
07/07/2026
A Ilha do Governador inaugura nesta sexta-feira o primeiro Coletor em Tempo Seco (CTS) da região, instalado no Corredor Esportivo, no Moneró. A estrutura, implantada pela Águas do Rio, tem como objetivo impedir que mais de 490 mil litros de esgoto in natura sejam despejados diariamente na Baía de Guanabara.
A tecnologia é a mesma utilizada nas intervenções que contribuíram para a recuperação ambiental de praias da Zona Sul, como Flamengo e Glória. Segundo a concessionária, o novo sistema faz parte do cinturão de proteção sanitária que está sendo implantado na orla da Ilha do Governador.
O coletor capta o esgoto lançado irregularmente nas galerias de águas pluviais e o direciona para a Estação de Tratamento de Esgoto da Ilha do Governador (Etig), evitando que o material chegue à baía.
De acordo com a Águas do Rio, os primeiros resultados das intervenções já podem ser observados na Praia da Bica. Dados do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) mostram que o índice geral de balneabilidade passou de 8,33%, nos cinco primeiros meses de 2024, para 57% em 2025, percentual mantido neste ano.
O diretor-executivo da Águas do Rio, Fábio Dias, destaca que as grandes obras de infraestrutura atuam em conjunto com o processo de renovação natural da Baía de Guanabara e afirma que a recuperação das praias ocorre de forma gradual.
— Quando falamos da recuperação de um ecossistema tão vasto, tudo exige planejamento estratégico. É preciso avançar um passo de cada vez. Nós já "preparamos a casa" ao ampliar a capacidade da nossa estação de tratamento. Agora, com os coletores destinando o esgoto para o lugar certo e contando com a renovação natural das águas da Ilha, nossa projeção é muito clara: vamos devolver as praias da Bica, da Guanabara e da Engenhoca para o lazer pleno dos cariocas no primeiro semestre de 2027 — afirma Fábio Dias.
Este será o primeiro de cinco pontos de captação previstos para a Ilha do Governador. Os demais serão instalados na Praia de São Bento, no Canal da Portuguesa e no Rio Jequiá. Quando todo o sistema estiver concluído, a expectativa é impedir que cerca de 4,9 milhões de litros de água contaminada sejam despejados diariamente na Baía de Guanabara.
Fonte: O Globo
Em Laranjeiras, casal de maritacas faz ninho em apartamento e filhotes e acabam sob os cuidados de moradora; vídeo
05/11/2026
VÍDEO: Grupo de golfinhos é visto no mar da Ilha Grande, em Angra dos Reis
05/11/2026
Pesquisa da Ufes encontra peixes com tumores e deformidades 11 anos após desastre de Mariana; VÍDEO
05/11/2026
Brasil lança ´mapas do caminho´ para incentivar os países a diminuírem o desmatamento e o uso dos combustíveis fósseis
05/11/2026
5 regiões de recifes de coral estão em risco crítico no Brasil
05/11/2026
Cinco maneiras que o aumento do nível do mar pode afetar o Reino Unido e outros lugares
05/11/2026
