UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Inverno transforma o comportamento da fauna brasileira

21/07/2026

Quando o inverno chega ao Brasil, a natureza entra em movimento. Predadores reorganizam seus horários de caça para aproveitar melhor as temperaturas, onças ampliam seus deslocamentos em busca de alimento e aves percorrem longas distâncias em busca de melhores condições. Essas adaptações mostram como diferentes espécies respondem às mudanças da estação e reforçam a importância da conservação dos ambientes naturais.
Embora o inverno brasileiro seja menos rigoroso do que em países de clima temperado, a redução das temperaturas, as mudanças na duração dos dias e a menor disponibilidade de alimento são suficientes para alterar a rotina de diferentes espécies, que respondem com estratégias de sobrevivência variadas.
“Essas adaptações fazem parte dos ciclos naturais da biodiversidade brasileira, elas dependem da conservação dos ambientes onde ocorrem. Áreas naturais preservadas garantem corredores para migração, oferta de alimento, locais de reprodução e condições para que esses processos continuem ocorrendo ano após ano”, explica o gerente de conservação da biodiversidade da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Emerson Oliveira.
Na Mata Atlântica, estudos mostram que espécies predominantemente noturnas concentram suas atividades na primeira metade da noite durante o inverno. Já animais de hábito diurno, como a cutia (Dasyprocta azarae), a irara (Eira barbara) e o gato-mourisco (Herpailurus yagouaroundi), aproveitam os períodos mais quentes do dia para buscar alimento.
Segundo Roberto Fusco, membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN) e coordenador do Programa Grandes Mamíferos da Serra do Mar, essas adaptações refletem a capacidade da fauna de responder às mudanças naturais do ambiente.
“As baixas temperaturas durante o inverno podem afetar a disponibilidade de recursos e, consequentemente, o comportamento de algumas espécies. As onças, por exemplo, podem se movimentar mais durante o inverno, já que os recursos ficam menos disponíveis e elas precisam buscá-los mais ativamente. Outros predadores como o mão-pelada (Procyon cancrivorus) e o cachorro-do-mato (Cerdocyon thous) passam a se alimentar mais de roedores durante a estação”, explica.
O inverno também altera o comportamento da onça-pintada. Em regiões como o Pantanal, onde a estação coincide com o período seco, a redução do volume de rios e lagoas concentra presas em poucos pontos de água, favorecendo emboscadas.
As aves também adaptam sua rotina. Espécies como o suiriri (Tyrannus melancholicus) e o andorinhão-do-temporal (Chaetura meridionalis) deixam regiões do Sul e Sudeste em direção a áreas mais quentes do país.
Com menos insetos disponíveis durante o inverno, muitas aves precisam percorrer distâncias maiores para encontrar alimento, enquanto outras passam a formar bandos mistos para aumentar a proteção contra predadores e melhorar a busca por alimento.
A jacutinga (Aburria jacutinga), historicamente, também realizava movimentos sazonais entre áreas serranas e regiões mais baixas da Mata Atlântica, comportamento hoje limitado pela redução de seu habitat.

Termine de ler esta matéria acessando o CicloVivo

Novidades

Câmara do Rio aprova plano de arborização específico para as favelas

17/09/2026

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou nesta quarta-feira (16) um projeto de lei que cria uma ...

Caso de homem atacado por morcego-vampiro é descrito pela ciência; entenda o comportamento

17/09/2026

Eles não atacam o pescoço em pleno voo, como nos filmes, nem têm os seres humanos como suas presas p...

Pesquisa inédita no Brasil vai rastrear baleias-jubarte por satélite e mapear risco de atropelamentos por navios no litoral do ES

17/09/2026

Na próxima temporada de reprodução das baleias-jubarte, dez delas terão um pequeno transmissor preso...

Pescadores pedem tombamento de pedral em rio para vetar hidrovia no Pará

17/09/2026

O pescador Ernandes Silva, 52, relata o medo de perder sua fonte de sustento diante de um projeto de...

VÍDEO: Manaus amanhece encoberta por fumaça pela 3ª vez em menos de 10 dias; qualidade do ar chega a nível péssimo

17/09/2026

A qualidade do ar voltou a piorar em Manaus na manhã desta quinta-feira (17). Por volta das 7h30, to...

Governo define regra para abolir licença ambiental em pesquisa de minerais

17/09/2026

O governo Lula está prestes a criar uma regra nacional para liberar atividades de pesquisa de minera...