UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Epidemia de antraz mata mais de cem hipopótamos na Namíbia

10/10/2017

Ao menos cem carcaças de hipopótamos foram encontradas num rio do Parque Nacional Bwabwata, na Namíbia, informou o Ministério do Meio Ambiente daquele país. De acordo com as autoridades, a mortandade foi provocada provavelmente por uma epidemia de antraz, ou carbúnculo, doença infecciosa aguda provocada pela bactéria Bacillus anthracis.
— Mais de cem hipopótamos morreram na semana passada — afirmou o ministro do Meio Ambiente, Pohama Shifeta, à AFP. — Não conhecemos a causa da morte, mas suspeitamos que se trata da doença antraz.
Imagens divulgadas pela emissora estatal Namibian Broadcasting Corporation mostram várias carcaças boiando no rio. O temor é que a doença se espalhe para outros rebanhos. De acordo com o ministério, também foram encontrados 20 búfalos mortos na região, que foram enviados para análise. Além disso, é provável que algumas carcaças dos hipopótamos tenham sido devoradas por crocodilos.
— Nossos serviços veterinários estão no local para determinar a causa das mortes — disse Shifeta. — Uma vez que tenhamos os resultados, poderemos tomar as medidas adequadas.
O governo pede que a população não coma a carne de animais encontrados mortos. Por causa do cheiro dos animais em decomposição, é difícil a permanência no local por muito tempo, mas o turismo ainda não foi afetado, pois a área onde a mortandade aconteceu é restrita à visitação.
A Namíbia é um dos principais destinos africanos para turistas que desejam apreciar a fauna do continente ou visitar as dunas do deserto do Kalahari. De acordo com os últimos levantamentos, o país tem cerca de 1.300 hipopótamos.
O antraz é uma doença infecciosa aguda que afeta tanto animais como humanos. A bactéria Bacillus anthracis se tornou popularmente conhecida em 2001, quando cartas contaminadas foram enviadas a órgãos do governo e veículos de imprensa nos EUA nas semanas posteriores ao atentado terrorista de 11 de setembro. Cinco pessoas morreram.

Fonte: O Globo

Novidades

Maior peixe do mundo, tubarão-baleia encanta banhistas na Praia da Barra da Tijuca

25/04/2024

Um tubarão-baleia foi avistado nas águas da Barra da Tijuca no feriado. Um vídeo postado nas redes s...

Macacos bugios voltam ao Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro

25/04/2024

Extintos há quase 200 anos na cidade do Rio de Janeiro por conta do desmatamento e da caça, os macac...

Com uso de energia renovável, Shopping Penha conquista certificação internacional

25/04/2024

Em 2023, as fontes renováveis tiveram uma participação de 47,4% na matriz energética brasileira. Em ...

Produtos de limpeza ecológicos trazem benefícios para a saúde

25/04/2024

Usados diariamente, seja para limpeza de louças ou para higiene de espaços, os produtos de limpeza t...