UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
VÍDEO: Tubarão mais rápido do mundo é visto no mar da Baía da Ilha Grande, em Paraty

21/07/2026

Um tubarão-mako, conhecido por ser um dos peixes mais rápidos do mundo, foi filmado nesta terça-feira (14) nadando na Baía da Ilha Grande, em Paraty (RJ). A espécie chega a atingir velocidades superiores a 70 km/h.
O registro foi feito pelo guia de turismo Ancelmo Antônio da Silva, que disse ao g1 que realizava um passeio de lancha em baixa velocidade com um grupo de turistas entre a Ilha da Ponta Grossa e a Ilha do Mantimento no momento do avistamento.
"Eu avistei uma barbatana, né? Estilo de tubarão. Como a água estava bem paradinha, estava calma, eu me aproximei para ver se era realmente um tubarão", relatou.
Secretaria Municipal do Ambiente informou que a identificação do animal foi realizada a partir de análises técnicas do Instituto PROSHARK, que monitora tubarões e raias no estado do Rio de Janeiro.
De acordo com o órgão, pesquisadores explicaram que aproximações da costa acontecem de forma natural durante deslocamentos e não representam comportamento atípico.
Ainda segundo a secretaria, os tubarões sempre fizeram parte da fauna marinha local. O aumento recente nos registros ocorre devido à maior disponibilidade de imagens feitas por celulares e drones, além do fortalecimento do monitoramento científico na região.
A pasta reforçou que a presença desses predadores destaca a elevada biodiversidade da baía e demonstra a importância do ecossistema marinho.
Ancelmo contou também que o grupo observou o tubarão por cerca de 40 minutos.

A matéria completa pode ser lida no g1

Novidades

Obras de contenção de encostas e enchentes no Rio tem cronograma acelerado por causa dos efeitos do El Niño

21/07/2026

Algumas das obras estruturais realizadas pela Prefeitura do Rio tiveram o cronograma acelerado como ...

Recife vai criar modelo de coleta e reciclagem de embalagens

21/07/2026

O Recife passa a ocupar uma posição estratégica na transição para a economia circular no Brasil. Uma...

Amazônia fecha 1º semestre com menor desmatamento em 10 anos

21/07/2026

Os alertas de desmatamento na Amazônia, no primeiro semestre de 2026, apontam para uma tendência ani...

Amazônia pode não se recuperar de seca do último El Niño mesmo após sete anos, diz estudo

21/07/2026

Dois anos após as secas históricas na amazônia, um novo El Niño volta a ameaçar a floresta. A mata n...