UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
O que explica os ventos de 100 km/h que causaram mortes, destruição e apagões em SP e RJ

04/08/2026

As fortes rajadas de vento que ultrapassaram os 100 km/h e atingiram as regiões Sul e Sudeste do Brasil nesta quarta-feira (29/7) deixaram um rastro de mortes e destruição em diversas cidades, com quedas de árvores, apagões e interrupções em serviços essenciais.
Três pessoas morreram em São Paulo e duas no Rio de Janeiro em ocorrências relacionadas à ventania.
Entre os casos estão o de uma pessoa atingida por uma árvore em Santos, no litoral paulista, e os de duas vítimas da queda de um muro no bairro de Santa Teresa, na região central do Rio.
Segundo a Climatempo, a ventania foi consequência do impacto da passagem de uma frente fria — já prevista pelos meteorologistas. O sistema avançou pelo país trazendo uma mudança rápida nas condições atmosféricas e afetando principalmente áreas do Sul e Sudeste.
"O intenso contraste térmico entre o ar muito quente e seco que predominava, tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro, com o ar frio e úmido trazido pela frente fria acelerou o ar causando ventos muito fortes", destacou a agência em nota.
Antes da chegada do sistema, as temperaturas estavam elevadas em parte do Sudeste. Na cidade do Rio de Janeiro, a temperatura chegou a 35,8°C durante a tarde, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, em um dos dias mais quentes registrados para julho desde 2007.
No litoral paulista, o calor também foi intenso. No Guarujá, a temperatura chegou a 34°C. Em Santos, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo registrou 35,2°C.

A leitura na íntegra desta reportagem pode ser lida no g1

Novidades

Câmara do Rio aprova plano de arborização específico para as favelas

17/09/2026

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou nesta quarta-feira (16) um projeto de lei que cria uma ...

Caso de homem atacado por morcego-vampiro é descrito pela ciência; entenda o comportamento

17/09/2026

Eles não atacam o pescoço em pleno voo, como nos filmes, nem têm os seres humanos como suas presas p...

Pesquisa inédita no Brasil vai rastrear baleias-jubarte por satélite e mapear risco de atropelamentos por navios no litoral do ES

17/09/2026

Na próxima temporada de reprodução das baleias-jubarte, dez delas terão um pequeno transmissor preso...

Pescadores pedem tombamento de pedral em rio para vetar hidrovia no Pará

17/09/2026

O pescador Ernandes Silva, 52, relata o medo de perder sua fonte de sustento diante de um projeto de...

VÍDEO: Manaus amanhece encoberta por fumaça pela 3ª vez em menos de 10 dias; qualidade do ar chega a nível péssimo

17/09/2026

A qualidade do ar voltou a piorar em Manaus na manhã desta quinta-feira (17). Por volta das 7h30, to...

Governo define regra para abolir licença ambiental em pesquisa de minerais

17/09/2026

O governo Lula está prestes a criar uma regra nacional para liberar atividades de pesquisa de minera...