UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Escavações do Museu da Casa da Moeda, que abre nesta sexta, revelam 56 mil peças arqueológicas

13/03/2018

A construção de fachada amarela, localizada na esquina da Praça da República com Rua Visconde de Rio Branco, já abrigou importantes instituições históricas: no século XIX, foi sede do Museu Real e, no século XX, abrigou o Arquivo Público. Nas últimas duas décadas, no entanto, quem passava em frente ao prédio, situado na área do Campo de Santana, só via uma construção sem uso, sob a ação do tempo. Hoje, o palacete de cerca de seis mil metros quadrados, tombado desde 2016 pelo Iphan, inicia um novo capítulo de sua existência. Após seis anos de obras, que custaram R$ 15,8 milhões, será aberto, amanhã para o público, como sede do Museu da Casa da Moeda do Brasil, com acervo de moedas, cédulas, medalhas, além de documentos e fotos que guardam a memória da instituição.
A obra reforçou a estrutura do prédio, recuperou parte das telhas francesas e reconstituiu o piso de ladrilho hidráulico do térreo. Na fachada, foi usado um reboco mineral. Uma das salas foi transformada em espaço multiuso, onde será instalado um cineteatro numa segunda etapa.
— Para abrigar um museu com centro cultural, criamos novas funcionalidades, por exemplo, instalando elevadores e banheiros — explica Gloria Dias, design de valores da Casa da Moeda, e responsável pelo projeto.

A matéria na íntegra pode ser lida em O Globo

Novidades

Rio está entre cidades mais afetadas por ozônio nocivo este ano

01/10/2026

O Rio de Janeiro aparece entre as cidades com maior exposição ao ozônio próximo ao solo em 2026, seg...

Estudo da Unesp encontra contaminantes ligados ao câncer em plásticos e espumas descartados

01/10/2026

Um perigo invisível à saúde pública pode estar acumulado nos locais de descarte e desmanche de resíd...

Escorpiões que brilham sob luz ultravioleta levam cientistas a duas novas espécies em Roraima

01/10/2026

Imagine caminhar pela floresta durante a noite, iluminando pedras e vegetação com uma lanterna ultra...

Duas aves brasileiras estão entre as mais barulhentas do mundo, mostra estudo

01/10/2026

Duas espécies de aves brasileiras estão entre as mais barulhentas do mundo: a araponga-de-garganta-n...