UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Mudas de árvore em extinção que produz folha de 2,5m são doadas em RO

14/01/2020

Mudas da Coccoloba (Polygonaceae), árvore que tem folha que chega até 2,5 metros de comprimento, são doadas à população pelo Batalhão da Polícia Ambiental (BPAM), em Candeias do Jamari. No local existem três dessas plantas e as mudas são feitas das sementes. Cerca de duas mil mudas são entregues por ano. O Guinness Book considera a folha desta espécie como a maior mundo.
A Coccoloba tem como principal característica o tamanho da folha dicotiledônea. Além dos 2,5 metros de comprimento, pode chegar a 1,44 de largura. A espécie também foi encontra no Parque Botânico de Ariquemes.
Segundo o engenheiro agrônomo do BPAM, Lupércio Ricci, a espécie é rara e endêmica da Amazônia, além de ser abrangente da bacia do rio Madeira.
"Não sei se ela é encontrada em toda a Amazônia Legal lá na parte da Bolívia. Mas pelos nosso estudos e acompanhamento sobre essa espécie, posso afirma que ela é endêmica praticamente da bacia do Rio Madeira. Como ela é muito rara, você encontra dela em um entorno de 600 quilômetros de distância de uma família de Coccoloba de outra. No entanto, em toda essa extensão do rio", explicou.
O trabalho do Batalhão com a entrega das mudas de várias plantas da amazônia acontece durante todo o ano. Conforme Ricci, entre essas espécies está a Coccoloba.
"Temos a produção de mais de 40 mil mudas todo ano. Trabalhamos com espécies endêmicas e que são locais, ou seja, da Amazônia. Isso devido ao bioma da região, por conta da adaptação das espécies. Muitas pessoas vêm até o Batalhão para pegar um muda e entregamos", disse.
Nas datas comemorativas do ano, como os dias da Água, do Meio Ambiente ou da Árvore, por exemplo, eventos são realizados no BPAM em parcerias com escolas no munícios e cidades vizinhas, onde as mudas também são entregues ao estudantes. De acordo com Lupércio Ricci, é feito um trabalho de educação ambiental, que abrange a floresta, os animais silvestres e os ictiofauna (de água).
"Temos trilha em que eles, junto de um policial, são levados a conhecer todo o ambiente aqui. O viveiro acaba se tornando o momento de muito aprendizado, pois além de falarmos da planta em si, descamamos a importância delas seja em teor nutricional até no tratamentos medicinais", ressaltou.

Para ver algumas curiosidades sobre as mudas da Coccoloba, acesse o G1

Novidades

Cães da raça chihuahua são parte coiotes, e talvez por isso sejam ´pequenos, mas bravos´

22/09/2026

Uma das menores raças de cães, o chihuahua, tem parte de coiote selvagem em sua composição genética,...

Os cientistas que salvam filhotes de araras de seus pais assassinos

22/09/2026

Parker ainda não havia aberto os olhos, quando uma mão o retirou do ninho. Era uma manhã de domingo...

Cientistas da Flórida procuram corais resistentes ao calor diante da mudança climática

22/09/2026

Na costa da Flórida, nos Estados Unidos, um grupo de mergulhadores desce até o fundo do mar para pla...

Refino de petróleo ganha técnica que reduz consumo de energia

22/09/2026

Uma nova tecnologia desenvolvida por cientistas chineses pode reduzir significativamente a quantidad...

Ciclo da água fica mais imprevisível, e El Niño deve agravar cenário, alerta ONU

22/09/2026

O ciclo da água está se tornando cada vez mais imprevisível e o fenômeno El Niño deve agravar a tend...

Cortar metano passa de atalho a obrigação com ´overshoot´, dizem especialistas

22/09/2026

Cortar as emissões de metano era considerado um atalho para combater os efeitos da mudança climática...