UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Projeto Ilhas do Rio anuncia novas fases de pesquisas no Monumento Natural das Ilhas Cagarras

09/07/2020

O Projeto Ilhas do Rio anunciou, na terça-feira (7), novas fases de pesquisas no Monumento Natural das Ilhas Cagarras. Com a flexibilização das medidas restritivas, pesquisadores e visitantes podem voltar a fazer visitações às ilhas, que ficam a 5 km da praia de Ipanema, na Zona Sul.
Criado em 2010 pela ONG Instituto Mar Adentro, o Ilhas do Rio faz um levantamento da biodiversidade nas ilhas e, nessa nova etapa, as tartarugas marinhas serão uma das novas temáticas abordadas pela pesquisa inédita, além da mastofauna terrestre (mamíferos).
Com o objetivo de apresentar as novidades, o projeto faz, nesta quinta-feira (9), uma transmissão nas redes sociais (Facebook e Youtube), das 17h às 18h30.
A pesquisadora Suzana Guimarães comanda a pesquisa das tartarugas marinhas. Desde 2008 ela realiza o levantamento do aparecimento dos animais na região da Baía de Guanabara e proximidades e em Niterói. Segundo os registros do projeto, a espécie mais comum no monumento é a tartaruga-verde.
“Existem sete espécies de tartarugas marinhas no mundo, sendo que cinco ocorrem no Brasil, entre elas, a tartaruga-verde. Todas estão incluídas na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção da União Internacional para Conservação da Natureza e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. O levantamento de sua ocorrência e o monitoramento a longo prazo trarão informações importantes para a Unidade de Conservação, além de ajudar a despertar o interesse e conscientização da sociedade em prol da região”, destacou Suzana.
Já a pesquisa dos mastofauna terrestre, que tem como finalidade identificar os mamíferos terrestres nas ilhas, é coordenada pela pesquisadora Julia Lins.
“Até o momento, foram registradas espécies da ordem da Chiroptera (morcegos), Rodentia (roedores) e Lagomorpha (coelhos). Porém, os dados ainda são muito imprecisos, por isso a necessidade de aprofundar os estudos, incluindo espécies nativas e exóticas”, explicou a pesquisadora.
Outros três temas já compõem os estudos do projeto: o experimento para retirada do capim-colonião, o monitoramento dos peixes recifais e o acompanhamento de baleias e golfinhos.
O Ilhas do Rio também retoma as ações de educação, que têm foco na poluição marinha.
Em 10 anos, o Ilhas do Rio já registrou mais de 600 espécies de animais e plantas. Algumas delas eram raras, endêmicas e inéditas para a ciência, de acordo com o projeto.
Dentre as descobertas, estão uma espécie de perereca que só existe nas ilhas e uma espécie de árvore, a Gymnanthes nervosa, que não havia registro desde 1940 no município. O grupo também catalogou esponjas do mar com propriedades medicinais e ameaçadas.
Os pesquisadores já encontraram até o sítio arqueológico Tupiguarani na Ilha Redonda. Lá, foram encontrados mais de cinco mil fragatas, o que tornou o monumento um dos maiores ninhais da espécie do Atlântico do Sul.
Além das espécies já citadas, o projeto acompanha peixes – 210 espécies já foram catalogadas – e outros animais, como golfinho-flíper, golfinho-de-dentes-rugosos, orca, baleia-de-bryde, baleia-jubarte e baleia-franca-austral. No local, eles criam os filhotes, socializam, descansam e se alimentam, além de ser passagem durante rotas migratórias de baleias.

Fonte: G1

Novidades

Maior peixe do mundo, tubarão-baleia encanta banhistas na Praia da Barra da Tijuca

25/04/2024

Um tubarão-baleia foi avistado nas águas da Barra da Tijuca no feriado. Um vídeo postado nas redes s...

Macacos bugios voltam ao Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro

25/04/2024

Extintos há quase 200 anos na cidade do Rio de Janeiro por conta do desmatamento e da caça, os macac...

Com uso de energia renovável, Shopping Penha conquista certificação internacional

25/04/2024

Em 2023, as fontes renováveis tiveram uma participação de 47,4% na matriz energética brasileira. Em ...

Produtos de limpeza ecológicos trazem benefícios para a saúde

25/04/2024

Usados diariamente, seja para limpeza de louças ou para higiene de espaços, os produtos de limpeza t...