UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Com uso de energia renovável, Shopping Penha conquista certificação internacional

25/04/2024

Em 2023, as fontes renováveis tiveram uma participação de 47,4% na matriz energética brasileira. Em 2024, o total investido em energias renováveis no mundo deverá ser 25% maior do que no ano passado, prevê o relatório da Standard & Poor’s Global Commodity Insights. Quem tem apostado nessa alternativa tem sido recompensado. É o caso do Shopping Penha, localizado na zona leste de São Paulo, que, desde 2020, recebe o Certificado Internacional REC Standard (I-REC).
A certificação internacional I-REC reconhece que 100% da energia consumida no empreendimento são provenientes de fontes renováveis, entre elas a energia solar, eólica, hídrica e biomassa. As alternativas zeram a emissão de carbono na geração energética e, desta forma, diminuem o impacto ambiental. Além disso, em 2023, o Shopping Penha obteve o Selo Verde da Trinity Energias Renováveis com a redução de mais de cinco mil toneladas de carbono no meio ambiente – o valor equivale ao plantio de 35.449 árvores.
“Seguimos com nosso compromisso de pensar em soluções que estejam alinhadas com as questões de preservação do meio ambiente e estamos centrando nossos esforços em projetos que tragam resultados benéficos para toda a sociedade. Essa premiação ratifica o que temos feito nesse sentido”, celebra Julia Lima, gerente de marketing do shopping.
Todo o shopping é iluminado com lâmpadas de led para gerar eficiência energética. Além disso, claraboias envidraçadas garantem o aproveitamento da iluminação natural e consequentemente reduzindo a necessidade de luzes artificiais durante o dia.
O Shopping Penha também investiu na substituição de maquinários que garantiram a redução no consumo de energia em 40% e de água em 30%, além de outras economias no custo de operação e manutenção.
O uso de fontes energéticas consideradas “limpas” se soma a outras ações que o empreendimento tem adotado para reduzir seu impacto ambiental e inspirar os clientes. Um exemplo é o investimento na coleta seletiva com a ajuda de lojistas, que direciona o lixo produzido para o processo de tratamento de resíduos recicláveis.
Alumínio, vidro, papel e plásticos estão entre as toneladas de materiais que passam pelo processo de reciclagem.
Os resíduos orgânicos da praça de alimentação também ganham um destino correto. Em 2021, o Shopping Penha inaugurou um espaço, batizado de ecoloja, para oferecer gratuitamente o adubo orgânico produzido a partir dos restos de alimentos por meio do processo de compostagem. O adubo também é utilizado nos jardins e paisagismo do próprio shopping.
Na ecoloja, há ainda a coleta de lâmpadas, pilhas, baterias e embalagens de medicamentos. A área, localizada no piso térreo, segue o horário de funcionamento do shopping.
Desde 2017, o shopping também investe no tratamento adequado de 100% do esgoto – os efluentes são transformados em água de reuso para sanitários, jardins e no sistema de ar condicionado.

Fonte: CicloVivo

Novidades

Marcel Gomes, jornalista brasileiro, ganha “Nobel Verde” 2024

02/05/2024

O jornalista brasileiro Marcel Gomes, secretário-executivo da Repórter Brasil, será laureado com o P...

Xadrez nuclear: Futuro de Angra 3 pode influenciar liderança do Brasil no combate às mudanças climáticas

02/05/2024

Após quatro décadas de idas e vindas, o futuro da usina nuclear de Angra 3, no litoral fluminense, v...

São José dos Campos começa a gerar energia a partir do lixo

02/05/2024

Desde 2008, a empresa Urbam (Urbanizadora Municipal) opera uma central em São José dos Campos para t...

Com mais de 17 mil focos, Brasil registra recorde de queimadas em 2024

02/05/2024

A um dia de terminar o mês de abril, o Brasil ultrapassou a marca de 17 mil focos de incêndio e supe...

Os quilombolas que estão desafiando mineradora britânica acusada de soterrar rio na Chapada Diamantina

02/05/2024

Uma cratera cinza em um mar de montanhas verdes. Esse é um cenário de Piatã, cidade da Chapada Diam...

Conservação ambiental e tecnologia são estratégias de comunidades indígenas empreendedoras

02/05/2024

Quem adquire um produto artesanal da marca Menire, como uma bolsa, pulseira ou brinco, produzido pel...