UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Abandono de obra em túnel foi determinante para abertura de cratera na BR-040

07/12/2017

A falta de monitoramento do túnel da Nova Subida da Serra, na rodovia BR-040, foi um fator determinante para a abertura da cratera na via. A conclusão é de um laudo da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias de Petrópolis. O documento, entregue nesta segunda-feira ao Ministério Público Federal (MPF), destaca que o monitoramento da área interna do túnel possibilitaria "acompanhar possíveis desplacamentos e outros sinais de instabilidade", garante a prefeitura.
Por medida de segurança, não há prazo para liberação da Escola municipal Leonardo Boff e 55 casas da região conhecida como Vale da Escola, que estão interditadas. Na semana passada, a Defesa Civil municipal desinterditou a comunidade do Vizinho, o motel Play Love e o Clube de Tiro. Esses locais foram interditados de forma preventiva na noite do dia 11 de novembro.
O laudo, segundo o município, foi elaborado a partir de documentos entregues pela Concer,a concessionária que administra a rodovia, com informações, por exemplo, sobre o traçado do túnel e os dados de monitoramento do deslocamento do solo.
Em relação ao laudo da Defesa Civil, as investigações conduzidas pela companhia prosseguem, portanto, para a Concer, ainda não há conclusão a ser tirada a respeito.
Em nota, a Concer informou que "cabe ressaltar que a obra da Nova Subida da Serra foi paralisada pela companhia em meados de 2016 em razão da inadimplência da União ". A concessionária ressaltou que, "independentemente de ainda não haver aferição de culpa nem responsabilidade pelo incidente, 56 famílias do Contorno receberam pronta ajuda da Concer já no dia seguinte ao abatimento de solo. Outras 40 famílias de uma comunidade mais afastada (Zizinho, interditada preventivamente no dia 11/11) receberam o mesma ajuda (auxílio-emergência de R$ 1 mil, cesta básica e produtos de higiene pessoal) no dia 13/11. Desse total de 96 famílias, 34 que já conseguiram alugar imóveis receberam da companhia kit de eletrodomésticos e outros utensílios composto por até 64 itens."

Para ler a nota da Concer na íntegra, acesse

Novidades

Prefeitura do Rio lança campanha contra massacre de macacos por causa da febre amarela

22/02/2018

A Prefeitura do Rio lançou nesta quarta-feira uma campanha para conscientizar a população contra o m...

Exames confirmam morte de macaco por febre amarela em Paraty

22/02/2018

A prefeitura de Paraty, na Costa Verde, informou que a Secretaria estadual de Saúde confirmou a mort...

Argentina confirma primeiro caso ´importado´ de febre amarela

22/02/2018

A Argentina confirmou o primiero caso de febre amarela no país. Um jovem de 28 anos, que mora em Bue...

Trilha fica submersa em água cristalina após chuva intensa em MS

22/02/2018

Um vídeo feito por um guia turístico mostra um fenômeno que ocorreu no dia 2 de fevereiro, na região...

Comissão externa da Câmara dos Dep. investiga possível vazamento de mineradora no PA

22/02/2018

A Câmara dos Deputados criou uma comissão externa para averiguar possível rompimento das bacias de r...