
07/11/2019
Um gato-mourisco foi flagrado passeando por uma área de reflorestamento localizada em Santa Cecília, na Serra catarinense. O registro foi feito no último domingo (3), na região da Fazenda Vila Operária, por uma câmera armadilha — equipamento utilizado para fotografar espécies com a menor interferência humana possível.
O Jaguarundi, nome oficial do gato-mourisco, estava em meio a uma floresta de pinus mantida por uma empresa de reflorestamento que faz o monitoramento das espécies animais e vegetais da região.
De acordo com o engenheiro florestal e diretor executivo da Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR), Mauro Murara Jr., foi o primeiro registro dessa espécie no local. Ele explica que não é um felino comum de ser encontrado no estado.
"É um indicador ambiental. Onde encontramos felinos, de qualquer porte, indica que a área tem uma relação boa com a fauna local. Principalmente felinos, que se movimentam bastante", diz. Segundo Murara Jr., a Polícia Militar Ambiental de Lages foi notificada da aparição da espécie.
Em 2018, um puma também foi flagrado passeando na mesma floresta. Pelo menos seis espécies de felinos diferentes já foram vistas nas áreas reflorestadas acompanhadas pela ACR, segundo Murara Jr. Entre Campo Alegre e Porto União, no Norte do Estado, e na Serra Catarinense, de Santa Cecília até Lages - na região mais próxima ao Rio Grande do Sul.
Apesar de serem muitos semelhantes, o jaguarundi é diferente do gato-do-mato, que é menor e tem pelagem semelhante a da onça, conforme explica o engenheiro florestal.
Fonte: G1
Raia-chita gigante é flagrada nas águas cristalinas do Arpoador
06/01/2026
Tromba d’água em Paraty impressiona moradores e turistas; fenômeno semelhante a tornado acontece por instabilidade atmosférica
06/01/2026
Nova espécie de mini caranguejo é encontrada na cidade de Mauá, na Grande SP
06/01/2026
Mudas de árvores vandalizadas duas vezes por mulher em Curitiba são de espécie ameaçada de extinção
06/01/2026
Mato Grosso suspende autorização para santuário de elefantes receber novos animais
06/01/2026
Relator do Fundo da Foz do Amazonas quer usar pré-sal como exemplo do que não fazer
06/01/2026
