UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Governo autoriza captação de R$ 100 milhões para manejo de resíduos no Rio

26/05/2022

O Ministério do Desenvolvimento Regional autorizou a captação de recursos em seis cidades do Rio de Janeiro para obras de manejo de resíduos sólidos. Uma portaria liberando o investimento foi publicada em 20 de maio.
A concessionária, CS Infra S/A, está autorizada a captar até R$ 100 milhões através de emissão de debêntures incentivadas, uma forma de financiamento privado. Com um orçamento enxuto de investimentos, o governo Bolsonaro tem contado com esse modelo para obras de saneamento como essas. Os investidores depois contam com isenção ou redução de Imposto de Renda sobre os lucros obtidos no projeto.
Após a captação dos recursos, as obras devem ocorrer nas cidades do Rio de Janeiro, Barra do Piraí, Itaguaí, Mangaratiba, Miguel Pereira e Seropédica. O ministério informou que 126,7 mil pessoas devem ser beneficiadas.
Os recursos "serão destinados à implantação das Estações de Transferência de Resíduos (ETR) Penha e Tanque; ampliação e reforma da ETR Bangu; e reforma das ETRs Caju, Jacarepaguá, Marechal e Santa Cruz", segundo o ministério.
"Também haverá ampliação de unidade de geração de energia a biogás e do aterro sanitário do Rio de Janeiro, por meio da implantação de nova célula para o processamento de 6,5 milhões de toneladas de resíduos."

Fonte: O Globo

Novidades

Zoológico do Rio distribui sorvetes especiais a animais para enfrentar calor recorde

15/01/2026

O BioParque do Rio distribuiu nesta terça-feira alimentos congelados a diversos animais para ajudar ...

Nanopartículas de prata elevam eficiência e durabilidade de células solares

15/01/2026

O uso de nanopartículas de prata permite aumentar a eficiência na conversão de energia solar para el...

Pirarucu de 65 kg pescado no ES é espécie invasora e ameaça equilíbrio ao devorar presas maiores, alerta especialista

15/01/2026

A captura de um pirarucu de 65 quilos e 1,56 metro em uma lagoa de Linhares, no Norte do Espírito Sa...

Ninhos de tartaruga-verde podem soterrar ´rochas de plástico´ e comprometer espécie

15/01/2026

Nem as regiões mais remotas do globo estão livres da poluição por plásticos, incluindo a Ilha de Tri...

Promessa de petróleo em Oiapoque atrai brasileiros do exterior e transforma região: ´É um bairro atrás do outro´

15/01/2026

Há 35 anos, a paraense Sheila Cals decidiu cruzar o rio Oiapoque, no extremo norte do Brasil, para p...

Como veneno da jararaca está fazendo cientistas repensarem o funcionamento das células

15/01/2026

Proteínas costumam seguir regras bem estabelecidas para funcionar dentro das células. Mas algumas de...