UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Tartarugas-cabeçudas, como ´Jorge´, voltam a aparecer na Baía de Guanabara e intrigam biólogos

30/04/2026

A paisagem do Píer da Piedade, em Magé, na Região Metropolitana do Rio, tem ganhado novos protagonistas nos últimos meses. Um aumento atípico de tartarugas-cabeçudas na Baía de Guanabara começou a ser observado por pescadores e biólogos.
Segundo o Projeto Aruanã, que há 15 anos atua no monitoramento de tartarugas marinhas em Itaipu, Niterói, nunca houve tantos registros da espécie dentro da baía. Agora, a iniciativa entra em uma nova fase, ampliando a atuação para o litoral de Magé e iniciando a marcação desses animais.
A bióloga Larissa Araújo, coordenadora de campo do projeto, explica que a cooperação com pescadores tem sido fundamental para acessar as tartarugas.
“A gente já tem uma história de parceria com os pescadores artesanais em Itaipu e agora está ampliando para a Baía de Guanabara. Com o apoio deles, estamos conseguindo acessar a tartaruga-cabeçuda e iniciar um novo processo de marcação dessa espécie que está aparecendo aqui dentro da baía”, afirma.
A captura dos animais ocorre com o apoio de técnicas tradicionais de pesca. Em Itaipu, o projeto utiliza o arrasto de praia e equipamentos específicos. Em Magé, a novidade é o uso do “curral de peixe” — uma estrutura fixa que funciona como um funil no mar.
No curral, os peixes entram por aberturas largas e seguem por compartimentos até ficarem retidos. As tartarugas, maiores, não chegam ao final e acabam permanecendo em áreas intermediárias, onde podem ser resgatadas sem ferimentos.

Conclua esta leitura no g1

Novidades

Cães da raça chihuahua são parte coiotes, e talvez por isso sejam ´pequenos, mas bravos´

22/09/2026

Uma das menores raças de cães, o chihuahua, tem parte de coiote selvagem em sua composição genética,...

Os cientistas que salvam filhotes de araras de seus pais assassinos

22/09/2026

Parker ainda não havia aberto os olhos, quando uma mão o retirou do ninho. Era uma manhã de domingo...

Cientistas da Flórida procuram corais resistentes ao calor diante da mudança climática

22/09/2026

Na costa da Flórida, nos Estados Unidos, um grupo de mergulhadores desce até o fundo do mar para pla...

Refino de petróleo ganha técnica que reduz consumo de energia

22/09/2026

Uma nova tecnologia desenvolvida por cientistas chineses pode reduzir significativamente a quantidad...

Ciclo da água fica mais imprevisível, e El Niño deve agravar cenário, alerta ONU

22/09/2026

O ciclo da água está se tornando cada vez mais imprevisível e o fenômeno El Niño deve agravar a tend...

Cortar metano passa de atalho a obrigação com ´overshoot´, dizem especialistas

22/09/2026

Cortar as emissões de metano era considerado um atalho para combater os efeitos da mudança climática...