UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Filhotes de panda gêmeos são os novos moradores de zoológico em Berlim

10/12/2019

O zoológico de Berlim apresentou nesta segunda-feira (9) suas duas novas estrelas, os dois primeiros pandas gêmeos nascidos na Alemanha, no final de agosto, batizados de Meng Yuan e Meng Xiang.
Como reza a tradição chinesa, os dois mamíferos, dois machos, foram nomeado 100 dias após seu nascimento, e foram apresentados à imprensa pelo prefeito de Berlim, Michael Müller, e pelo embaixador chinês, Wu Ken.
Meng Xiang ("Sonho desejado") e Meng Yuan ("Sonho realizado") nasceram em 31 de agosto no zoológico, após inseminação artificial para aumentar as chances de fecundação. Pesam quase seis quilos cada.
Os visitantes do zoológico de Berlim, um dos dois zoológicos da cidade, juntamente com o Tierpark, não poderão ver os dois filhotes até que se familiarizem com o ambiente.
Juntamente com seus pais, a fêmea Meng Meng ("Sonho pequeno") e o macho Jiao Qing ("Pequeno tesouro"), que vivem em Berlim desde junho de 2017, são os únicos espécimes dessa espécie na Alemanha.
A transferência para Berlim há dois anos desses dois pandas gigantes, considerados tesouros nacionais na China, faz parte da estratégia da "diplomacia dos pandas" estabelecida por Pequim para manter boas relações com seus parceiros.
A China enviou esses "embaixadores" especiais para apenas uma dúzia de países. Normalmente, os filhotes nascidos no exterior são enviados para a China em três ou quatro anos.
O zoológico de Berlim paga cerca de um milhão de dólares (cerca de 900.000 euros) por ano à China pelos animais adultos. Essa quantia, segundo Pequim, é reinvestida em projetos de proteção de pandas.
Há alguns meses, os filhotes eram tão pequenos que cabiam na palma das mãos. O zoológico divulgou um vídeo na época acompanhando o desenvolvimento dos bichinhos.
Meng Meng e o macho Jiao Qing vivem na capital alemã desde junho de 2017. Os dois foram apresentados ao público pela chanceler Angela Merkel e pelo presidente chinês Xi Jinping.
A transferência para Berlim desses pandas gigantes, considerados tesouros nacionais na China, foi mais um episódio da "diplomacia dos pandas" estabelecida por Pequim para manter boas relações com seus parceiros.
Eles são os únicos animais dessa espécie atualmente visíveis no país e o nascimento é o primeiro da Alemanha.
A fêmea foi inseminada artificialmente para aumentar as chances de fertilização, mesmo que os dois animais tenham acasalado.

Fonte: G1

Novidades

Onças, gatos-do-mato e até filhotes roubam a cena em monitoramento no Parque Nacional de Itatiaia; vídeo

28/07/2026

O Parque Nacional do Itatiaia virou cenário de uma série de flagrantes da vida selvagem. Entre fever...

Fazendeiro é condenado a recuperar área desmatada e pagar R$ 11,9 mil por danos ambientais em MG

28/07/2026

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) manteve a condenação de um fazendeiro de Nepomuceno (MG...

Protect Paradise já reciclou 7,5 toneladas de plástico em Noronha

28/07/2026

O Projeto Protect Paradise, iniciativa da Green Mining que atua na redução do impacto ambiental do p...

Mais de 80% das áreas protegidas da Amazônia tiveram desmatamento zero

28/07/2026

Neste mês, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulgou a maior queda nos alertas de ...

Número de espécies exóticas de moluscos no Brasil aumenta 215% em 15 anos

28/07/2026

O número de espécies exóticas (não nativas) de moluscos encontradas no Brasil aumentou de 26 para 82...