UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Brasil está entre países com mais casos de ataques de tubarão; veja ranking

02/06/2026

O Brasil está entre os primeiros países no ranking internacional de ataques de tubarão. O dado do mapa elaborado pelo Arquivo Internacional de Ataques de Tubarão (ISAF, na sigla em inglês) do Museu da Flórida, no Estados Unidos.
O levantamento internacional considera registros de ataque desde 1580 até o ano passado, em todo o globo, e contabiliza apenas os ataques "não provocados", isto é, incidentes que ocorrem em habitat natural do animal e que não foram iniciados por uma interação humana.
Neste domingo (31), o Brasil registrou mais um ataque. Uma criança de 11 anos foi mordida por um tubarão, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. A praia concentra o maior números de ataques de Pernambuco.
No ano passado, a ISAF confirmou 65 mordidas de tubarão não provocadas e 29 mordidas provocadas. Houve 12 mortes confirmadas relacionadas aos ataques — 9 dessas foram classificadas como não provocadas.
O ranking ainda considera outros 50 países, que têm menos de 5 ataques registrados. Os dados são coletados por voluntários de ciências por todo o mundo, como observadores regionais. Pela metodologia de coleta, os dados podem divergir dos números oficiais de cada país.
Desde 1992, Pernambuco registrou 82 incidentes com tubarão, sem contar o caso deste domingo. A ocorrência mais recente aconteceu na Praia Del Chifre, em Olinda, e vitimou Deivson Rocha Dantas, de 13 anos, que morreu.
Antes disso, no dia 9 de janeiro, em Fernando de Noronha, a turista Dayane Dalezen, de 36 anos, foi mordida na perna por um tubarão-lixa. Após o ocorrido, ela foi atendida no hospital da ilha e liberada. O ferimento foi considerado sem gravidade.
Os últimos incidentes de mordida de tubarão no Grande Recife haviam sido em 2023, quando, em menos de 15 dias, um surfista foi mordido na Praia Del Chifre, e dois adolescentes foram mordidos em dias seguidos em Piedade.

Veja o ranking no g1

Novidades

Em Laranjeiras, casal de maritacas faz ninho em apartamento e filhotes e acabam sob os cuidados de moradora; vídeo

05/11/2026

Tem coisas que só acontece no Rio. Uma moradora de Laranjeiras, ali perto do Parque Guinle, voltou d...

VÍDEO: Grupo de golfinhos é visto no mar da Ilha Grande, em Angra dos Reis

05/11/2026

Um grupo de golfinhos-pintados-do-Atlântico foi visto no mar da Ilha Grande, em Angra dos Reis (RJ),...

Pesquisa da Ufes encontra peixes com tumores e deformidades 11 anos após desastre de Mariana; VÍDEO

05/11/2026

Onze anos após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, Minas Gerais, pesquisa realizada pela...

Brasil lança ´mapas do caminho´ para incentivar os países a diminuírem o desmatamento e o uso dos combustíveis fósseis

05/11/2026

Antes de passar o bastão da presidência da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (...

5 regiões de recifes de coral estão em risco crítico no Brasil

05/11/2026

Cinco das oito ecorregiões de recifes de coral do Brasil estão em risco crítico de colapso, segundo ...

Cinco maneiras que o aumento do nível do mar pode afetar o Reino Unido e outros lugares

05/11/2026

O aumento do nível do mar pode parecer um problema dos outros se você mora no interior. Mas, mesmo a...