UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Fechados na quarentena, museus oferecem doses de arte ao público pelas redes sociais

28/05/2020

Arte é resistência. Para continuar oferecendo programação cultural ao público durante a quarentena, os museus da região estão disponibilizando parte do seu acervo digitalmente e propondo atividades interativas pelas redes sociais.
O Museu Bispo do Rosário de Arte Contemporânea, localizado na Colônia Juliano Moreira, na Taquara, deu a largada. Fechado desde o dia 16 de março devido às medidas de combate à pandemia de Covid-19, duas semanas depois passou a postar peças de Arthur Bispo do Rosário, ex-interno que dá nome à instituição, em seu perfil no Instagram (@museubispodorosario). A primeira foi o Manto da Apresentação, que o artista fabricou ao longo de décadas. Trata-se de um cobertor bordado com palavras e símbolos que representam aquela que ele julgava ser sua missão: criar um mundo sem miséria, doenças e sofrimento. Já no dia seguinte, o museu propôs um desafio aos seguidores: que eles tecessem seus próprios mantos de apresentação, reunindo sentimentos, lugares, coisas e pessoas importantes para eles.
— Queremos propor atividades lúdicas e pedagógicas para a família, falar sobre o Bispo e sobre suas obras, que ele produziu em confinamento. Observar de que forma ele pode nos ajudar a pensar este momento — afirma Raquel Fernandes, psiquiatra e diretora-geral do museu.
A instituição também está promovendo, neste que é o mês da luta antimanicomial, a campanha Arte em Casa. A iniciativa busca arrecadar verba para comprar e distribuir materiais de desenho e pintura para 60 usuários da rede de saúde mental que participam das oficinas do Polo Experimental de Convivência, Educação e Cultura. As doações podem ser feitas pelo site museubispodorosario.com/apoie
Outra instituição que está disponibilizando o acervo digitalmente é o Museu Casa do Pontal, no Recreio, dedicado à cultura brasileira. No perfil @museucasadopontal no Instagram, há imagens da exposição “(Re) inventar”, que estava em cartaz no Sesc Santos, em São Paulo. A mostra, calcada na poética das águas, tem obras de artistas que levam os espectadores a navegar pelo mundo da imaginação, como os barcos e as oferendas de Tamba, que é de Cachoeira, no interior da Bahia; e o sinaleiro dos ventos de Laurentino, que é de Curitiba, no Paraná. Todas foram cedidas pela Casa do Pontal.
— Estamos planejando uma ação maior, que até o início de junho será divulgada em nossas redes sociais, para ampliar o engajamento do público apaixonado pela cultura popular brasileira e por suas festas — adianta Lucas Van de Beuque, diretor executivo do museu.
O Museu da Seleção Brasileira, localizado na sede da CBF, na Barra da Tijuca, está apresentando no site parte de seu acervo de 1.500 fotos na série #TBTdaAmarelinha, que vem relembrando semanalmente, desde 16 de abril, momentos históricos das seleções brasileiras masculina e feminina.
— É importante divulgar a história de personagens que muitos jovens fãs de futebol hoje não conhecem — destaca Fernando Torres, gerente de comunicação da CBF.

Fonte: O Globo

Novidades

Maior peixe do mundo, tubarão-baleia encanta banhistas na Praia da Barra da Tijuca

25/04/2024

Um tubarão-baleia foi avistado nas águas da Barra da Tijuca no feriado. Um vídeo postado nas redes s...

Macacos bugios voltam ao Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro

25/04/2024

Extintos há quase 200 anos na cidade do Rio de Janeiro por conta do desmatamento e da caça, os macac...

Com uso de energia renovável, Shopping Penha conquista certificação internacional

25/04/2024

Em 2023, as fontes renováveis tiveram uma participação de 47,4% na matriz energética brasileira. Em ...

Produtos de limpeza ecológicos trazem benefícios para a saúde

25/04/2024

Usados diariamente, seja para limpeza de louças ou para higiene de espaços, os produtos de limpeza t...