui de 2,1 milhões de km², sendo considerada a maior ilha da Terra. Ao The Conversation, um geólogo detalha como os recursos naturais explicam a cobiça dos EUA; confira o texto traduzido abaixo.

"A Groenlândia, a maior ilha da Terra, possui algumas das mais ricas reservas de recursos naturais do mundo.
Isso inclui matérias-primas críticas — recursos como lítio e elementos de terras raras (ETR), essenciais para tecnologias verdes, mas cuja produção e sustentabilidade são altamente sensíveis — além de outros minerais e metais valiosos e um enorme volume de hidrocarbonetos, incluindo petróleo e gás.
Três dos depósitos de terras raras da Groenlândia, localizados em profundidade sob o gelo, podem estar entre os maiores do mundo em volume, possuindo grande potencial para a fabricação de baterias e componentes elétricos essenciais para a transição energética global.
A magnitude do potencial de hidrocarbonetos e da riqueza mineral da Groenlândia estimulou extensas pesquisas por parte da Dinamarca e dos EUA sobre a viabilidade comercial e ambiental de novas atividades, como a mineração. O Serviço Geológico dos EUA estima que a área terrestre do nordeste da Groenlândia (incluindo as áreas cobertas de gelo) contenha cerca de 31 bilhões de barris de petróleo equivalente em hidrocarbonetos — volume semelhante ao total das reservas comprovadas de petróleo bruto dos EUA.
Mas a área livre de gelo da Groenlândia, que tem quase o dobro do tamanho do Reino Unido, representa menos de um quinto da superfície total da ilha, o que aumenta a possibilidade de existirem enormes reservas de recursos naturais inexplorados sob o gelo.
A concentração de riquezas em recursos naturais na Groenlândia está ligada à sua história geológica extremamente variada ao longo dos últimos 4 bilhões de anos. Algumas das rochas mais antigas da Terra podem ser encontradas lá, assim como blocos de ferro nativo (não derivado de meteoritos) do tamanho de caminhões. Tubos de kimberlito diamantífero foram descobertos na década de 1970, mas ainda não foram explorados, em grande parte devido aos desafios logísticos da sua extração.
Do ponto de vista geológico, é extremamente incomum (e empolgante para geólogos como eu) que uma mesma área tenha experimentado as três principais formas de geração de recursos naturais — do petróleo e gás aos elementos de terras raras e pedras preciosas. Esses processos estão relacionados a episódios de formação de montanhas, rifteamento (relaxamento e extensão da crosta terrestre) e atividade vulcânica.
A Groenlândia foi moldada por muitos períodos prolongados de formação de montanhas. Essas forças compressivas fragmentaram sua crosta, permitindo que ouro, gemas como rubis e grafite se depositassem nas falhas e fraturas. O grafite é crucial para a produção de baterias de lítio, mas permanece “pouco explorado”, segundo o Serviço Geológico da Dinamarca e da Groenlândia , em comparação com grandes produtores como a China e a Coreia do Sul.
Mas a maior parte dos recursos naturais da Groenlândia tem origem em seus períodos de rifteamento — incluindo, mais recentemente, a formação do Oceano Atlântico desde o início do Período Jurássico, há pouco mais de 200 milhões de anos."

Termine de ler o texto traduzido no CicloVivo

Novidades

Paes sanciona lei que veta construções que projetem sombra na areia ou calçadão

13/01/2026

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), sancionou uma mudança na legislação urbanística que passa a p...

Livro mostra como o solo pode ajudar a prevenir enchentes

13/01/2026

Um livro voltado ao público jovem propõe uma reflexão sobre como o solo pode ajudar a prevenir enche...

Em 24 horas, bombeiros combatem 6 ocorrências de incêndio no Pantanal

13/01/2026

O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul combateu seis ocorrências de incêndio nas últimas 24 hora...