UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Gato-mourisco é avistado em área de reflorestamento de Santa Catarina

07/11/2019

Um gato-mourisco foi flagrado passeando por uma área de reflorestamento localizada em Santa Cecília, na Serra catarinense. O registro foi feito no último domingo (3), na região da Fazenda Vila Operária, por uma câmera armadilha — equipamento utilizado para fotografar espécies com a menor interferência humana possível.
O Jaguarundi, nome oficial do gato-mourisco, estava em meio a uma floresta de pinus mantida por uma empresa de reflorestamento que faz o monitoramento das espécies animais e vegetais da região.
De acordo com o engenheiro florestal e diretor executivo da Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR), Mauro Murara Jr., foi o primeiro registro dessa espécie no local. Ele explica que não é um felino comum de ser encontrado no estado.
"É um indicador ambiental. Onde encontramos felinos, de qualquer porte, indica que a área tem uma relação boa com a fauna local. Principalmente felinos, que se movimentam bastante", diz. Segundo Murara Jr., a Polícia Militar Ambiental de Lages foi notificada da aparição da espécie.
Em 2018, um puma também foi flagrado passeando na mesma floresta. Pelo menos seis espécies de felinos diferentes já foram vistas nas áreas reflorestadas acompanhadas pela ACR, segundo Murara Jr. Entre Campo Alegre e Porto União, no Norte do Estado, e na Serra Catarinense, de Santa Cecília até Lages - na região mais próxima ao Rio Grande do Sul.
Apesar de serem muitos semelhantes, o jaguarundi é diferente do gato-do-mato, que é menor e tem pelagem semelhante a da onça, conforme explica o engenheiro florestal.

Fonte: G1

Novidades

Mês de março presenteia a natureza com ´explosão´ de várias espécies de borboletas

19/03/2026

Onde quer que estejam, elas não passam despercebidas. As borboletas podem ser vistas o ano todo, mas...

Água do rio Tietê fica verde em trecho de 100 km no interior paulista

19/03/2026

A água do rio Tietê ficou verde nos últimos dias numa faixa de cerca de cem quilômetros em município...

COP15: por que Campo Grande foi escolhida para sediar encontro global sobre espécies migratórias

19/03/2026

Campo Grande vai receber entre os dias 23 e 29 de março a 15ª Conferência das Partes da Convenção so...

Piranha-preta: entenda comportamento da espécie após captura de peixe ´gigante´ no AM

19/03/2026

A captura de uma piranha-preta de cerca de 40 centímetros no Lago do Miriti, em Manacapuru, no inter...

Resgate de animais silvestres ajuda a salvar a biodiversidade

19/03/2026

Animais silvestres resgatados, seja do tráfico ilegal, vítimas de maus-tratos ou de entregas voluntá...