
13/02/2020
Três peixes foram encontrados na manhã de terça-feira (11) por funcionários do Aeroclube de São Paulo, no Campo de Marte, na Zona Norte da cidade.
O temporal que atingiu a capital nesta segunda-feira deixou vários pontos alagados, um deles foi o Campo de Marte. Em um vídeo gravado funcionários (veja acima), é possível ver um peixe nadando no pátio do aeroporto, onde as aeronaves taxiam. De acordo com funcionários, os peixes foram avistados depois que a água começou a baixar na manhã de quarta-feira (12).
De acordo com Gianmarco Silva David, pesquisador científico, do Instituto de Pesca da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo, os peixes são bagres da espécie Clarias Gariepinus.
Para o biólogo Ricardo Cardim, o peixe pode ser do Rio Tietê. “Possivelmente pode ser do Parque Ecológico onde tem muita vegetação e abriga uma vida aquática”.
O Aeroclube doou os peixes para o Instituto de Pesca da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do governo do estado. Eles serão retirados do Aeroclube na noite desta terça-feira e levados para o Aquário do Instituto, no Parque Estadual da Água Branca, na Zona Oeste da capital.
A Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência conta que o bagre é símbolo de terremoto e tsunami. A relação entre o país e o peixe está ligada à mitologia. Segundo a lenda, o Japão está sobre um imenso bagre e sempre o peixe se move, o país treme.
Leia mais no G1
Brasileiro é premiado por reflorestar áreas degradadas
11/12/2025
Ciclone extratropical: fenômenos ´devastadores´ no Brasil são culpa das mudanças climáticas?
11/12/2025
Biodiesel de babaçu polui menos que o de soja
11/12/2025
Produção de resíduos cresce em 2024; destinação adequada melhora
11/12/2025
ONG brasileira ganha principal prêmio ambiental da ONU
11/12/2025
Viva Água expande ações para SP e Bahia durante seca histórica
11/12/2025
