
26/05/2022
O Ministério do Desenvolvimento Regional autorizou a captação de recursos em seis cidades do Rio de Janeiro para obras de manejo de resíduos sólidos. Uma portaria liberando o investimento foi publicada em 20 de maio.
A concessionária, CS Infra S/A, está autorizada a captar até R$ 100 milhões através de emissão de debêntures incentivadas, uma forma de financiamento privado. Com um orçamento enxuto de investimentos, o governo Bolsonaro tem contado com esse modelo para obras de saneamento como essas. Os investidores depois contam com isenção ou redução de Imposto de Renda sobre os lucros obtidos no projeto.
Após a captação dos recursos, as obras devem ocorrer nas cidades do Rio de Janeiro, Barra do Piraí, Itaguaí, Mangaratiba, Miguel Pereira e Seropédica. O ministério informou que 126,7 mil pessoas devem ser beneficiadas.
Os recursos "serão destinados à implantação das Estações de Transferência de Resíduos (ETR) Penha e Tanque; ampliação e reforma da ETR Bangu; e reforma das ETRs Caju, Jacarepaguá, Marechal e Santa Cruz", segundo o ministério.
"Também haverá ampliação de unidade de geração de energia a biogás e do aterro sanitário do Rio de Janeiro, por meio da implantação de nova célula para o processamento de 6,5 milhões de toneladas de resíduos."
Fonte: O Globo
Arara-azul e outras espécies ameaçadas são resgatadas em operação da PF contra tráfico de animais silvestres em Niterói; vídeo
16/07/2026
Horta hidropônica vira aula de química a céu aberto
16/07/2026
Antes de extração, projeto de petróleo na costa amazônica gera expansão de invasões
16/07/2026
Fundo de Catástrofes amplia apoio às vítimas das chuvas
16/07/2026
Energia solar protege água em canais da Califórnia
16/07/2026
Salton, o maior lago da Califórnia, está encolhendo
16/07/2026
