UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Pescadores da Praia do Sossego serão realocados em local próximo

19/11/2019

Dando um desfecho para uma disputa judicial que se arrastou por 24 anos, um acordo firmado pela 4ª Vara Federal e a prefeitura de Niterói resolveu o imbróglio envolvendo pescadores tradicionais que moram na Praia do Sossego e serão, agora, reassentados nos limites do Parnit , na entrada do acesso à praia. No dia 1º, o prefeito Rodrigo Neves publicou decreto desapropriando os dois terrenos destinados ao reassentamento.
Na decisão, o juiz William Douglas determina que seja feita uma avaliação da casa do Sossego e que a indenização paga às famílias viabilize a construção de imóveis no novo endereço. Destacando que não considera os ocupantes como comunidade tradicional, mas que há questão social a ser resolvida, o juiz publicou nas redes sociais que o litígio foi resolvido com a colaboração das autoridades municipais e dos atores sociais.
“Não é a solução perfeita, mas atende razoavelmente a todos os interesses envolvidos. Pacificar é assim: ninguém sai 100% satisfeito, mas também não sai 100% derrotado. A vitória é de todos”, escreveu.
O pescador Antônio Claudio da Silva ficou satisfeito com o desfecho, lembrando que, em audiências anteriores, tinha sido cogitada pela Justiça a transferência das famílias para um condomínio do programa Minha Casa Minha Vida, no Badu.
— Para quem ia para o Badu, não está ruim, não — disse o pescador, que mora no local há cerca de 45 anos.
Integrante do movimento para tratar os moradores da praia como comunidade tradicional, o vereador Paulo Eduardo Gomes (PSOL) afirma que eles merecem permanecer integrados ao ambiente:
— Mantê-los próximo da praia é uma demonstração de respeito ao que representa a Reserva Extrativista Marinha de Itaipu e à importante cultura da pesca artesanal.

Fonte: O Globo

Novidades

Príncipe William visita manguezal e planta mudas na baía de Guanabara

06/11/2025

O príncipe William, herdeiro do trono do Reino Unido, visitou nesta terça-feira (4) a área de proteç...

Tragédias na Região Serrana do RJ alertam para vulnerabilidade das cidades; iniciativas apontam rumos para a adaptação climática

06/11/2025

Três anos depois da tragédia no Morro da Oficina, Petrópolis ainda convive com as marcas da lama — e...

Ibama multa homens por interagir com baleia-jubarte debilitada no litoral de SP

06/11/2025

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) multou em R$ 2,5 ...

VÍDEO: Meteoro causa clarão de 5 segundos no céu de MG

06/11/2025

A queda de um meteoro foi vista no céu de Patos de Minas e Rio Paranaíba, no Alto Paranaíba, durante...

Rio Doce é um ´paciente crônico´ dez anos depois do desastre de Mariana

06/11/2025

Dez anos depois do desastre de Mariana, percorrer as comunidades que estão ao longo da bacia do Rio ...