UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Operação contra tráfico resgata 160 animais em rancho de MG

19/05/2026

A Operação Tráfico Animal Digital, do Ministério Público de Minas Gerais, resgatou 160 animais de 18 espécies em um rancho em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Entre os animais silvestres encontrados estão araras-canindé, araras-macau, papagaios, cacatuas brancas e galah, tucanos-de-bico-preto, cervos, quatis, veados-catingueiros, cutias, pacas, jiboias, saguis e escorpiões-imperadores.
Os 40 agentes que participaram da operação encontraram também três cabras e uma alpaca, que morreu no local durante a fiscalização, além de uma ovelha morta. As duas carcaças foram levadas para a perícia técnica, que deverá indicar as causas das mortes.
Foram apreendidos também celulares, computadores, dispositivos de armazenamento, documentos e máquinas de cartão.
Segundo os responsáveis pela operação, os animais eram mantidos em ambientes superlotados, sem documentação regular e há sinais de maus tratos. A fiscalização suspeita, ainda, de reutilização de anilhas, chips e notas fiscais.
O mandado de busca e apreensão foi obtido após o monitoramento dos perfis do empreendimento no Instagram, com mais de 580 mil seguidores. As páginas anunciam a venda de animais exóticos e silvestres, com envio para todo o Brasil.
Segundo a promotoria, há indícios de que os animais eram vendidos pela internet. O monitoramento resultou na elaboração de um relatório técnico produzido pela Semad (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) e entregue ao Ministério Público.
O responsável pelo rancho foi preso em flagrante e poderá pagar multa administrativa de até R$ 1,2 milhão. Ele foi autuado por maus tratos, manutenção de animais silvestres em cativeiro sem autorização e introdução de espécies no país sem licença ou parecer técnico oficial.
As investigações seguem em andamento. O nome dele não foi divulgado. Além do Ministério Público, participaram da ação o Instituto Estadual de Florestas, a Polícia Civil e a Polícia Militar.

Fonte: Folha de S. Paulo

Novidades

Em Laranjeiras, casal de maritacas faz ninho em apartamento e filhotes e acabam sob os cuidados de moradora; vídeo

05/11/2026

Tem coisas que só acontece no Rio. Uma moradora de Laranjeiras, ali perto do Parque Guinle, voltou d...

VÍDEO: Grupo de golfinhos é visto no mar da Ilha Grande, em Angra dos Reis

05/11/2026

Um grupo de golfinhos-pintados-do-Atlântico foi visto no mar da Ilha Grande, em Angra dos Reis (RJ),...

Pesquisa da Ufes encontra peixes com tumores e deformidades 11 anos após desastre de Mariana; VÍDEO

05/11/2026

Onze anos após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, Minas Gerais, pesquisa realizada pela...

Brasil lança ´mapas do caminho´ para incentivar os países a diminuírem o desmatamento e o uso dos combustíveis fósseis

05/11/2026

Antes de passar o bastão da presidência da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (...

5 regiões de recifes de coral estão em risco crítico no Brasil

05/11/2026

Cinco das oito ecorregiões de recifes de coral do Brasil estão em risco crítico de colapso, segundo ...

Cinco maneiras que o aumento do nível do mar pode afetar o Reino Unido e outros lugares

05/11/2026

O aumento do nível do mar pode parecer um problema dos outros se você mora no interior. Mas, mesmo a...