UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Interditada para ações de segurança, Baía do Porcos ainda não tem data para reabertura, diz ICMBio em Noronha

07/07/2022

A Baía dos Porcos, uma das praias mais visitadas do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, vai permanecer fechada em julho. O local foi interditado para manutenção de segurança, no dia 25 de junho. Na quarta dia 6, o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) informou que a área só será reaberta em meados de agosto, mas ainda não há definição de data.
A direção do instituto informou, ainda, que deu início aos ajustes na Baía dos Porcos para reabertura. Também estuda as alternativas para pedestres e banhistas. O mirante, no início da trilha, está aberto para visita.
“Durante o trabalho de manutenção nas encostas, que visa reduzir o risco de acidentes com pedras soltas, foi identificada instabilidade em um trecho da trilha, logo na entrada da Baía”, apontou o ICMBio, por meio de nota.
A geóloga Joana Sanchez, especialista que realiza estudo na área, afirmou que o intemperismo comum em Noronha, como chuva, tempo seco e sol frequente, provoca, naturalmente, as fraturas nas rochas. Por isso, é necessária maior atenção dos turistas.
Segundo a geóloga, é importante respeitar as placas com informações de risco de desmoronamento e desabamentos.
Uma análise de segurança realizada em maio pelo geólogo Fábio Reis, na escadaria e na trilha da Praia do Sancho e da Baía dos Porcos, indicou um "risco alto" de desmoronamento nas duas áreas.
Ele também é engenheiro civil e trabalhou na análise da área de Furnas, em Capitólio (MG), onde o desabamento de pedras em um cânion deixou dez mortos.
O profissional foi contratado para avaliação dos riscos. O ICMBio deu início, ainda em maio, ao trabalho de manutenção, quando a visitação ao Sancho foi fechada.
No início do ano, em entrevista ao g1, a geóloga Ingrid Ferreira Lima, da Universidade de Tóquio, alertou para os riscos de acidente no Sancho e ressaltou que esse tipo de estudo deveria ser feito anualmente.

Fonte: g1

Novidades

Helicóptero lança ´chuva´ com 4 toneladas de sementes para reflorestar área de Mata Atlântica e recuperar palmeira ameaçada no ES

13/10/2026

Cerca de quatro toneladas de sementes de palmeira-juçara (Euterpe edulis) foram lançadas de um helic...

Desmatamento cai 30% no cerrado e sobe 9% na amazônia em setembro

13/10/2026

Os índices de desmatamento caíram no cerrado e subiram na amazônia em setembro. A área sob alerta na...

Queimadas quase quadruplicam no Amazonas, e Manaus fica sob fumaça; entenda o cenário

13/10/2026

Manaus amanheceu nesta sexta-feira (9) mais uma vez coberta de fumaça. A Defesa Civil disparou um al...

FAB envia aviões para ajudar no combate a queimadas no Amazonas

13/10/2026

A FAB (Força Aérea Brasileira) vai enviar dois aviões para ajudar no combate aos incêndios florestai...

Manaus atinge níveis graves de poluição por fumaça de queimadas

13/10/2026

A qualidade do ar em Manaus chegou a níveis graves para a população e fez a Defesa Civil disparar al...