UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Filhotes de panda gêmeos são os novos moradores de zoológico em Berlim

10/12/2019

O zoológico de Berlim apresentou nesta segunda-feira (9) suas duas novas estrelas, os dois primeiros pandas gêmeos nascidos na Alemanha, no final de agosto, batizados de Meng Yuan e Meng Xiang.
Como reza a tradição chinesa, os dois mamíferos, dois machos, foram nomeado 100 dias após seu nascimento, e foram apresentados à imprensa pelo prefeito de Berlim, Michael Müller, e pelo embaixador chinês, Wu Ken.
Meng Xiang ("Sonho desejado") e Meng Yuan ("Sonho realizado") nasceram em 31 de agosto no zoológico, após inseminação artificial para aumentar as chances de fecundação. Pesam quase seis quilos cada.
Os visitantes do zoológico de Berlim, um dos dois zoológicos da cidade, juntamente com o Tierpark, não poderão ver os dois filhotes até que se familiarizem com o ambiente.
Juntamente com seus pais, a fêmea Meng Meng ("Sonho pequeno") e o macho Jiao Qing ("Pequeno tesouro"), que vivem em Berlim desde junho de 2017, são os únicos espécimes dessa espécie na Alemanha.
A transferência para Berlim há dois anos desses dois pandas gigantes, considerados tesouros nacionais na China, faz parte da estratégia da "diplomacia dos pandas" estabelecida por Pequim para manter boas relações com seus parceiros.
A China enviou esses "embaixadores" especiais para apenas uma dúzia de países. Normalmente, os filhotes nascidos no exterior são enviados para a China em três ou quatro anos.
O zoológico de Berlim paga cerca de um milhão de dólares (cerca de 900.000 euros) por ano à China pelos animais adultos. Essa quantia, segundo Pequim, é reinvestida em projetos de proteção de pandas.
Há alguns meses, os filhotes eram tão pequenos que cabiam na palma das mãos. O zoológico divulgou um vídeo na época acompanhando o desenvolvimento dos bichinhos.
Meng Meng e o macho Jiao Qing vivem na capital alemã desde junho de 2017. Os dois foram apresentados ao público pela chanceler Angela Merkel e pelo presidente chinês Xi Jinping.
A transferência para Berlim desses pandas gigantes, considerados tesouros nacionais na China, foi mais um episódio da "diplomacia dos pandas" estabelecida por Pequim para manter boas relações com seus parceiros.
Eles são os únicos animais dessa espécie atualmente visíveis no país e o nascimento é o primeiro da Alemanha.
A fêmea foi inseminada artificialmente para aumentar as chances de fertilização, mesmo que os dois animais tenham acasalado.

Fonte: G1

Novidades

Caravelas-portuguesas aparecem em praias do Rio; biólogo ensina o que fazer em caso de queimaduras

09/12/2025

Apesar de chamarem atenção pela beleza, com tons de roxo e azul que lembram um arco-íris, as caravel...

Lagoa pode ganhar centro de apoio à fauna silvestre para atendimentos de emergência

09/12/2025

A Lagoa Rodrigo de Freitas pode ganhar um centro de apoio à fauna silvestre. A proposta, apresentada...

Mural em prol dos rios de SP usa tinta que purifica o ar

09/12/2025

Um novo mural na Vila Madalena, bairro da zona oeste da capital paulista, convida a cidade a abrir s...

Árvore de Santa Cecília condenada à morte sobreviveu por 9 anos até ser derrubada por vendaval

09/12/2025

Caberá a uma ainda miúda canafístula, plantada na manhã da última sexta-feira (5) na altura do númer...

O que primeiro registro de sauá albino na mata atlântica representa para o meio ambiente

09/12/2025

Pesquisadores do projeto Primatas Perdidos registraram pela primeira vez no mundo um sauá albino (Ca...

Obras para proteger a fauna do Pantanal começam na BR-262

09/12/2025

A implementação de medidas estruturais para reduzir atropelamentos de fauna na BR-262 finalmente com...