
07/05/2026
Pesquisa Quaest aponta que 83% dos brasileiros consideram que a sociedade precisa dar mais atenção à proteção dos animais silvestres.
Apenas 12% afirmam que esses animais estão recebendo o cuidado necessário no Brasil.
A pesquisa também mostra que 92% dos brasileiros consideram "muito importante" (83%) ou "importante" (9%) preservar os animais silvestres, e 68% afirmam que o tema deve estar entre as prioridades do país.
Veja os números:
Pergunta: Das frases a seguir, com qual delas você mais concorda?
❓ A sociedade precisa dar mais atenção à proteção dos animais silvestres: 83%;
❓ Os animais silvestres estão recebendo o cuidado necessário no Brasil: 12%;
❓ Não sabe/não respondeu: 5%.
A pesquisa do Instituto Vida Livre, realizada pela Quaest, ouviu 2.000 brasileiros com 16 anos ou mais entre os dias 3 e 16 de julho de 2025.
A coleta foi feita de forma online, por meio de questionários estruturados. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%.
Para 72% dos brasileiros, cuidar dos animais silvestres é uma responsabilidade dividida entre o governo e a sociedade.
Outros 14% acreditam que a responsabilidade deve recair mais sobre o governo, e 12% afirmam que cabe mais à sociedade.
A percepção de que o cuidado é dever de todos é mais forte entre quem tem ensino médio ou superior: 80% dos entrevistados nessas faixas apontam responsabilidade compartilhada, ante 58% entre os que estudaram até o ensino fundamental.
Já a autorresponsabilização da sociedade é maior entre quem tem menor escolaridade: 22% dos entrevistados com ensino fundamental afirmam que o cuidado é mais da sociedade, contra 7% no ensino médio e 6% no ensino superior.
Veja os números clicando no g1
Onça-pintada monitorada há um ano é capturada em Corumbá (MS)
07/05/2026
VÍDEO: Elefante-marinho é flagrado às margens do Rio Piraquê-Açu em Aracruz
07/05/2026
Governo federal reconhece emergência em município do AC por derramamento de óleo em rio
07/05/2026
Projeto do AP que transforma caroço de açaí em gás de cozinha recebe certificado de viabilidade
07/05/2026
Projeto propõe usar lixo eletrônico como fonte de minerais críticos
07/05/2026
Quaest: 83% dos brasileiros consideram que sociedade precisa dar mais atenção aos animais silvestres
07/05/2026
