UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Gato-mourisco é avistado em área de reflorestamento de Santa Catarina

07/11/2019

Um gato-mourisco foi flagrado passeando por uma área de reflorestamento localizada em Santa Cecília, na Serra catarinense. O registro foi feito no último domingo (3), na região da Fazenda Vila Operária, por uma câmera armadilha — equipamento utilizado para fotografar espécies com a menor interferência humana possível.
O Jaguarundi, nome oficial do gato-mourisco, estava em meio a uma floresta de pinus mantida por uma empresa de reflorestamento que faz o monitoramento das espécies animais e vegetais da região.
De acordo com o engenheiro florestal e diretor executivo da Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR), Mauro Murara Jr., foi o primeiro registro dessa espécie no local. Ele explica que não é um felino comum de ser encontrado no estado.
"É um indicador ambiental. Onde encontramos felinos, de qualquer porte, indica que a área tem uma relação boa com a fauna local. Principalmente felinos, que se movimentam bastante", diz. Segundo Murara Jr., a Polícia Militar Ambiental de Lages foi notificada da aparição da espécie.
Em 2018, um puma também foi flagrado passeando na mesma floresta. Pelo menos seis espécies de felinos diferentes já foram vistas nas áreas reflorestadas acompanhadas pela ACR, segundo Murara Jr. Entre Campo Alegre e Porto União, no Norte do Estado, e na Serra Catarinense, de Santa Cecília até Lages - na região mais próxima ao Rio Grande do Sul.
Apesar de serem muitos semelhantes, o jaguarundi é diferente do gato-do-mato, que é menor e tem pelagem semelhante a da onça, conforme explica o engenheiro florestal.

Fonte: G1

Novidades

Baleias-jubarte voltam a aparecer no litoral do Rio e imagens registram o espetáculo

18/06/2026

Um salto de poucos segundos foi suficiente para transformar uma manhã comum no mar do Rio em um dos ...

Paisagista leva mais de 3 mil plantas para a fachada da CASACOR

18/06/2026

Em sua primeira participação solo na CASACOR São Paulo, a paisagista Maria Fernanda Marques leva sua...

Ameaçado de extinção, surdo e desajustado: conheça sapinho-pingo-de-ouro que mede 1 cm encontrado no ES

18/06/2026

Surdo, desajeitado, do tamanho de uma unha, colorido e sensível: este é o sapinho-pingo-de-ouro, anf...

Superfície coberta por água na amazônia aumenta 2,6%, diz MapBiomas

18/06/2026

Rios, lagos e outros corpos hídricos da amazônia brasileira se recuperaram em 2025 após dois anos co...

Nova Norma da SBTi pode potencializar crédito de carbono da reciclagem

18/06/2026

A agenda climática corporativa vive um momento de inflexão. Durante anos, empresas comprometidas com...