UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Campanha sobre jatobá “refugiado” ganha 3 prêmios no Cannes Lions

23/06/2022


Na última segunda-feira (20), teve início o Cannes Lions – festival de criatividade que anualmente reúne publicitários de todo mundo. Já no primeiro dia, o Brasil abocanhou 13 troféus, sendo que o “Leão de Ouro” foi para uma campanha ambiental em que uma árvore jatobá pede asilo político.
Na peça publicitária “O Jatobá Refugiado”, uma árvore percorre cidades em busca de refúgio. A ideia é denunciar o desmatamento descontrolado e ilegal que ocorre na Amazônia – com recordes de aumento nos últimos anos.
A campanha alerta que se não for dado um basta no desmatamento, em 15 anos, a Amazônia deixará de ser uma floresta tropical. “Uma parte dela se tornará para sempre uma savana degradada”, diz o filme.
“O Jatobá Refugiado” conquistou três prêmios: um Ouro, uma Prata e um Bronze na categoria Outdoor. O filme foi produzido pela agência África para a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).
“O nosso filme, que estava concorrendo no Cannes Lions 2022, acaba de ser premiado!”, celebra a coordenadora executiva da Apib, Sonia Guajajara. “Não poderia estar mais feliz e honrada por ajudar a contar a história dessa árvore símbolo de resistência. É a luta pela Floresta ecoando pelo mundo!”.
Foi a indígena Txai Suruí, do povo Paiter Suruí, que subiu ao palco – a convite da agência África – e recebeu o prêmio Leão de Ouro.
O Cannes Lions acontece em Cannes, na Riviera Francesa, até a próxima sexta-feira (24).
Ao fim do vídeo, uma chamada convida para conhecer o site arvorerefugiada.com.br, onde é possível assinar uma petição, direcionada ao Congresso Federal, para proibir o desmatamento na Amazônia por pelo menos cinco anos.
O site também traz fatos importantes para sensibilizar o público sobre a importância de manter a floresta amazônica em pé e seus limites de sobrevivência. Sobre o jatobá, em especial, a iniciativa salienta que esta é considerada uma árvore sagrada pelos povos indígenas e se antes era facilmente encontrada em todo território do bioma, hoje, pelo contrário, sofre ameaças pela grande exploração de madeira, desmatamentos e queimadas.

Para assistir ao vídeo e assinar a petição on-line acesse o Ciclo Vivo

Novidades

Helicóptero lança ´chuva´ com 4 toneladas de sementes para reflorestar área de Mata Atlântica e recuperar palmeira ameaçada no ES

13/10/2026

Cerca de quatro toneladas de sementes de palmeira-juçara (Euterpe edulis) foram lançadas de um helic...

Desmatamento cai 30% no cerrado e sobe 9% na amazônia em setembro

13/10/2026

Os índices de desmatamento caíram no cerrado e subiram na amazônia em setembro. A área sob alerta na...

Queimadas quase quadruplicam no Amazonas, e Manaus fica sob fumaça; entenda o cenário

13/10/2026

Manaus amanheceu nesta sexta-feira (9) mais uma vez coberta de fumaça. A Defesa Civil disparou um al...

FAB envia aviões para ajudar no combate a queimadas no Amazonas

13/10/2026

A FAB (Força Aérea Brasileira) vai enviar dois aviões para ajudar no combate aos incêndios florestai...

Manaus atinge níveis graves de poluição por fumaça de queimadas

13/10/2026

A qualidade do ar em Manaus chegou a níveis graves para a população e fez a Defesa Civil disparar al...