
10/03/2026
Um gato-do-mato (Leopardus guttulus), espécie ameaçada de extinção, foi registrado por câmeras instaladas no Caledônia - Parque Estadual dos Três Picos - Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro. As imagens foram captadas por equipamentos do projeto Aventura Animal, coordenado pelo ambientalista Juran Santos, em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
O gato-do-mato integra a lista de espécies ameaçadas e possui presença significativa no parque. Atualmente, entre oito e nove indivíduos machos e fêmeas são monitorados na unidade. Os registros, segundo o INEA, são fundamentais para a conservação das espécies e evidenciam a importância da preservação da Mata Atlântica.
As câmeras são instaladas em pontos estratégicos e permanecem estáticas por longos períodos, ampliando as chances de registro da fauna local. A recorrente presença do felino na área, segundo o instituto, é vista como um indicativo positivo de que o parque oferece condições adequadas e seguras para a manutenção da espécie.
"Trata-se de um registro importante de uma espécie que exige cuidado redobrado. Nossa equipe é qualificada e seguirá empenhada em garantir a preservação desses animaisr, essaltou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
O gato-do-mato-pequeno é um felino de hábitos noturnos e solitários, encontrado em diversos países da América do Sul, como Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina e Bolívia.
A espécie se destaca pela cauda longa em relação aos membros posteriores e pela grande habilidade para saltar e caçar, tanto no solo quanto em árvores.
A matéria na íntegra pode ser lida no g1
Álbum da Cidade do Rio de Janeiro, produzido em 1920, está na Biblioteca Carioca, aberta na Semana de Arte do Rio
22/09/2026
Estudantes de 14 a 18 anos criam projetos de Sustentabilidade
22/09/2026
Elefante Sandro, que vivia em Sorocaba (SP), é transferido para santuário em Mato Grosso
22/09/2026
Ararinhas-azuis têm controle reforçado após casos de circovírus
22/09/2026
Edital busca soluções que ampliem o acesso à água no Maranhão
22/09/2026
Mymba Kuéra: como foi o monumental resgate de mais de 30 mil animais durante a construção de Itaipu, entre o Brasil e o Paraguai
22/09/2026
