UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Filhotes de panda gêmeos são os novos moradores de zoológico em Berlim

10/12/2019

O zoológico de Berlim apresentou nesta segunda-feira (9) suas duas novas estrelas, os dois primeiros pandas gêmeos nascidos na Alemanha, no final de agosto, batizados de Meng Yuan e Meng Xiang.
Como reza a tradição chinesa, os dois mamíferos, dois machos, foram nomeado 100 dias após seu nascimento, e foram apresentados à imprensa pelo prefeito de Berlim, Michael Müller, e pelo embaixador chinês, Wu Ken.
Meng Xiang ("Sonho desejado") e Meng Yuan ("Sonho realizado") nasceram em 31 de agosto no zoológico, após inseminação artificial para aumentar as chances de fecundação. Pesam quase seis quilos cada.
Os visitantes do zoológico de Berlim, um dos dois zoológicos da cidade, juntamente com o Tierpark, não poderão ver os dois filhotes até que se familiarizem com o ambiente.
Juntamente com seus pais, a fêmea Meng Meng ("Sonho pequeno") e o macho Jiao Qing ("Pequeno tesouro"), que vivem em Berlim desde junho de 2017, são os únicos espécimes dessa espécie na Alemanha.
A transferência para Berlim há dois anos desses dois pandas gigantes, considerados tesouros nacionais na China, faz parte da estratégia da "diplomacia dos pandas" estabelecida por Pequim para manter boas relações com seus parceiros.
A China enviou esses "embaixadores" especiais para apenas uma dúzia de países. Normalmente, os filhotes nascidos no exterior são enviados para a China em três ou quatro anos.
O zoológico de Berlim paga cerca de um milhão de dólares (cerca de 900.000 euros) por ano à China pelos animais adultos. Essa quantia, segundo Pequim, é reinvestida em projetos de proteção de pandas.
Há alguns meses, os filhotes eram tão pequenos que cabiam na palma das mãos. O zoológico divulgou um vídeo na época acompanhando o desenvolvimento dos bichinhos.
Meng Meng e o macho Jiao Qing vivem na capital alemã desde junho de 2017. Os dois foram apresentados ao público pela chanceler Angela Merkel e pelo presidente chinês Xi Jinping.
A transferência para Berlim desses pandas gigantes, considerados tesouros nacionais na China, foi mais um episódio da "diplomacia dos pandas" estabelecida por Pequim para manter boas relações com seus parceiros.
Eles são os únicos animais dessa espécie atualmente visíveis no país e o nascimento é o primeiro da Alemanha.
A fêmea foi inseminada artificialmente para aumentar as chances de fertilização, mesmo que os dois animais tenham acasalado.

Fonte: G1

Novidades

Policiais resgatam macaco que estava em poder de traficantes na Zona Norte

18/11/2025

Policiais do 41º BPM (Irajá) resgataram, neste domingo (16), um macaco-prego que estava sob a posse ...

Onça-parda e seus dois filhotes são flagrados em reserva biológica em Petrópolis; vídeo

18/11/2025

Uma onça-parda mãe (Puma concolor) foi flagrada passeando com seus dois filhotes, com idades estimad...

Pesquisa analisa risco de morte por ingestão de plástico para animais marinhos

18/11/2025

Uma equipe internacional de pesquisadores apresentou a primeira análise quantitativa detalhada do ri...

Investimento climático cresce 157% no Brasil, mas deixa de lado setores com mais emissões

18/11/2025

O volume de recursos destinados ao enfrentamento da mudança climática no Brasil mais que dobrou desd...

Embrapa lança selo para certificar carne bovina sustentável na COP30

18/11/2025

A Embrapa lançou durante a COP30, no domingo (16), a certificação Carne Baixo Carbono (CBC), criada ...

Ignorar clima custará até 33% do PIB de Brasil e vizinhos, diz ONU

18/11/2025

A falta de ação diante das mudanças climáticas pode custar o equivalente a até 33% do PIB (Produto I...