UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
VÍDEO: Pela 1ª vez, orangotango criticamente ameaçado é filmado cruzando estrada por ponte aérea

30/04/2026

Uma câmera de monitoramento instalada no distrito de Pakpak Bharat, no norte de Sumatra, na Indonésia, registrou pela primeira vez na história um orangotango-de-sumatra usando uma ponte aérea artificial para cruzar uma rodovia e alcançar uma nova área de floresta.
O vídeo acima cedido ao g1 mostra o jovem macho subindo cuidadosamente na estrutura de corda e atravessando a estrada por cima, pausando no meio do trajeto antes de completar a travessia.
🦧 O registro, feito por organizações de conservação após dois anos de espera, confirma que a espécie criticamente ameaçada de extinção consegue usar as pontes para superar a fragmentação do habitat, um dos maiores desafios da conservação moderna.
Outros primatas como gibões, langures e macacos já haviam sido flagrados usando as mesmas estruturas, mas um orangotango nunca havia sido documentado fazendo o percurso.
"Por dois anos, ficamos observando e esperando por este momento. Ver este jovem macho orangotango cruzar a estrada com confiança usando as pontes de dossel é um marco enorme para a conservação — provando que é possível costurar de volta esta paisagem fragmentada", disse Helen Buckland, diretora-executiva da Sumatran Orangutan Society (SOS), organização britânica de conservação.
Segundo a SOS, a rodovia é essencial para as comunidades da região, pois conecta moradores a escolas, hospitais e outros serviços.
Com o alargamento da via em 2023, porém, o espaço entre as copas das árvores aumentou a ponto de tornar as travessias naturais impossíveis para a fauna local.
Para resolver o problema, equipes instalaram cinco pontes feitas com cordas ao longo da estrada.
Cada uma foi posicionada após estudos para identificar os pontos onde os animais mais precisavam atravessar.
As estruturas são simples: têm cerca de 200 metros de corda e precisaram de poucos dias de instalação.
Mesmo assim, passam por testes para aguentar o peso de vários animais ao mesmo tempo.
No começo, apenas esquilos apareciam nas imagens. Depois, vieram macacos, langures e gibões.

A reportagem na íntegra pode ser lida no g1

Novidades

Em Laranjeiras, casal de maritacas faz ninho em apartamento e filhotes e acabam sob os cuidados de moradora; vídeo

05/11/2026

Tem coisas que só acontece no Rio. Uma moradora de Laranjeiras, ali perto do Parque Guinle, voltou d...

VÍDEO: Grupo de golfinhos é visto no mar da Ilha Grande, em Angra dos Reis

05/11/2026

Um grupo de golfinhos-pintados-do-Atlântico foi visto no mar da Ilha Grande, em Angra dos Reis (RJ),...

Pesquisa da Ufes encontra peixes com tumores e deformidades 11 anos após desastre de Mariana; VÍDEO

05/11/2026

Onze anos após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, Minas Gerais, pesquisa realizada pela...

Brasil lança ´mapas do caminho´ para incentivar os países a diminuírem o desmatamento e o uso dos combustíveis fósseis

05/11/2026

Antes de passar o bastão da presidência da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (...

5 regiões de recifes de coral estão em risco crítico no Brasil

05/11/2026

Cinco das oito ecorregiões de recifes de coral do Brasil estão em risco crítico de colapso, segundo ...

Cinco maneiras que o aumento do nível do mar pode afetar o Reino Unido e outros lugares

05/11/2026

O aumento do nível do mar pode parecer um problema dos outros se você mora no interior. Mas, mesmo a...