
13/02/2020
Três peixes foram encontrados na manhã de terça-feira (11) por funcionários do Aeroclube de São Paulo, no Campo de Marte, na Zona Norte da cidade.
O temporal que atingiu a capital nesta segunda-feira deixou vários pontos alagados, um deles foi o Campo de Marte. Em um vídeo gravado funcionários (veja acima), é possível ver um peixe nadando no pátio do aeroporto, onde as aeronaves taxiam. De acordo com funcionários, os peixes foram avistados depois que a água começou a baixar na manhã de quarta-feira (12).
De acordo com Gianmarco Silva David, pesquisador científico, do Instituto de Pesca da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo, os peixes são bagres da espécie Clarias Gariepinus.
Para o biólogo Ricardo Cardim, o peixe pode ser do Rio Tietê. “Possivelmente pode ser do Parque Ecológico onde tem muita vegetação e abriga uma vida aquática”.
O Aeroclube doou os peixes para o Instituto de Pesca da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do governo do estado. Eles serão retirados do Aeroclube na noite desta terça-feira e levados para o Aquário do Instituto, no Parque Estadual da Água Branca, na Zona Oeste da capital.
A Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência conta que o bagre é símbolo de terremoto e tsunami. A relação entre o país e o peixe está ligada à mitologia. Segundo a lenda, o Japão está sobre um imenso bagre e sempre o peixe se move, o país treme.
Leia mais no G1
Zoológico do Rio distribui sorvetes especiais a animais para enfrentar calor recorde
15/01/2026
Nanopartículas de prata elevam eficiência e durabilidade de células solares
15/01/2026
Pirarucu de 65 kg pescado no ES é espécie invasora e ameaça equilíbrio ao devorar presas maiores, alerta especialista
15/01/2026
Ninhos de tartaruga-verde podem soterrar ´rochas de plástico´ e comprometer espécie
15/01/2026
Promessa de petróleo em Oiapoque atrai brasileiros do exterior e transforma região: ´É um bairro atrás do outro´
15/01/2026
Como veneno da jararaca está fazendo cientistas repensarem o funcionamento das células
15/01/2026
