UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Peixe-boi ameaçado de extinção volta à natureza, em aldeia no AP, seis anos após resgate

07/11/2019

Após viver 6 anos em uma piscina, o peixe-boi chamado "Victor Maracá" agora explora um novo espaço: um rio na Aldeia do Manga, em Oiapoque, no extremo Norte do Amapá. A soltura aconteceu em outubro, após um ano de mobilização de órgãos ligados à área ambiental para realizar esta etapa da reintrodução dele à natureza.
O animal, que foi resgatado em 2013 em uma praia do município de Amapá após se perder da mãe, recebeu cuidados diários ao longo desses anos no Centro de Triagem de Animas Silvestres (Cetas). Agora saudável, "Victor Maracá" já ultrapassou os 300 quilos de peso distribuídos em 2,35 metros.
O animal é espécie híbrida do peixe-boi marinho com o peixe-boi amazônico - de água doce.
A operação, liderada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), contou com apoio da comunidade, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Exército Brasileiro.
De acordo com a superintendente do Ibama, Marinete Pantoja, a soltura aconteceu na manhã do dia 30 de outubro.
"Ele está ainda se alimentando com ajuda das pessoas. Ele vivia em uma piscina, agora está no rio. Já começa a viver no habitat natural dele. Ele está se aclimatando e aos poucos vai tendo mais espaço, se sentindo mais forte, com a musculatura mais forte. Isso é importante para a gente ter certeza que ele vai ficar bem", comentou Marinete.
O animal viajou cerca de 10 horas por 590 quilômetros da BR-156, entre Macapá e Oiapoque, através de uma logística arriscada, porém, cuidadosa, acompanhada por profissionais especializados. Inicialmente a ideia era fazer o transporte por avião, mas não foi possível.
Até o exato local da soltura, ele também precisou ser levado em uma embarcação chamada "voadeira".
O animal recebeu um cordão para a adaptação dele ser monitorada através de GPS. Ele viverá pelo período de 3 a 6 meses em um semicativeiro, que é um espaço no rio que foi cercado.
Ele também é acompanhado por profissionais do Ibama, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) e também por pessoas da aldeia. A ideia é que ele ganhe resistência para sobreviver no habitat natural.
Em 2018 tentaram soltar o animal, e, apesar de ter o transporte aéreo garantido pela Força Aérea Brasileira (FAB), na última hora, um exame atestou que o peixe-boi estava com leptospirose. A viagem foi cancelada, os exames foram refeitos e ficou comprovado que ele não estava doente. Um ano depois, a soltura foi concretizada.

Leia mais no G1

Novidades

Zoológico do Rio distribui sorvetes especiais a animais para enfrentar calor recorde

15/01/2026

O BioParque do Rio distribuiu nesta terça-feira alimentos congelados a diversos animais para ajudar ...

Nanopartículas de prata elevam eficiência e durabilidade de células solares

15/01/2026

O uso de nanopartículas de prata permite aumentar a eficiência na conversão de energia solar para el...

Pirarucu de 65 kg pescado no ES é espécie invasora e ameaça equilíbrio ao devorar presas maiores, alerta especialista

15/01/2026

A captura de um pirarucu de 65 quilos e 1,56 metro em uma lagoa de Linhares, no Norte do Espírito Sa...

Ninhos de tartaruga-verde podem soterrar ´rochas de plástico´ e comprometer espécie

15/01/2026

Nem as regiões mais remotas do globo estão livres da poluição por plásticos, incluindo a Ilha de Tri...

Promessa de petróleo em Oiapoque atrai brasileiros do exterior e transforma região: ´É um bairro atrás do outro´

15/01/2026

Há 35 anos, a paraense Sheila Cals decidiu cruzar o rio Oiapoque, no extremo norte do Brasil, para p...

Como veneno da jararaca está fazendo cientistas repensarem o funcionamento das células

15/01/2026

Proteínas costumam seguir regras bem estabelecidas para funcionar dentro das células. Mas algumas de...