UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Moradores pedem a suspensão de obra de posto salva-vidas sobre a restinga de Itacoatiara

12/11/2019

Previstos para serem entregues este mês, os dois novos postos de salva-vidas na Praia de Piratininga, em NIterói, estão em fase final de construção. Em Itaipu, a estrutura está concluída, faltando apenas acabamento e instalação da cobertura para que seja liberado em dezembro. Já em Itacoatiara, onde há duas semanas foram iniciadas as fundações para a construção do equipamento, moradores querem que a obra seja paralisada. Há uma semana, a Sociedade dos Amigos e Moradores de Itacoatiara (Soami) fez uma representação no Ministério Público estadual pedindo a mudança do local, já que a área escolhida, sobre a restinga, pertenceria à Zona de Amortecimento do Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset). A prefeitura explica que o local foi decidido de forma estratégica para melhor atuação dos bombeiros.
O posto em Itacoatiara está sendo construído na Avenida Beira Mar, próximo ao trevo principal da praia. De acordo com o projeto, o equipamento terá dois pavimentos, depósito, banheiro e uma sala que funcionará como observatório para os bombeiros. A obra foi licenciada pela Secretaria municipal de Recursos Hídricos e Sustentabilidade, e a prefeitura afirma, sem dar prazos nem informar o local, que será realizada uma medida compensatória com replantio da vegetação nativa.
— Nós queremos o posto, precisamos dele, mas não pode ser naquele local. Nossa restinga é original e foi revitalizada em 2009 com 50 caminhões de areia e o apoio de biólogos e geólogos. O que nós defendemos é que esse posto seja instalado fora da restinga, em frente à praça, no lugar de uma vaga de carro — argumenta Eugênio Schitine, presidente da Soami.
A Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), que executa as obras, informa que a construção de um terceiro posto para salva-vidas em Piratininga ainda está sendo estudada. Em Camboinhas, o equipamento começará ser construído no mês que vem, no Recanto. Nas construções são investidos R$ 842 mil, parte do Programa Região Oceânica Sustentável (PRO-Sustentável).

Fonte: O Globo

Novidades

Maior peixe do mundo, tubarão-baleia encanta banhistas na Praia da Barra da Tijuca

25/04/2024

Um tubarão-baleia foi avistado nas águas da Barra da Tijuca no feriado. Um vídeo postado nas redes s...

Macacos bugios voltam ao Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro

25/04/2024

Extintos há quase 200 anos na cidade do Rio de Janeiro por conta do desmatamento e da caça, os macac...

Com uso de energia renovável, Shopping Penha conquista certificação internacional

25/04/2024

Em 2023, as fontes renováveis tiveram uma participação de 47,4% na matriz energética brasileira. Em ...

Produtos de limpeza ecológicos trazem benefícios para a saúde

25/04/2024

Usados diariamente, seja para limpeza de louças ou para higiene de espaços, os produtos de limpeza t...