
14/06/2022
Nesta quarta-feira (8) — data em que é celebrado o Dia Mundial dos Oceanos —, um estudo conduzido por pesquisadores da Unirio e da Uerj apontou uma alta quantidade de microplástico, considerado um dos principais poluentes do oceano, nas praias que compõem o litoral do Rio.
Os microplásticos alteram a composição dos mares e prejudicam todo o ecossistema. Essas pequenas partículas estão presentes até em roupas que, quando lavadas, liberam a substância na água.
"A poluição por plásticos em praias e outros ecossistemas marinhos são de enorme preocupação. Não só pelos resíduos que causam mal ao organismo, mas também porque esses resíduos vão se degradando e formando micropartículas chamadas de microplásticos", informou Raquel Neves, bióloga marinha da Unirio, responsável pelo estudo.
"Esses microplásticos podem ocasionar diversos prejuízos à saúde dos organismos e também à saúde humana. (...) Nós encontramos microplásticos em diversas praias cariocas. Não só na praia, na água ou na areia, mas também nos organismos, principalmente os consumidos por nós", completou.
Um levantamento, feito em parceria com a Comlurb, também mostrou que, contrariando o que muita gente acha, o lixo encontrado nas praias do Rio não é trazido pelo mar, e sim pelas bolsas e isopores de banhistas.
Para saber o que a companhia de limpeza urbana encontrou na Praia de Copacabana acesse o g1
Helicóptero lança ´chuva´ com 4 toneladas de sementes para reflorestar área de Mata Atlântica e recuperar palmeira ameaçada no ES
13/10/2026
Desmatamento cai 30% no cerrado e sobe 9% na amazônia em setembro
13/10/2026
Queimadas quase quadruplicam no Amazonas, e Manaus fica sob fumaça; entenda o cenário
13/10/2026
FAB envia aviões para ajudar no combate a queimadas no Amazonas
13/10/2026
Manaus atinge níveis graves de poluição por fumaça de queimadas
13/10/2026
Quando medir o ciclo não basta
13/10/2026
