
13/02/2020
Três peixes foram encontrados na manhã de terça-feira (11) por funcionários do Aeroclube de São Paulo, no Campo de Marte, na Zona Norte da cidade.
O temporal que atingiu a capital nesta segunda-feira deixou vários pontos alagados, um deles foi o Campo de Marte. Em um vídeo gravado funcionários (veja acima), é possível ver um peixe nadando no pátio do aeroporto, onde as aeronaves taxiam. De acordo com funcionários, os peixes foram avistados depois que a água começou a baixar na manhã de quarta-feira (12).
De acordo com Gianmarco Silva David, pesquisador científico, do Instituto de Pesca da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo, os peixes são bagres da espécie Clarias Gariepinus.
Para o biólogo Ricardo Cardim, o peixe pode ser do Rio Tietê. “Possivelmente pode ser do Parque Ecológico onde tem muita vegetação e abriga uma vida aquática”.
O Aeroclube doou os peixes para o Instituto de Pesca da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do governo do estado. Eles serão retirados do Aeroclube na noite desta terça-feira e levados para o Aquário do Instituto, no Parque Estadual da Água Branca, na Zona Oeste da capital.
A Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência conta que o bagre é símbolo de terremoto e tsunami. A relação entre o país e o peixe está ligada à mitologia. Segundo a lenda, o Japão está sobre um imenso bagre e sempre o peixe se move, o país treme.
Leia mais no G1
Planta carnívora confirma previsão feita por Darwin há 150 anos; entenda
06/08/2026
Sistema usa bolhas para conter plástico nos rios
06/08/2026
Calor extremo transforma o significado do verão na Europa
06/08/2026
El Niño forte pode levar mais 49 milhões de pessoas à fome aguda, diz agência da ONU
06/08/2026
Julho é o mês mais quente na França em série histórica iniciada em 1900
06/08/2026
Europa reduz poluição em até 59% e melhora qualidade do ar
06/08/2026
