UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Escavações do Museu da Casa da Moeda, que abre nesta sexta, revelam 56 mil peças arqueológicas

13/03/2018

A construção de fachada amarela, localizada na esquina da Praça da República com Rua Visconde de Rio Branco, já abrigou importantes instituições históricas: no século XIX, foi sede do Museu Real e, no século XX, abrigou o Arquivo Público. Nas últimas duas décadas, no entanto, quem passava em frente ao prédio, situado na área do Campo de Santana, só via uma construção sem uso, sob a ação do tempo. Hoje, o palacete de cerca de seis mil metros quadrados, tombado desde 2016 pelo Iphan, inicia um novo capítulo de sua existência. Após seis anos de obras, que custaram R$ 15,8 milhões, será aberto, amanhã para o público, como sede do Museu da Casa da Moeda do Brasil, com acervo de moedas, cédulas, medalhas, além de documentos e fotos que guardam a memória da instituição.
A obra reforçou a estrutura do prédio, recuperou parte das telhas francesas e reconstituiu o piso de ladrilho hidráulico do térreo. Na fachada, foi usado um reboco mineral. Uma das salas foi transformada em espaço multiuso, onde será instalado um cineteatro numa segunda etapa.
— Para abrigar um museu com centro cultural, criamos novas funcionalidades, por exemplo, instalando elevadores e banheiros — explica Gloria Dias, design de valores da Casa da Moeda, e responsável pelo projeto.

A matéria na íntegra pode ser lida em O Globo

Novidades

O mercado regenerativo corre o risco de repetir erros da sustentabilidade?

11/06/2026

Quando comecei a trabalhar com iniciativas ecológicas, há mais de uma década, a palavra da vez era t...

Calculadora converte resíduos agroindustriais em créditos de carbono

11/06/2026

Cascas de laranja, bagaço de maçã, pó de café, palha de cana-de-açúcar e sementes de açaí. Transform...

Caçador vira presa após cobra reagir a ataque e enforcar gavião em MS; veja cena rara

11/06/2026

Em uma estrada de terra no município de Jateí (MS), o pescador Rafael Gandine foi surpreendido por u...

Lagarto de Fernando de Noronha tem reprodução lenta e pode ficar mais vulnerável

11/06/2026

Quem visita o arquipélago de Fernando de Noronha, situado a cerca de 545 km da costa de Pernambuco, ...

Tatu-bola, mascote da Copa de 2014, ganha plano de conservação

11/06/2026

Quem se lembra do “Fuleco”? Mascote da Copa do Mundo de 2014, o personagem foi inspirado na espécie ...