UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Ninho de cegonhas interrompe produção de cerveja na Baviera, na Alemanha

04/08/2020

Uma cervejaria da Baviera, na Alemanha, teve de suspender sua produção depois que uma família de cegonhas instalou seu ninho na chaminé durante o confinamento determinado para conter a pandemia de Covid-19.
As aves migratórias, uma espécie protegida na Alemanha, chegaram no início da primavera (hemisfério norte) à cidade de Ühlfeld, no norte rural da Baviera.
Duas cegonhas estabeleceram o ninho na chaminé da cervejaria, explicou à AFP o gerente Christian Zwanzger.
"Já havíamos tido algumas delas [no teto da cervejaria], e as jovens cegonhas, quando voltam, costuma fazer no mesmo lugar. As cegonhas adoram vir aqui. Em Ühlfeld, temos 35 ninhos", diz Zwanzger.
O gerente aguardou a construção do ninho para depois removê-lo com um dispositivo especial, uma solução complexa, mas que já havia sido aplicada e que permite às cegonhas fundar sua família e, ao mesmo tempo, a continuidade da produção de cerveja.
Mas quando o ninho ficou pronto, "estávamos em pleno confinamento", recorda Zwanzger, ao lamentar que "ninguém estivesse disponível e precisávamos de um aparelho especial para a retirada. Não foi possível então".
Depois os filhotes nasceram e ele descartou tocar no ninho. Mas agora, que as pequenas cegonhas começam a voar, um artesão deve comparecer na próxima semana para removê-lo.
A cervejaria poderá então retomar a produção, no momento em que as reservas estão praticamente no fim. Será necessário aguardar de cinco a seis semanas para que a nova cerveja fique pronta.

Fonte: G1

Novidades

O mercado regenerativo corre o risco de repetir erros da sustentabilidade?

11/06/2026

Quando comecei a trabalhar com iniciativas ecológicas, há mais de uma década, a palavra da vez era t...

Calculadora converte resíduos agroindustriais em créditos de carbono

11/06/2026

Cascas de laranja, bagaço de maçã, pó de café, palha de cana-de-açúcar e sementes de açaí. Transform...

Caçador vira presa após cobra reagir a ataque e enforcar gavião em MS; veja cena rara

11/06/2026

Em uma estrada de terra no município de Jateí (MS), o pescador Rafael Gandine foi surpreendido por u...

Lagarto de Fernando de Noronha tem reprodução lenta e pode ficar mais vulnerável

11/06/2026

Quem visita o arquipélago de Fernando de Noronha, situado a cerca de 545 km da costa de Pernambuco, ...

Tatu-bola, mascote da Copa de 2014, ganha plano de conservação

11/06/2026

Quem se lembra do “Fuleco”? Mascote da Copa do Mundo de 2014, o personagem foi inspirado na espécie ...